Biologia molecular (Biomol), com foco em sequenciamento de DNA é uma alternativa tecnológica para avaliar características do genoma de diferentes matrizes. Vantagens como, associação com a bioinformática e a confiabilidade dos resultados, incentivam a aplicação dessa tecnologia em processos sustentáveis, dentro da indústria 4.0.

 

Objetivos sustentáveis da ONU aliado da indústria 4.0

O setor industrial vem apostando em tecnologia e inovação para obter resultados cada vez mais assertivos. As vantagens dessas tecnologias vão além da otimização dos processos, é uma fonte de lucro para as organizações. 

A implementação de inovações tecnológicas visa também atender a demanda dos consumidores por produtos seguros, de qualidade e de menor impacto ambiental, um dos principais desafios do século XXI.

Quando falamos de impacto ambiental, não poderíamos deixar de destacar os “Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável” (ODS’s).

 

A ONU (Organização das Nações Unidas), visando melhorias sustentáveis para o mundo do futuro, propôs a todos os países, 17 ODS’s a serem aplicadas até 2030. O plano de ação criado pela ONU propõe metas transformadoras voltadas para a sustentabilidade ambiental, social e econômica.

Cabe as empresas a aplicação de ações assertivas para que todas as metas sejam cumpridas.

 

 

O papel da biomol nos objetivos sustentáveis 

Apesar da importância das ODS’s, sua aplicação tem que estar alinhada com os avanços em larga escala da indústria. Para isso, o uso de novas tecnologias, com base na biologia molecular, são o pontapé inicial para o desenvolvimento de processos sustentáveis.

Técnicas moleculares, baseadas em sequenciamento de DNA, por exemplo, avançaram muito nos últimos 40 anos, e já são usadas por diferentes segmentos industriais. Dessa forma, listamos a seguir as ODS’s que podem ser aplicadas e/ou melhoradas dentro da cadeia produtiva, utilizando métodos de sequenciamento de DNA.

 

ODS 2: Fome zero e Agricultura sustentável

Segurança alimentar, melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável são a base desse objetivo.

Sequenciamento de DNA pode ser utilizado pelas organizações em estratégias como: 

Melhoramento genético de espécies, como frutas e leguminosas, que fazem parte da alimentação diária da população. Farber e colaboradores (2019) citaram que o uso de métodos moleculares são soluções avançadas para diagnóstico de doenças de plantas. A partir do controle de doenças nos alimentos, tem-se como consequência uma menor perda de produção e redução dos custos.

-A rastreabilidade pode detectar riscos microbiológicos que estejam afetando qualquer etapa da cadeia produtiva. Abordamos anteriormente como o sequenciamento de DNA pode ser usado na rastreabilidade de micro-organismos e monitoramento na indústria de alimentos.

 

ODS 3: Saúde e bem-estar

Esse objetivo visa melhorar a qualidade de vida da população em geral. 

O intestino humano é formado por uma diversidade de micro-organismos necessários para o funcionamento vital do corpo. No entanto, a presença de alguns desses seres vivos pode ocasionar doenças.

De acordo com Hao & Son-Nam (2022), avanços recentes no sequenciamento de DNA integrados a análises de bioinformática permitem rastrear como o microbioma intestinal muda desde o início da doença até a recuperação. 

O sequenciamento de DNA já vem sendo utilizado como uma ferramenta aliada de nutricionistas e nutrólogos para prevenir doenças, que podem influenciar diretamente na saúde e no bem-estar da população.   

 

ODS 6: Água potável e saneamento

Água potável e de qualidade é direito de todos. No entanto, o uso indiscriminado vem reduzindo as reservas de água doce por todo o mundo. Por esse motivo, a ODS 6 tem como foco garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.

A qualidade microbiológica da água está diretamente relacionada a esse objetivo. Água potável de qualidade é fundamental para o consumo humano, bem como para seu uso industrial na elaboração de produtos, como alimentos, por exemplo. 

A partir de técnicas de sequenciamento de DNA aliado a bioinformática, diferentes micro-organismos podem ser identificados na água de forma mais assertiva. Dessa forma, é possível garantir a qualidade da água usada no processo produtivo, das águas residuais e de saneamento. 

Assista ao Webinar de Sustentabilidade e o uso da água na indústria para saber mais sobre o assunto. 

ODS 9: Indústria, inovação e infraestrutura

Promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação são a base desse objetivo. 

Quer inovação maior do que usar o sequenciamento de DNA para controlar e rastrear diferentes problemas na cadeia produtiva? Uma tecnologia inovadora que está disponível no mercado, podendo estar presente em diferentes etapas como:

-Detecção de fraudes em matérias-primas;

-Avaliação de carga microbiana em equipamentos e produtos;

-Monitoramento ambiental: análises em água, solo e ar;

-Detecção, identificação e diferenciação da espécie animal, no caso de produtos veganos, por exemplo.


As inovações tecnológicas hoje são a base de muitas organizações, aumentando assim a procura por novas tecnologias, como o uso do sequenciamento de DNA. 

Vimos que a biologia molecular apresenta diferentes possibilidades para tornar o processo industrial mais sustentável, e pode ser uma forte aliada de empresas de diferentes segmentos industriais.

A Neoprospecta apresenta soluções microbiológicas inovadoras, com base no sequenciamento de DNA e que estão diretamente relacionadas ao ao uso de tecnologias destinadas à processos sustentáveis.

Quer saber mais? Fale com um dos nossos especialista agora mesmo pelo Whats app.  

Referências:

Hao Chung The, Son-Nam H Le.; Dynamics of the human gut microbiome under infectious diarrhea. Current Opinion in Microbiology. V. 66, Pg. 79-85, 2022. Acesso em: https://doi.org/10.1016/j.mib.2022.01.006.


Charles Farber, Mark Mahnke, Lee Sanchez, Dmitry Kurouski.; Advanced spectroscopic techniques for plant disease diagnostics. A review; TrAC Trends in Analytical Chemistry; V. 118, Pg. 43-49, 2019. Acesso em: https://doi.org/10.1016/j.trac.2019.05.022.