Qualidade e segurança dos alimentos envolve a integração de técnicas tradicionais de gerenciamento de qualidade com tecnologias modernas.

 Essas tecnologias modernas também conhecidas como Qualidade 4.0 tem o potencial de revolucionar a forma como os alimentos são produzidos, processados e distribuídos.

 Além de teorias, a Qualidade 4.0 já faz parte do processamento de alimentos a muito tempo, como o uso de sistemas automatizados para o envase de bebidas, por exemplo. 

 Mas, as novas tecnologias digitais e a análise de dados vieram para melhorar a produção de alimentos seguros e de qualidade, a partir de uma gestão da qualidade mais assertiva na indústria de alimentos.

 A seguir você acompanhará 5 aplicações das ferramentas da qualidade 4.0 e como elas vêm sendo utilizadas na qualidade e na segurança dos alimentos.

 

Controle de qualidade aprimorado

 A Qualidade 4.0 possibilitou que os fabricantes de alimentos implementassem sistemas de controle de qualidade em tempo real. Os sensores de IoT (Internet das Coisas) podem ser colocados em todo o processo de fabricação para rastrear parâmetros críticos, como temperatura, umidade e pH. Esses dados podem ser analisados em tempo real e quaisquer desvios da faixa desejada podem disparar alertas para o pessoal de manutenção, evitando problemas de qualidade antes que eles surjam.

 Quando falamos em prever riscos, a associação de inteligência artificial com microbiologia preditiva permite que as indústrias prevejam contaminações microbianas antes que o produto final seja afetado. Um exemplo dessa associação é o Relatório de Indicadores de Risco (RIR) da Neoprospecta. 

 O RIR é uma solução criada para gerar informações que possibilitem antecipar a incidência de problemas graves dentro das indústrias. Confira detalhes sobre essa tecnologia clicando AQUI

 

Rastreabilidade eficiente

 Atualmente, os fabricantes de alimentos podem rastrear a jornada de cada produto desde a fazenda até o consumidor. A tecnologia Blockchain, por exemplo, pode ser usada para criar um registro inalterável de cada etapa da cadeia de suprimentos. Isso ajuda a melhorar a segurança alimentar, permitindo recalls rápidos e precisos em caso de contaminação.

 

Maior eficiência de produção

 A qualidade 4.0 possibilitou que os fabricantes de alimentos otimizassem seus processos para máxima eficiência. Ao analisar os dados dos sensores tecnológicos, os fabricantes podem identificar gargalos e outras ineficiências em suas linhas de produção. Essas informações podem ser usadas para listar possíveis alterações no processo, resultando em redução de desperdício e aumento de produtividade.

 

 Softwares de gerenciamento de dados da qualidade já vêm sendo utilizados industrialmente para avaliar os milhares de resultados da indústria de alimentos. Mas, o grande diferencial dentro da Qualidade 4.0 é o uso desses softwares para integrar setores como o controle de qualidade e a produção, melhorando a eficiência de produção. 

 

Experiência aprimorada do cliente

 A qualidade 4.0 possibilitou que os fabricantes de alimentos personalizassem seus produtos para atender às necessidades de clientes individuais. A inteligência artificial e a big data podem ser usadas para analisar as preferências e os padrões de compra do cliente, permitindo que os fabricantes criem produtos adaptados às necessidades específicas de seus consumidores.

 

 Combinando rastreabilidade e experiência aprimorada do consumidor, os dados digitais vêm  sendo utilizados a favor da sustentabilidade. Além de fornecer à comunidade o conhecimento sobre o alimento que está sendo consumido. A exemplo, o aplicativo “Do pasto ao Prato”, que indica a origem da carne e as práticas da cadeia de produção. Desmatamento e inspeção sanitária são algumas dessas práticas, que trazem clareza e orientação ao consumidor na hora da compra. 

 

Qualidade 4.0 faz parte do DNA da Neoprospecta 

 

 A Qualidade 4.0 tem o potencial de transformar positivamente a indústria de alimentos. As novas ferramentas melhoram o controle de qualidade e a rastreabilidade. Além de aumentar a eficiência do processo e melhorar a experiência do cliente.

 

 As soluções microbiológicas e as ferramentas da Neoprospecta tem como base a Qualidade 4.0, de forma que dados gerados a partir de genômica, engenharia de software e inteligência artificial, sejam transformados no conhecimento que a indústria de alimentos precisa para tomar decisões assertivas e direcionadas a qualidade dos produtos. 

 

 No decorrer deste artigo abordamos sobre algumas das nossas ferramentas, como o RIR. Mas, se você quiser saber mais sobre as soluções e como elas vêm sendo utilizadas na prática para a Qualidade 4.0 das indústrias, baixe o nosso e-book. 

 

Soluções microbiológicas na prática!