Os impactos da recente detecção do vírus SARS-CoV-2, responsável pela COVID-19, em uma embalagem de frango brasileiro importado pela China, já podem ser sentidos. Diante deste cenário, tanto países importadores quanto frigoríficos exportadores procuram agir preventivamente. De um lado, suspensões temporárias das importações buscam reduzir o risco de novos focos da COVID-19. Enquanto do outro lado, as empresas buscam soluções que auxiliem na garantia de uma exportação segura.

 

Os impactos da detecção do novo coronavírus em embalagem de frango brasileiro 

Em meados de junho,  um novo foco da COVID-19 na China tornou o país mais exigente nas suas importações.A relação se deu após a suspeita deste novo foco estar relacionado com um salmão importado.  Após o salmão, foi a vez de um pacote de camarão branco, importado do Equador, ser o centro de atenção dos chineses. Estes dois episódios envolvendo a detecção do vírus SARS-CoV-2, responsável pela COVID-19, em produtos importados, causaram impactos pelo mundo. A China suspendeu importações de produtos de diversos países, entre eles, o Brasil. O país asiático interrompeu as importações de seis frigoríficos brasileiros, temendo novos focos da COVID-19.

Um recente episódio, envolvendo a detecção do novo coronavírus em uma embalagem de asas de frango congeladas, exportadas para o país asiático por um frigorífico brasileiro, estremeceu novamente o mercado. O impacto financeiro envolvido neste caso ainda não está claro, porém, vale ressaltar que o Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo, e a China é um dos principais destinos.

Embora não existam evidências de que o novo coronavírus possa ser transmitido via alimentos, os países estão agindo de forma preventiva e exigindo “risco zero” nas importações, temendo novos focos da COVID-19. A situação da pandemia na América Latina tem preocupado os chineses, que mostram receio com um possível risco de transmissão do vírus aos consumidores por meio das embalagens.

Logo após o país asiático anunciar a detecção do vírus SARS-CoV-2 na embalagem do frango brasileiro, as Filipinas interromperam temporariamente importação de carne de frango do Brasil. Além das Filipinas, o governo de Hong Kong também anunciou suspensão das importações de carne de frango do frigorífico brasileiro envolvido no episódio. De acordo com o Centro de Segurança Alimentar, a testagem das carnes de frango brasileiras para o novo coronavírus foram intensificadas.

 

Como os frigoríficos brasileiros têm enfrentado a situação?

Mesmo sem evidências de que os alimentos possam ser uma via de transmissão do vírus SARS-CoV-2, os frigoríficos, preocupados com a situação, passaram a realizar testes não apenas em seus colaboradores, mas também em ambientes e produtos finais. O objetivo desta testagem é assegurar um ambiente livre do novo coronavírus, fornecendo maior segurança para a exportação e para as plantas de produção.

Análises baseadas na técnica RT-PCR permitem a identificação do material genético viral, e podem ser utilizadas tanto para testes em pessoas, como em superfícies e alimentos. O momento atual pede ações preventivas e garantias de uma exportação segura, evitando possíveis embargos e suspensões.

A Neoprospecta mais uma vez se coloca à disposição dos frigoríficos brasileiros. Para conhecer as nossas soluções e saber como podemos auxiliar neste momento, clique aqui e fale com nossos especialistas.

 

Referências

China exige “risco zero” de covid nas compras de carnes do Brasil. BeefPoint. 14 de ago de 2020. Disponível em: <https://www.beefpoint.com.br/china-exige-risco-zero-de-covid-nas-compras-de-carnes-do-brasil/>. Acesso em: 19 de ago de 2020.

Filipinas suspendem temporariamente importações da carne de frango do Brasil por medo de coronavírus. G1. 14 de ago de 2020. Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2020/08/14/filipinas-proibem-frango-do-brasil-por-medo-de-coronavirus.ghtml>. Acesso em: 19 de ago de 2020.

Hong Kong anuncia suspensão de importações de planta frigorífica de SC por suspeita de coronavírus, diz associação. G1. 17 de ago de 2020. Disponível em: <https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/campo-e-negocios/noticia/2020/08/18/hong-kong-anuncia-suspensao-de-importacoes-de-planta-frigorifica-de-sc-por-suspeita-de-coronavirus-diz-associacao.ghtml>. Acesso em: 19 de ago de 2020.

Hong Kong suspende compras de frigorífico de SC envolvido em caso de COVID-19 no frango. Globo Rural. 17 de ago de 2020. Disponível em: <https://revistagloborural.globo.com/Noticias/Criacao/Aves/noticia/2020/08/hong-kong-suspende-compras-de-frigorifico-de-sc-envolvido-em-caso-de-covid-19-no-frango.html>. Acesso em: 19 de ago de 2020.

Por coronavírus, cidade chinesa barra importação de congelados. R7. 17 de ago de 2020. Disponível em: <https://noticias.r7.com/internacional/por-coronavirus-cidade-chinesa-barra-importacao-de-congelados-17082020>. Acesso em: 19 de ago de 2020.