De acordo com Paladini (2012), os custos com não conformidades podem chegar a 20% do volume de vendas. Cada erro acima da média de aceitação no mercado pode resultar em uma redução de 3% no volume de vendas.

Buscando atender essa necessidade a Neoprospecta desenvolveu o Software Biome Quality.

 

Considerar os aspectos econômicos que envolvem qualidade é extremamente relevante, visto que a análise dos custos permite: identificação de áreas problemas e identificação de prioridades; possibilidade de avaliação de investimentos de capital; justificativa para investimentos em atividades de prevenção e melhoria da qualidade; medição do desempenho; e por fim, uma maneira de alcançar melhoria no retorno de investimentos e aumento de vendas quando os custos são reduzidos.

Nesse contexto as ferramentas e os programas da qualidade exercem um papel importante, uma vez que, a partir da análise dos dados do processo, pode-se identificar problemas prioritários, observar e coletar dados, analisar e buscar as causas-raízes, planejar e implementar ações e verificar resultados (CARPINETTI, 2012).

 

O Biome Quality foi desenvolvido para atender essa necessidade.

 

O objetivo do Biome Quality é otimizar a organização, gerenciamento e controle desses dados, a fim de transformá-los em conhecimento para tomada de decisão por parte dos gestores da qualidade.

 

Biome Quality: entendendo o software

As indústrias geram milhares de dados a partir de seus programas de qualidade com análises microbiológicas, análises físico-químicas, análises de ATP, planos de ações, entre outros. No entanto, o registro e controle dessas informações são feitos majoritariamente de forma manual por planilhas.

O Software Biome Quality nasceu para otimizar a organização, gerenciamento e controle desses dados, a fim de transformá-los em conhecimento para tomada de decisão por parte dos gestores da qualidade.

 

Plano de Coleta (Workflow Personalizado)

Você pode escolher referências baseadas em legislações (como IN 60/RDC 331) e definir seus planos de coleta de forma automatizada ou personalizá-los de acordo com padrões internos. Pode ser aplicado a todo controle ou análise feita na indústria de alimentos (monitoramento ambiental, análises microbiológicas, análises físico-químicas, análises de ATP, entre outros). 

 

 

Ações de Correção

A partir de uma coleta realizada em um ponto dentro da Indústria, o Biome Quality pode gerar planos de ações personalizados para as não-conformidades ou desvios dos padrões estabelecidos. Esses planos são vinculados a cada análise, sendo que uma mesma coleta pode produzir um ou mais planos de ações. Cada ação terá um registro de uma pessoa responsável, o que deverá ser feito, data limite da realização, data da execução da ação e avaliação da ação, como mostra a figura abaixo.

 

Relatórios Customizados

O Biome Quality auxilia a gestão e controle total sobre os resultados, pois as informações inseridas no software podem ser extraídas da forma como o gestor da qualidade necessita. Através desses relatórios customizados, é fácil identificar os desvios de monitoramento (não-conformidades) e sua recorrência, podendo tomar as ações corretivas necessárias. 

 

Dashboard Inteligente

Todas as informações inseridas no Biome Quality poderão ser visualizadas em um dashboard com gráficos simples e intuitivos. É possível analisar o histórico dos resultados da indústria, sem a necessidade de impressão de relatórios extensos. Essas informações podem ser apresentadas de forma customizada e específica, pois o Biome Quality possui filtros interativos e específicos que irão se relacionar de acordo com a demanda do gestor da qualidade. 

Visualize e analise o histórico dos resultados da indústria em um dashboard com gráficos simples e intuitivos, sem necessidade de impressão de relatórios longos. Consegue informações customizadas e específicas por meio de filtros interativos de acordo com a sua demanda no momento.

 

 

Mapa de risco

Esse diferencial do Biome Quality é uma forma de avaliar visualmente seu processo, resultados conformes e não conformes. O mapa de risco apresenta visualmente a planta baixa da fábrica com seus pontos de coleta, e nela pode ser aplicada diferentes filtros, como parâmetros de qualidade, incidência de não conformidade, zona de risco e período de coleta.

 

 

Ficou interessado(a)?

Confira maiores informações e contate-nos!

 

 

Referências Bibliográficas

PALADINI, Edson P. Gestão da Qualidade: teoria e prática / Edson Pacheco Paladini. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

CARPINETTI, L. C. R. Gestão da qualidade: Conceitos e Técnicas. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2012.

 

Atualizado em: 13.04.22

AUTORES

Anderson Bruschi
Formado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é Especialista de Produto na Neoprospecta.