Gestão da qualidade e Food safety

Food safety e gestão da qualidade são áreas importantes na indústria de alimentos e necessitam caminhar juntas. Os alimentos devem ser processados com segurança, garantindo que o consumidor tenha acesso a um produto livre de contaminantes químicos, físicos e microbiológicos e assim, não ocorra nenhum dano à saúde. 

Para certificar essa condição de segurança requisitos regulamentares precisam ser cumpridos, o que exige a utilização de boas práticas (BPF), processos operacionais padronizados (POPs) e análise de perigo e pontos críticos de controle (HACCP). Além de ações de validação, avaliação e inspeção, entre outras atividades. A garantia de que todos esses requisitos regulamentares estão sendo aderidos e cumpridos é de responsabilidade da gestão da qualidade na indústria.

A gestão da qualidade para cumprir sua responsabilidade deve fazer o elo entre todos os setores da cadeia produtiva e assegurar o cumprimento das práticas e obter um produto seguro ao final do processo. Para tal, deve fazer uso de diferentes ferramentas de gestão e monitoramento com o objetivo de fiscalizar, controlar e avaliar se os requisitos estão sendo cumpridos dentro da conformidade exigida. 

De forma específica, para que a gestão da qualidade garanta ao consumidor um alimento seguro, além de estratégias como POPs, BPF e HACCP, outras atividades precisam ser contempladas na rotina do setor, como:

 

↠ Elaboração e execução do plano amostral de análises microbiológicas e físico-químicas;

↠ Elaboração de fichas técnicas;

↠ Procedimentos e monitoramentos de higienização de superfícies e equipamentos;

↠ Controle de contaminantes ambientais.

 

Gerenciamento de dados na indústria

Percebe-se que a segurança do alimento está diretamente vinculada à eficácia do setor da gestão da qualidade em cumprir suas funções. Atividades que envolve uma elevada demanda de informações, processos e atividades a serem realizadas de forma integrada em toda a empresa. Neste momento, organização, gestão e análise dos dados gerados pela qualidade se tornam imprescindíveis.

O elevado número de atividades e ações executadas pela gestão da qualidade em toda a cadeia produtiva, somadas ao grande volume de informações que precisam ser registradas e avaliadas acabam tendendo as organizações a terem processos engessados. Esse “bloqueio” nos processos podem travar a produção e aumentar custos. 

Quando não se tem processos estruturados, uma organização eficaz das informações geradas, e o cumprimento das atividades para garantir os requisitos exigidos pelos órgãos reguladores, podem impactar negativamente na receita da empresa.

 

Quanto custa a falta de gerenciamento dos dados?

Mas, afinal qual o custo que uma má gestão da qualidade pode levar? Na indústria de alimentos, quando processos não são controlados, monitorados e avaliados de forma correta e eficiente as empresas podem ter um aumento dos riscos à segurança do alimento. Além disso, outros desafios podem surgir como por exemplo o aumento de: 

↠ Multas por órgãos fiscalizadores devido ao não cumprimento ou monitoramento inadequado dos requisitos exigidos;

↠ Possibilidade de recall de um produto no mercado (o que realmente impacta em elevado custo para empresa);

↠ Descredibilidade da marca pelo consumidor, possibilidade de perder certificações (as quais exigem muito trabalho e dinheiro investido para conseguir a acreditação). 

A médio e longo prazo a gestão da qualidade implica diretamente na saúde financeira da empresa.

 

Processos que são suportados por um gerenciamento adequado e eficaz apresentam impactos positivos. Otimizar a rotina, automatizar processos e trabalhar com ferramentas preditivas de riscos torna possível trabalhar com melhores práticas e eficiência. Essas ações propiciam antecipar potenciais falhas, evitar perda de lotes de produção e retrabalho da equipe. Em outras palavras redução de custos mantendo a qualidade e a segurança do alimento produzido.

 

Líderes de sucesso conduzem os seus negócios baseado em dados para tomada de decisões!

 

Gestão de dados e softwares da qualidade

Como já comentado anteriormente, ferramentas e programas da qualidade exercem um papel importante no controle de qualidade das indústrias.

Você conhece o Biome Quality? Software para otimizar a organização, gerenciamento e controle dos dados da qualidade, a fim de transformá-los em conhecimento para tomada de decisão por parte dos gestores da qualidade.

Quero te mostrar o software na prática, topa? Clica no link abaixo!

Quero saber mais sobre o Biome Quality! 

Autora

Mariane Carolina Proner
Doutora em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é especialista em produtos da Neoprospecta.

 

Referências

Dry Mix Guide. 6 Ways to Reduce Costs in Food Manufacturing; Food Processing. March 24, 2020. Acesso em: https://www.apecusa.com/blog/6-ways-to-reduce-costs-in-food-manufacturing/

Blog ETQ. 5 Ways the Quality Management System Reduces the Cost of Quality (COPQ). January 27, 2022. Acesso em: https://www.etq.com/blog/5-ways-the-quality-management-system-reduces-the-cost-of-quality/

Blog Useall. Controle de produção inovador para Indústria de Alimentos 20/11/2020. Acesso em: https://www.useall.com.br/blog/post/controle-de-producao-inovador-para-industria-de-alimentos-74