A identificação de espécies de peixes no ambiente aquático, bem como a busca pela espécie adequada de cultivo são fatores chave no sucesso de um empreendimento da aquicultura. 

 

Você sabia que a partir do sequenciamento de DNA é possível “pescar” os peixes, e saber quais espécies estão presentes em um ambiente?

 

A Neoprospecta desenvolveu uma metodologia com base no sequenciamento de DNA para identificação de diferentes espécies de peixe.

 

Food Defense DNA peixe

O DMD Food Defense DNA Peixe é uma solução que permite a identificação das espécies de peixe presentes em uma amostra utilizando a técnica de PCR Multiplex

O objetivo desta técnica é a detecção de diferentes sequências de DNA em uma mesma reação. Com esta técnica é possível realizar a diferenciação entre várias espécies de peixe de forma simultânea. Com isso, a entrega dos resultados se torna mais rápida.

 

Veja algumas aplicações:

↠ Na indústria de pescado: confirmar a espécie de peixe presente na amostra do seu fornecedor ou para atendimento a legislação interna e externa;

↠ Verificar qual a espécie exata do peixe em produtos, evitando assim casos de fraude alimentar;

↠ Determinar se há outras espécies invasoras no tanque de criação, evitando perdas por competitividade entre as espécies.

 

Tanque de criação? É isso mesmo, o Food Defense DNA peixe pode ser utilizado por criadores de peixe para identificar espécies em qualquer ambiente aquático.

Para exemplificar, veja esse caso de um projeto que estamos desenvolvendo em parceria com o Prof. Dr. Delano Dias Schleder do Instituto Federal Catarinense.

 

Identificação de peixes em tanque de criação: Na prática

A pesquisa, que está sendo executada pelo mestrando Pedro Henrique Ferro, tem como um dos objetivos avaliar o tempo de viabilidade de material vestigial (eDNA) de peixes em tanques de cultivo

Na prática, amostras de DNA ambiental (eDNA), ou seja, vestígios deixados pelo peixe na água foram analisadas usando o Food Defense DNA peixe.

Em uma cartilha simples e explicativa, os pesquisadores demonstraram como produtores de peixes podem realizar a coleta de eDNA. Veja como é prática, baixe AQUI.

 

Após análise da água de três tanques de criação, foi identificada eficazmente sequências de DNA de tilápias-do-nilo (Oreochromis niloticus), espécie de interesse deste estudo.

identificação de espécie de peixe

O resultado apresentado na nossa Plataforma Neobiome, permite a fácil visualização e identificação da espécie. Demonstrando também que, no tanque 3 não foi identificada sequências de DNA, o que pode estar relacionado a diferentes fatores, que ainda estão sendo analisados pelos pesquisadores.

 

 

 

 

Os resultados demonstraram que eDNA pode ser diluído e distribuído pelo tanque, persistindo cerca de 7 a 21 dias no ambiente dependendo das condições ambientais.

5 vantagens do uso de Food Defense DNA peixe para identificação de espécies:

↣ Não ocasiona estresse aos animais, uma vez que não necessita a captura dos mesmos para análise.

↣ Identificação precisa 

↣ Criação mais produtiva e sustentável

↣ Economia na estimativa do consumo de ração, de acordo com a quantidade de peixes no tanque;

↣ Rápida tomada de decisão nas práticas de manejo, e caso seja detectada alguma espécie invasora. 

 

O estudo realizado pelo Prof. Dr. Delano ainda está em andamento, mas os resultados obtidos até o momento demonstram a confiabilidade dos dados obtidos com Food Defense DNA peixe.

Em breve traremos mais resultados dessa parceria, que identificou não só peixes, mas também crustáceos. 

Quer saber mais sobre o Food Defense DNA peixe? Entre em contato com um dos nossos especialistas.

Identificação de peixes