Segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) – As Boas Práticas de Fabricação (BPFs) abrangem um conjunto de medidas que devem ser adotadas pelas indústrias de alimentos e pelos serviços de alimentação. 

As medidas propostas pela ANVISA estão associadas a garantia da qualidade sanitária e a conformidade dos alimentos com os regulamentos técnicos.

O programa de BPF é dividido em categorias que envolvem o estudo das:

-Instalações industriais

-Colaboradores

-Operações unitárias, ou seja, processos envolvidos na elaboração dos produtos

-Controle de pragas

-Controle da matéria-prima

-Registros/documentação

-Rastreabilidade. 

Nestas subcategorias estão especificadas as medidas que devem ser atendidas para implementação e o controle da BPF na produção.

 

Como a Biologia Molecular pode auxiliar na execução das BPFs?

As BPFs estão envolvidas em questões relacionadas ao controle da matéria-prima e dos ingredientes, como também se estendem ao ambiente de trabalho. Além da avaliação da saúde dos manipuladores, objetivando a garantia da eficácia do processo de produção. 

O controle das medidas apontadas nas BPFs exige ferramentas seguras, sensíveis e de rápida resposta

E é neste contexto em que a biologia molecular atua como uma ferramenta diferenciada, onde a resposta rápida e precisa é capaz de identificar possíveis falhas que poderiam comprometer a eficácia da execução das BPFs. 

Outra vantagem que a biologia molecular oferece é a possibilidade de identificar células viáveis que não são cultiváveis através da microbiologia convencional. 

 

Biologia molecular como ferramenta para execução eficaz de BPF

 

Qualidade da matéria-prima

A biologia molecular pode ser utilizada eficientemente no recebimento da matéria-prima, especialmente na detecção de fraudes, bem como na autenticidade do insumo adquirido.

Nesta etapa da produção, a rápida identificação de micro-organismos patogênicos pode evitar contaminação cruzada (entre um produto e outro), garantir a segurança e a qualidade do produto final. Além de evitar perdas econômicas com o produto final, caso a contaminação seja identificada tardia, após o uso da matéria-prima. 

Exemplo: Presença de Staphylococcus coagulase positiva formador de enterotoxinas causadoras de DTAs – Doenças transmitidas por alimentos, impossibilitando a utilização da matéria-prima.

 

Condições higiênicas do ambiente de trabalho e das instalações

A biologia molecular é uma forte aliada do controle microbiológico ambiental.

Um exemplo é o uso de análises de sequenciamento de DNA para identificação de micro-organismos presentes na superfície dos equipamentos. Quando não identificados, esses micro-organismos podem se agregar formando biofilmes, contaminando assim os alimentos produzidos.

Além de identificar os micro-organismos em superfícies, as análises microbiológicas podem ser utilizadas também para validar processos de higienização.

Essa solução é uma estratégia realizada no pré e pós lavagem da linha de produção, para verificar a concentração ideal do sanitizante, a qualidade dos produtos químicos, e consequentemente a eficiência da higienização.   

Exemplo: Bolores e leveduras aderem na superfície dos equipamentos contaminados, indicando a sanitização ineficiente do processo. 

 

Saúde dos colaboradores

A avaliação microbiológica das mãos e roupas das pessoas que entrarão em contato com os alimentos é uma maneira de evitar contaminação no produto acabado;

Exemplo: Presença de Escherichia coli no produto acabado é um indicador de que o alimento foi contaminado após o processo de fabricação.

 

Rastreabilidade

A partir da rastreabilidade, podemos identificar a causa raiz da contaminação por micro-organismos. 

A rastreabilidade pode ser utilizada de forma preventiva a possíveis contaminações, bem como na solução de problemas já existentes.

Quando a rastreabilidade é aplicada aos riscos microbiológicos, há possibilidade de identificação dos locais/pontos críticos de contaminação dos microrganismos e assim implementar medidas de controle.

Exemplo: Fungos produtores de toxinas se desenvolvem em condições específicas de habitat. Sabendo a origem do micro-organismo é possível detectar qual etapa da cadeia produtiva é a causa raiz para a contaminação do produto final.

A Neoprospecta tem a solução para problemas microbiológicos que estão diretamente relacionados as BPFs. Além de atuar de forma preventiva, junto às indústrias de alimentos e fármacos, para que esses problemas não afetem a qualidade do produto final.

Entre em contato agora com um dos nossos especialista e saiba mais.

Atualizado em: 02.05.2022