-oAtualizado em: 16.08.2023

Até que o alimento industrializado chegue ao consumidor final, as grandes indústrias têm um processo estruturado de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) de novos produtos alimentícios.

O processo de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, geralmente, inicia na concepção da ideia do produto. Etapa em que são listadas quais serão realizadas pesquisas no âmbito científico e análises laboratoriais regulatórias.

Posteriormente, testes de desenvolvimento são realizados; nesta etapa, análises quanto à formulação, proporção e procedimentos de fabricação são definidas para a posterior análise de aceitação do produto, comparação, intenção de compra, afetividade do consumidor quanto ao produto desenvolvido, e outros requisitos que pode variar em cada indústria e segmento. 

Após os resultados demonstrarem o potencial de produção, mais estudos são demandados para elaboração da embalagem e informações de rotulagem, seleção de fornecedores de ingredientes e análise de viabilidade econômica, até alcançar que, enfim, seja validado para produção final. 

Como visto, o desenvolvimento de um novo produto ou até mesmo a adequação ou inovação de algum já existente demandam muito tempo e custo com análises e estudos multidisciplinares. 

Biologia Molecular na Vanguarda da Inovação em Alimentos

A pesquisa e desenvolvimento (P&D) está em constante busca por soluções inovadoras que atendam às demandas crescentes por produtos mais saudáveis, seguros e sustentáveis. Nesse cenário desafiador, a biologia molecular emerge como uma ferramenta poderosa e revolucionária. Ferramenta que tem um papel crucial na transformação da maneira como os alimentos são concebidos, produzidos e consumidos.

Como a Biologia Molecular pode auxiliar em P&D?

Durante toda a cadeia produtiva, os alimentos envolvidos precisam apresentar-se e manter-se inócuos/seguros no âmbito microbiológico. Assim, a biologia molecular:

  • Torna possível a identificação de micro-organismos na planta industrial. Análise que certifica que os equipamentos utilizados para a fabricação do produto estão aptos a operar sem oferecer risco de contaminação;
  • Oferece menor tempo gasto com análises microbiológicas;
  • Fornece laudos rápidos para o recebimento de matéria-prima e auxilia na seleção de fornecedores;
  • É capaz da Identificação da espécie animal, aplicada principalmente para detecção de fraude comercial; utilizada para verificar se a matéria-prima adquirida é realmente a que foi requisitada ou se foi trocada por alguma de valor comercial menor;
  • Torna-se usual em produtos cárneos fermentados. O DNA estudado na matriz alimentar é pouco afetado durante os processos industriais de aquecimento e fermentação.

O emprego da Biologia Molecular não é limitado apenas à segurança de alimentos, mas sim como uma ferramenta que pode ser utilizada em todo o processo de P&D industrial.

Biologia Molecular no controle do sabor

A biologia molecular também desempenha um papel fundamental na manipulação de enzimas e micro-organismos para criar sabores únicos e melhorar a qualidade dos alimentos. A engenharia enzimática e a fermentação dirigida pelo gene permitem a produção controlada de compostos aromáticos e sabores desejados. Técnica que abre novas possibilidades para a criação de perfis sensoriais personalizados em alimentos.

À medida que a indústria de alimentos enfrenta desafios complexos e demandas crescentes, a biologia molecular emerge como uma ferramenta indispensável na caixa de ferramentas de P&D. A capacidade de manipular genes, identificar patógenos rapidamente e criar sabores personalizados redefine os limites da inovação alimentar.

 

Sugestão de outros conteúdos sobre a aplicação da Biologia Molecular na indústria de alimentos:

↠ Como a biologia molecular pode influenciar nas BPFs?

↠ Biologia molecular aliada aos processos sustentáveis

↠ Identificação de peixes por Biologia Molecular

↠ O poder da Biologia Molecular na produção leiteira