Risco é um perigo em potencial que é identificado na planta industrial e deve ser avaliado quanto à probabilidade da sua ocorrência e as consequências da severidade dele para a produção e para o produto.

Pensando nisso, a Neoprospecta desenvolveu o Relatório de Indicadores de Riscos, uma solução que avalia os riscos dentro da planta industrial.

A avaliação de riscos tem como base um série de conhecimentos: os conhecimentos científicos sobre os perigos e riscos presentes na cadeia produtiva; a avaliação qualitativa e/ou quantitativa da natureza dos efeitos adversos à saúde causados pelos perigos encontrados nos alimentos; a avaliação qualitativa e/ou quantitativa da provável ingestão de agentes biológicos, químicos e físicos contidos em alimentos; a avaliação da dose-resposta; e a estimativa de grupos vulneráveis ou expostos a alto risco.

Em relação aos riscos microbiológicos, atualmente, as ferramentas existentes hoje no mercado englobam basicamente análises pontuais de microrganismos patogênicos. Pensando nisso, a Neoprospecta desenvolveu uma solução que avalia os riscos na indústria sendo uma aliada para a gestão industrial.

 

Relatório de Indicadores de Riscos (RIR)

O RIR é uma solução criada para gerar informações que possibilitem antecipar a incidência de problemas graves dentro das indústrias. 

O RIR reúne informações de quatro principais indicadores de risco em relação a microrganismos:

  • Falha na higienização;
  • Condições higiênico-sanitárias;
  • Segurança dos alimentos;
  • Shelf-life.

Cada um desses indicadores possuem características específicas que ajudam a compreendê-lo.

Uma avaliação em pontos estratégicos de microrganismos presentes na planta industrial, aliada a um banco de informações de microrganismos e cálculos matemáticos preditivos são a base para que o RIR apresente métricas dos riscos em pontos específicos da produção, além de diagnosticar os locais que devem ter maior controle. 

A apresentação do RIR é feita através de um dashboard. Na página principal os quatro indicadores de riscos (Falha na higienização, condições higiênico sanitária, segurança dos alimentos e shelf-life) são apresentados resumidamente com os percentuais de cada um desses riscos.

O diferencial desta plataforma é a personalização. É possível selecionar o tipo de análise feita, qual amostra especificamente você quer saber, se a análise foi de rastreabilidade ou de higienização e as linhas de produção. Dentro da linha de produção há como escolher o local específico a ser analisado. Ao selecionar os filtros desejados, os percentuais de cada indicador de risco serão apresentados na página principal.

Confira abaixo o vídeo que preparamos para você conhecer a plataforma do RIR:

 

 

O RIR traz confiabilidade, auxilia a evitar perda e descarte de produtos e permite que a gestão da qualidade possa tomar decisões assertivas e rápidas para manter o bom funcionamento dentro da indústria.

 

Ficou interessado(a)?

Contate nossos especialistas para maiores informações!

 

 

AUTORA

Amanda Salgado Dionízio

Formada em Engenharia de Alimentos e mestre em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. Atualmente é Revisora Técnica da equipe de Gestão de Clientes da Neoprospecta.