Com a pandemia da COVID-19, a Neoprospecta viu a necessidade de utilizar suas tecnologias para auxiliar as empresas a enfrentarem este momento com maior segurança. Sendo assim, algumas análises foram desenvolvidas, visando fornecer uma solução completa e inovadora.

 

Análise do vírus SARS-CoV-2 em pessoas

A Neoprospecta, juntamente com sua spin-off na área da saúde, a BiomeHub, comercializam testes de SARS-CoV-2 utilizando a metodologia RT-PCR. O método possui alta sensibilidade e especificidade, uma vez que detecta diretamente o material genético do vírus. Este método é considerado padrão-ouro e é o mais indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o diagnóstico da COVID-19.

O método utilizado é o de testagem em pool, que permite mais agilidade na entrega do resultado e redução de custo. O método baseia-se em 2 etapas, sendo a primeira a triagem e a segunda o diagnóstico. Primeiramente, os materiais coletados de 16 pessoas são agrupados em um único pool, e analisados de forma única. Caso o resultado seja negativo, significa que todas as pessoas pertencentes ao pool não estão infectadas pelo vírus. Caso o resultado seja positivo, inicia-se a segunda etapa, o teste diagnóstico, onde serão analisadas separadamente as amostras destas pessoas para identificação do indivíduo infectado.

 

Análise do vírus SARS-CoV-2 em superfícies

Sabe-se que uma das formas de transmissão do vírus SARS-CoV-2 é através de superfícies contaminadas. Sendo assim, garantir um ambiente seguro para o trabalho é essencial. Análises que baseiam-se na metodologia RT-PCR são utilizadas para fazer a identificação do vírus em superfícies.

Validar os procedimentos de limpeza e desinfecção que estão sendo realizados e monitorar periodicamente os ambientes é fundamental. Superfícies de toque frequente e ambientes onde circulam muitas pessoas, devem receber uma atenção especial. Estas análises são utilizadas no gerenciamento de riscos

No teste realizado na Neoprospecta, para otimizar a recuperação do vírus das superfícies, são enviados dois swabs para cada ponto de coleta. Um outro diferencial da análise é o tempo entre a coleta do material e a análise. O desenvolvimento de um tampão para o transporte do material, garante a estabilidade do RNA viral por até 7 dias. Além disso, este transporte é realizado em temperatura ambiente.

 

Análise do vírus SARS-CoV-2 em alimentos

Visto a crescente necessidade do mercado, a Neoprospecta realiza análises para detecção do vírus SARS-CoV-2 em alimentos. Este método, baseado na técnica de RT-PCR, fornece maior segurança na exportação de produtos.

Os episódios recentes na China, envolvendo a detecção do novo coronavírus em uma tábua de cortar salmão e em uma embalagem de camarão, ambos importados, fizeram com que as autoridades chinesas tornassem-se mais rigorosas nas suas importações. O país asiático suspendeu importações de alguns frigoríficos e passou a exigir dos seus exportadores declarações que afirmassem que os produtos encontram-se livres do novo coronavírus.

 

Para saber mais sobre as nossas soluções, clique aqui e fale com os nossos especialistas!