A testagem em pool é considerada uma estratégia para o enfrentamento da pandemia de COVID-19. Este método de testagem permite uma redução de custo e um aumento da escalabilidade. Sabe-se que os países que melhor controlaram a pandemia, foram aqueles que realizaram testes em massa na sua população. Sendo assim, os testes em pool se tornam uma alternativa para a testagem em massa.

 

Testagem em pool: O que é?

A testagem em massa vem sendo utilizada como uma forma de identificar e isolar rapidamente indivíduos infectados pela COVID-19, e assim, controlar o avanço da doença. O teste mais eficaz para esta estratégia é o teste por RT-PCR, onde identifica-se diretamente o material genético do vírus e torna-se possível diagnosticar a doença na sua fase de maior carga viral. Testes de RT-PCR necessitam de laboratórios com equipamentos sofisticados e profissionais treinados tanto para a etapa de coleta do material quanto para a realização da análise. Por estes motivos, estes testes costumam ser comercializados com um preço muito maior quando comparado com os populares testes sorológicos. Alternativas que permitam maior escalabilidade e redução de custo destes testes são de grande importância. Sendo assim, surgiram os testes em pool.

Este método baseia-se na coleta de amostras de diferentes pessoas, que são posteriormente misturadas em um único pool. Este pool é testado de forma única e um resultado negativo indica que nenhum dos indivíduos do pool estava contaminado. No caso de um resultado positivo, isso indica que pelo menos um dos indivíduos do pool está infectado e assim sendo, são realizadas análises individuais para identificação da pessoa contaminada com a COVID-19. Estes testes já foram utilizados como estratégia econômica de controle de outras doenças, como HIV, HepB, HepC e gripe.

Este método permite aumento da capacidade de testes dos laboratórios, redução dos custos e do tempo de entrega do resultado. 

 

Como a testagem em pool pode auxiliar no atual cenário da pandemia?

Os pilares para o controle da pandemia de COVID-19 são a detecção precoce da doença, seguido pelo isolamento dos indivíduos infectados e seus contatos. As análise de RT-PCR de amostras nasofaríngeas para detecção da doença, são consideradas sensíveis e específicas, e por isso, a opção indicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Sendo assim, a testagem em pool é um método alternativo, de extrema importância, que permite a ampliação da capacidade de testagem por RT-PCR. 

A triagem populacional utilizando a técnica de RT-PCR apresenta dados sobre a resposta da saúde pública frente aos surtos virais, como é o caso do vírus SARS-CoV-2, responsável pela COVID-19. Logo, o agrupamento de amostras em pools garante um aumento desta capacidade de triagem, o que permite uma orientação da resposta da saúde pública, bem como a restrição da disseminação da doença.

Além do uso deste método como forma de triagem populacional geral, estes testes estão sendo muito utilizados nas empresas que prestam serviços essenciais, para o monitoramento periódico dos colaboradores

O método é de grande importância no momento atual da pandemia, onde é necessário um aumento no número de testes de diagnóstico da COVID-19, para identificação e rastreio de portadores pré-sintomáticos e assintomáticos, que estão, de forma silenciosa, diretamente relacionados com a rápida disseminação da doença. A aplicação de testes de diagnóstico da COVID-19 é extremamente importante até que uma vacina para a doença seja desenvolvida.

 

A testagem em pool como nova estratégia de enfrentamento da pandemia nos Estados Unidos

Segundo o Jornal The Washington Post, o governo americano está avaliando uma nova estratégia para enfrentar a pandemia no país. Os EUA lidera o ranking da COVID-19, com o maior número de casos confirmados e mortes em decorrência da doença. Até o momento o país já registrou mais de 2,5 milhões de casos confirmados e cerca de 125 mil mortes.

De acordo com Anthony Fauci, diretor do National Institute of Allergy and Infectious Diseases, as autoridades de saúde estão avaliando os testes em pool como forma de testar um maior número de pessoas com um menor custo, permitindo rápida identificação e isolamento de indivíduos infectados. Desta forma, as autoridades conseguiriam ampliar a busca por casos da COVID-19 dentro do país.

 

Neoprospecta, BiomeHub e a testagem em pool

Diante do cenário atual da pandemia e dos dados apresentados anteriormente, a Neoprospecta, em parceria com a sua spin-off BiomeHub, desenvolveram um método de triagem molecular

Este método, chancelado pelo Hospital Israelita Albert Einstein, permite que 16 indivíduos sejam agrupados em um único pool e analisados de forma conjunta. Um resultado negativo no pool indica que nenhum colaborador dentro deste grupo está infectado, logo, pode continuar normalmente as atividades. Um resultado positivo no pool indica, como mencionado anteriormente, que ao menos um indivíduo dentro do grupo está infectado e a partir deste resultado, iniciam-se os testes individuais para identificar o portador da COVID-19. Após a identificação, o indivíduo infectado é afastado e seus contatos rastreados, evitando a disseminação da doença. 

Vale ressaltar que no caso de um resultado positivo dentro do pool, não há necessidade de recoleta, uma vez que são coletados dois swabs nasofaríngeos, sendo um destinado para o pool e o outro reservado para a análise individual.

Com o objetivo de auxiliar empresas de serviços essenciais a manterem de forma segura as suas atividades neste período, foi desenvolvido o método de testagem em pool. O objetivo é que os testes sejam realizados com periodicidade em todos os colaboradores das empresas. Desta forma, possibilitamos rápida identificação e isolamento dos indivíduos contaminados, e uma consequente redução na disseminação da doença e nos prejuízos envolvendo um foco de COVID-19 dentro da empresa.

Caso tenha interesse em saber mais sobre a estratégia, clique aqui e entre em contato com a nossa equipe.

 

Referências

FARFAN, M. J. et al. Optimizing RT-PCR detection of SARS-CoV-2 for developing countries using pool testing. MedRxiv, 2020.

Johns Hopkins University & Medicine. Coronavirus Resource Center. Disponível em: <https://coronavirus.jhu.edu/map.html>. Acesso em: 29 de jun de 2020.

MULU, A. et al. Evaluation of Sample Pooling for Screening of SARS CoV-2. MedRxiv, 2020.

SHENTA, N. et al. Efficient high throughput SARS-CoV-2 testing to detect asymptomatic carriers. MedRxiv, 2020.

The Health 202: The Trump administration is eyeing a new testing strategy for coronavirus, Anthony Fauci says. The Washington Post, 26 de jun de 2020. Disponível em: <https://www.washingtonpost.com/news/powerpost/paloma/the-health-202/2020/06/26/the-health-202-the-trump-administration-is-eyeing-a-new-testing-strategy-for-coronavirus-anthony-fauci-says/5ef4f629602ff1080718f308/https://www.washingtonpost.com/news/powerpost/paloma/the-health-202/2020/06/26/the-health-202-the-trump-administration-is-eyeing-a-new-testing-strategy-for-coronavirus-anthony-fauci-says/5ef4f629602ff1080718f308/>. Acesso em: 29 de jun de 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG). Força-Tarefa de Modelagem da COVID-19. Uma Alternativa para o Aumento da Escala da Testagem para a Covid-19. Disponível em: <https://ufmg.br/storage/0/9/0/e/090e386563b14bec680ca07f7c9ff5c4_15892829037837_827145161.pdf>. Acesso em: 29 de jun. de 2020.

VIEHWEGER, A. et al. Increased PCR screening capacity using a multi-replicate pooling scheme. MedRxiv, 2020.

WACHARAPLUESADEE, S. et al. Evaluating efficiency of pooling specimens for PCR-based detection of COVID-19. MedRxiv, 2020.