Por mais que as indústrias de alimentos tenham cuidados no decorrer do processo produtivo de seus produtos, as mesmas estão sujeitas a fabricar lotes contaminados. Para diminuir a possibilidade de comercialização de produtos sem a qualidade exigida e seu consequente recall (recolhimento), as empresas investem esforços para garantir a segurança dos alimentos e na qualificação de seus departamentos de controle de qualidade.

Na indústria alimentícia há a RDC 275/02, que exige um POP, referente a recolhimento de produto fora do padrão, com defeito. Trata das operações que a empresa tem que proceder para ter a adequada rastreabilidade, fazer a retirada/recall e dar o tratamento ao material não conforme.

Já a RDC 24/2015, que trata do recolhimento de alimentos e sua comunicação à ANVISA e aos consumidores, publicada em 09 de junho de 2015 e retificada em 24 de junho de 2015, apresenta regras mais específicas sobre os procedimentos que devem ser adotados para a retirada dos produtos do mercado, os mecanismos de comunicação à Anvisa, os prazos em que essa comunicação deve ser feita e sobre o alerta aos consumidores.

Principais causas de um recall

Na indústria de alimentos, o recall/recolhimento de produtos quase sempre é decorrente de falhas de equipamentos, operações incorretas na sequência operacional de vida, ou composição inadequada de ingredientes.

Dentre as causas do recall, destacam-se:

  • Máquinas e equipamentos não qualificados, ou mal qualificados;
  • Matérias-primas e materiais de embalagem aprovados fora de alguma das especificações;
  • Falta de qualificação de armazenamento e transporte, ou mal qualificados;
  • Especificação e metodologia analítica do produto final não qualificada ou mal qualificada;
  • Especificações de matérias-primas e materiais de embalagem mal elaboradas;
  • Especificações e metodologias analíticas não qualificadas ou mal qualificadas;
  • Fabricante de matéria-prima ou material de embalagem não qualificado ou mal qualificados;
  • Produto com falhas no desenvolvimento, considerando na formulação, nos processos ou nas metodologias analíticas;
  • Produto final aprovado fora da especificação;
  • Produto final reprocessado, ou aprovado através de tratamento de não conformidade;
  • Falta de treinamento adequado de funcionários.

Evitando o recall com segurança dos alimentos

A implementação de um Sistema da Qualidade bem estruturado e robusto é a principal medida para evitar os desvios. Este sistema deverá garantir que todas as etapas necessárias durante o processo de fabricação e embalagem, e também durante a limpeza dos equipamentos e áreas, sejam realizadas com o máximo de precisão, e que sejam seguidos rigorosamente todos os procedimentos descritos.

As principais medidas para evitar recall se resumem a ter os procedimentos adequados, instalações adequadas, pessoas capacitadas, instruções completas, formulações atualizadas, processos analíticos, processos produtivos e métodos analíticos validados.

Registros são necessários em de todas as etapas do processo produtivo, para que possa ser realizado a rastreabilidade de todo o processo, contendo os dados gerados pelos equipamentos e sistemas e a contabilização das quantidades dos materiais em cada etapa, onde seja possível resgatar todas as informações pertinentes àquele lote em questão, em casos de desvios.

A implantação de Boas Práticas de Fabricação (BPF), bem como de APPCC, possibilitam trabalhar dentro dos rígidos parâmetros de qualidade envolvendo limpeza, fornecedores, capacitação de colaboradores, entre outros, além de realizar uma análise de risco por linha de produção e assim definir ações de mitigação ou eliminação do risco.

O APPCC só é efetivo se todas as variáveis de BPF, POPs e Protocolos são cumpridos à risca. E na maior parte das vezes, as situações de necessidades de recolhimento são geradas exatamente pela falha de atendimento a essas normas.

Para que possa ser evitado o recall, é importante ter um controle de qualidade atuante, monitorar todo o processo produtivo, produtos, além de ter sistemas de gestão que auxiliem neste processo.

Nós, da Neoprospecta, podemos auxiliar você a monitorar seus processos e produtos, reduzindo assim, as chances de um recall.


Segurança dos Alimentos fazer um recall