O método de triagem molecular utiliza a testagem em pool como estratégia de enfrentamento da COVID-19. O caso que será contado envolve uma empresa de médio porte com a qual a Neoprospecta e a BiomeHub entraram em contato. A empresa tinha a demanda de analisar todos os seus colaboradores, garantindo a segurança destes. O objetivo era a identificação de possíveis portadores assintomáticos da COVID-19 e o rápido isolamento dos mesmos. E desta forma, evitar a disseminação da doença e um possível foco dentro da empresa.

 

Triagem molecular

Este método utiliza a técnica RT-PCR para o diagnóstico da COVID-19. Esta técnica é a mais indicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), devido a sua especificidade e sensibilidade.

Neste método, são utilizadas análises em pool, onde diversos colaboradores são analisados de forma conjunta em duas etapas, caso necessário. A primeira etapa é a análise do pool, onde amostras nasofaríngeas dos indivíduos são agrupadas e analisadas por RT-PCR. Um resultado negativo nesta etapa, indica que nenhum indivíduo testado está infectado pela COVID-19, e a análise termina. Um resultado positivo no pool indica que pelo menos um indivíduo do grupo está infectado. Neste caso, passamos para a próxima etapa, o teste diagnóstico. Nesta etapa são realizadas análises individuais para identificação do(s) indivíduo(s) infectado(s). Vale ressaltar que não há necessidade de recoleta no caso do resultado do pool ser positivo. São coletados dois swabs nasofaríngeos, um destinado para a análise do pool e o outro armazenado para caso haja a necessidade do teste diagnóstico para identificação do indivíduo infectado pelo vírus SARS-CoV-2. 

A triagem molecular é realizada através da testagem em pool, e desta forma, permite uma maior escalabilidade, um menor custo e uma maior rapidez na entrega dos resultados. O método tem sido foco de diversos estudos e muito utilizado no setor produtivo, principalmente em empresas de serviços essenciais. Nestas empresas, o método é utilizado para o monitoramento periódico dos colaboradores, mantendo-os seguros diante do cenário atual.

 

O caso

A Neoprospecta e a BiomeHub entraram em contato com uma empresa de médio porte, eles tinham a demanda de analisar todos os seus colaboradores. O objetivo era garantir a segurança da equipe, identificando possíveis infectados pela COVID-19. A empresa tinha cerca de 350 colaboradores e a triagem molecular por RT-PCR foi realizada em todos os funcionários.

Em um dos setores da empresa, que contava com 15 colaboradores, um dos funcionários apresentava sintomas compatíveis com a COVID-19. 

A partir disso, a coleta de amostras nasofaríngeas de todos os colaboradores do setor foi realizada. Foi feita a análise de RT-PCR do pool de colaboradores deste setor e a triagem molecular deste grupo, do qual pertencia o funcionário com sintomas, foi positiva. 

Seguindo para o teste diagnóstico, foi detectado material genético do vírus SARS-CoV-2, responsável pela COVID-19, nas amostras de 3 colaboradores assintomáticos. Com a identificação rápida destes funcionários infectados, foi possível colocá-los em isolamento e impedir a disseminação da doença dentro da empresa. 

Vale ressaltar que no caso apresentado neste NeoScience, os testes sorológicos possivelmente não seriam eficazes. Estes testes, que ficaram popularmente conhecidos durante a pandemia da COVID-19, baseiam-se na identificação dos anticorpos produzidos pelo organismo quando o mesmo é infectado pelo vírus SARS-CoV-2. A produção destes anticorpos inicia-se cerca de 8 dias após a infecção viral, logo, possivelmente estes testes não teriam detectado os indivíduos assintomáticos que foram identificados neste caso. A identificação precoce destes indivíduos foi responsável por permitir um rápido isolamento destes colaboradores, evitando a disseminação da doença dentro da empresa.

Este NeoScience teve o objetivo de contar um caso real de aplicação do método de triagem molecular. E desta forma, apresentar informações e resultados que possam auxiliar a sua empresa. Caso tenha interesse de saber mais, entre em contato com os nossos especialistas clicando aqui.