A preocupação chinesa com novos focos da COVID-19 causados por produtos importados contaminados, fez com que as autoridades passassem a exigir “risco zero” nas exportações de carne brasileira, além de solicitar a testagem em massa nos frigoríficos.

 

Risco zero e testagem em massa 

A preocupação chinesa com os produtos importados iniciou em meados de junho, após um novo foco da COVID-19 ser associado com a detecção do vírus SARS-CoV-2 em uma tábua de cortar salmão. Após este episódio, o país asiático intensificou o controle sobre os produtos importados. Com isso, passou a realizar testes nestes produtos e até suspendeu a importação de carne de algumas indústrias.

Depois do salmão, foi a vez de um pacote de camarão importado do Equador virar protagonista. O novo coronavírus foi detectado na parte externa da embalagem do produto, após as autoridades chineses realizarem testes em amostras de um container.

A China tornou-se mais rigorosa e suspendeu importações de alguns frigoríficos que apresentaram inúmeros casos da COVID-19 entre seus funcionários. Em meados de julho, a General Administration of Customs (GACC), autoridade chinesa responsável pela segurança dos alimentos importados e exportados, declarou que o país asiático quer “risco zero de contaminação pela COVID-19 nas exportações de carnes brasileiras”.

Apesar de não existirem evidências dos alimentos serem potenciais meios de transmissão do vírus SARS-CoV-2 e das autoridades chineses reconhecerem que o risco de contaminação em alimentos congelados seja baixo, elas solicitam que sejam adotadas medidas que comprovem à GACC que os alimentos brasileiros não oferecem risco de contaminação. Sendo assim, uma das solicitações foi a testagem em massa em frigoríficos.

 

Exigências e soluções

Entre as ações citadas como positivas pela GACC para empresas que apresentem casos positivos de COVID-19 entre seus funcionários estão:

  • Realização de testes em todos os colaboradores, preferencialmente de forma periódica
  • Suspensão das atividades para desinfecção do ambiente
  • Quarentena para os funcionários infectados e para aqueles com quem o mesmo teve contato 
  • Realização de testes de detecção do vírus SARS-CoV-2 nos produtos exportados para a China

Diante deste cenário, diversas empresas estão buscando soluções que garantam a qualidade dos produtos, a saúde dos colaboradores e forneçam segurança para a exportação.

Na Neoprospecta oferecemos um conjunto de soluções para auxiliar as empresas neste momento. Estas soluções envolvem a testagem em massa e periódica de todos os colaboradores, a testagem dos alimentos, bem como a análise dos ambientes em que os mesmos são processados.

Entre em contato diretamente com os nossos especialistas de produto clicando aqui e conheça a nossa estratégia!

 

Referência

China quer risco zero de contaminação nas exportações brasileiras de carnes. Canal Rural, 23 de jul de 2020. Disponível em: <https://www.canalrural.com.br/programas/china-contaminacao-exportacoes-carnes-brasil/>. Acesso em: 27 de jul de 2020.