A saúde animal vai muito além da preocupação com doenças, engloba o bem-estar físico e mental dos animais. 

 

Existem muitas razões pelas quais a saúde animal é uma preocupação crítica, mas uma delas é que animais saudáveis são mais produtivos. Assim, garantir seu bem-estar pode ter um impacto positivo na segurança alimentar e na economia mundial.

 

De acordo com o CEPEA, de janeiro a dezembro de 2020, o Brasil exportou 27,6% e 4,2% a mais de carne bovina e frango, respectivamente, quando comparado ao ano de 2021. 

 

Recentemente, o México abriu as portas para a carne bovina brasileira, com a habilitação de 34 plantas frigoríficas. 

 

Esses números indicam que o Brasil é referência mundial na produção de carne, carregando também a obrigação de ser referência em qualidade e segurança da carne comercializada. 

 

O segredo para produzir carne de qualidade tem que começar na fazenda, cuidando da saúde do animal. E o que a biologia molecular (biomol) tem a ver com a saúde animal? 

 

Biologia molecular na saúde animal

 

A biologia molecular desempenha um papel crucial na saúde animal, fornecendo uma melhor compreensão dos mecanismos biológicos subjacentes desde a alimentação às doenças dos animais. 

 

Em geral, muitos criadores de animais de corte (bovina, suína e frango) têm em mente que a biomol está envolvida apenas no melhoramento genético dos animais. Este pensamento é comum, uma vez que o melhoramento genético é a informação mais difundida, quando se trata de biomol e saúde animal. 

 

No entanto, técnicas de biologia molecular têm desempenhado um papel essencial da fazenda aos frigoríficos. 

 

Monitoramento de doenças

 

Os avanços na medicina veterinária, como a biologia molecular, forneceram novos insights sobre os mecanismos de doenças e permitiram o desenvolvimento de tratamentos mais direcionados e eficazes.

 

Técnicas como PCR (reação em cadeia da polimerase) e sequenciamento de DNA permitem aos pesquisadores detectar e identificar patógenos com alta precisão, mesmo em baixas quantidades. 

 

Estas técnicas têm sido utilizadas também para desenvolver vacinas e terapias que visam vias moleculares específicas envolvidas em doenças, como a gripe aviária e o mal da vaca louca, que são as enfermidades em animais mais preocupantes da atualidade. 

 

Outra aplicação é para identificar marcadores genéticos associados à suscetibilidade ou resistência a antibióticos, que podem ser usados em programas de melhoramento da flora patogênica e na redução de metabólitos depressores do crescimento dos animais. Este assunto nos remete também a falar sobre a qualidade da ração animal. 

 

Qualidade da ração animal

 

Uma área de particular interesse no campo da nutrição molecular é o papel dos micronutrientes na saúde animal. A biologia molecular permitiu aos pesquisadores estudar os mecanismos pelos quais os micronutrientes são absorvidos e utilizados pelo organismo.

 

Ao identificar as moléculas específicas nos alimentos que afetam a saúde animal, estudando os mecanismos pelos quais a dieta influencia a expressão gênica e o metabolismo, a biologia molecular forneceu informações que podem ser usadas para melhorar a saúde e o bem-estar dos animais. Além de investigar o papel do microbioma e explorar o impacto da dieta nas modificações epigenéticas.

 

Por exemplo, em estudo realizado com o diagnóstico microbiológico digital (DMD) da Neoprospecta, que utiliza sequenciamento de DNA de alto desempenho, Machado (2019) avaliou se o uso de enzimas (xilanase) e probióticos na dieta de frangos era capaz de aumentar a disponibilidade de nutrientes e reduzir os antinutrientes. A partir dessa tecnologia, foi possível observar a microbiota intestinal dos frangos e seus diferentes níveis taxonômicos. Veja detalhes deste caso em nosso blog

 

Esses desenvolvimentos recentes na tecnologia de sequenciamento de próxima geração permitem que a comunidade microbiana intestinal seja investigada em nível metagenômico, fornecendo informações para explorar a estrutura, função e diversidade metabólica das comunidades microbianas. 

 

Contaminação microbiana na ração animal

 

Quando falamos em qualidade da ração animal, também temos que citar a contaminação microbiana. Na fabricação de rações, micro-organismos de várias fontes ambientais podem contaminar a ração.

 

Dos patógenos conhecidos por contaminar rações animais, a Salmonella é provavelmente o mais extensivamente caracterizado (Olson et al., 2023). Assim, grande parte do foco industrial tem sido na elaboração de estratégias de intervenção para reduzir os níveis populacionais de Salmonella nas rações, como o uso de aditivos antimicrobianos. 

 

Mais uma vez o uso de sequenciamento de DNA pode auxiliar na mitigação desses micro-organismos na planta industrial.

 

A Neoprospecta tem diferentes soluções para identificar Salmonella a partir de ensaios de PCR em tempo real (FGene Salmonella spp.), sequenciamento de DNA de alto desempenho (DMD Salmonella) e Sorotipagem Molecular Salmonella. 

 

Para identificar micro-organismos, o uso de biologia molecular apresenta vantagens, como menor mão de obra e a redução dos gastos com meios seletivos. Mas a principal vantagem está relacionada com a entrega dos resultados, que são de forma mais rápida e assertiva. 

 

No geral, a biologia molecular tornou-se uma ferramenta essencial para entender e abordar questões de saúde animal e continuará a desempenhar um papel vital da fazenda aos frigoríficos. 

 

Mesmo diante do que foi apresentado, você ainda tem dúvidas do poder da biologia molecular na saúde animal?

 

Deixe o seu melhor e-mail AQUI, que um dos nossos especialistas entrará em contato. 

 

Referências

CEPEA, 2022. ÍNDICES EXPORTAÇÃO DO AGRONEGÓCIO DE JANEIRO A DEZEMBRO DE 2022. Acesso em: https://cepea.esalq.usp.br/upload/kceditor/files/Cepea_Export_jan-dez_2022_02(1).pdf

 

MACHADO, N. J. B. Xilanase e probiótico em dietas para frangos de corte. 2019. 79 f. Tese (Doutorado em Zootecnia) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. 

 

Olson, E.G.; Grenda, T.; Ghosh, A.; Ricke. S.C.; Chapter 27 – Contamination by microbial pathogens of animal feed. Current Knowledge in Food Safety. Pages 378-393, 2023.