O vírus SARS-CoV-2, responsável pela COVID-19, disseminou-se rapidamente pelo mundo, trazendo preocupações para diversos setores. Entre eles, o de varejo, mais precisamente, os supermercados. Estes locais recebem diariamente centenas de pessoas e acabaram se tornando um foco de preocupação com a chegada da pandemia de COVID-19.

 

Os supermercados e a COVID-19

No Brasil, diversos supermercados já tiveram casos positivos de COVID-19 entre seus colaboradores. Alguns tiveram que parar suas atividades por alguns dias para desinfecção dos seus ambientes, enquanto outros precisaram afastar colaboradores por determinado período.

Estes locais são responsáveis pelo abastecimento da população, o que torna ainda mais necessária a segurança dos mesmo neste período. Sendo assim, desde o início da pandemia, os supermercados passaram a adotar uma série de medidas de cuidado, como a disponibilização de álcool gel para higiene das mãos, controle de temperatura dos visitantes e a redução no número de pessoas que acessam o local. Porém, apesar disso, continuam sendo ambientes que necessitam de maior atenção e cuidado, devido ao grande fluxo diário de pessoas.

Sabemos que tanto o contato direto com uma pessoa infectada pelo vírus como as superfícies contaminadas são formas de transmissão do novo coronavírus. Sendo assim, locais que recebem diariamente muitos visitantes e que possuem pontos de contato frequente, acabam tornando-se foco de atenção. 

 

Como tornar os supermercados locais mais seguros durante a pandemia?

Os cuidados com as pessoas que frequentam o local, sejam elas visitantes ou colaboradores, é um dos principais pontos. Junto a isso, podemos somar o cuidado com as superfícies de toque frequente, os chamados “high touch points”. É necessário agir de forma a tornar estes ambientes os mais seguros possíveis.  

Os “high touch points” exigem maior atenção. É necessário mapear estes pontos e otimizar os procedimentos de limpeza e desinfecção realizados. A validação destes procedimentos é essencial para comprovar a sua efetividade. Para isso, análises de biologia molecular, que utilizam a técnica RT-PCR, são fundamentais. Elas permitem a avaliação ambiental, com o monitoramento periódico das superfícies de toque frequente e a validação dos procedimentos de higiene realizados. As análises disponibilizadas pela Neoprospecta possibilitam esta avaliação. Utilizamos swabs para a coleta de amostras em diferentes superfícies, este material é transportado em temperatura ambiente com o uso de um tampão específico, o que garante a estabilidade do RNA viral até o momento da análise. 

Outro ponto importante referente aos supermercados envolve os colaboradores. Por estes locais receberem diariamente um grande número de pessoas, o cuidado com a saúde dos funcionários é essencial. Além dos cuidados envolvendo as rotinas de higiene, o uso de testes periódicos são grandes aliados. Eles permitem a avaliação preventiva de todos os colaboradores. Assim, é possível identificar precocemente algum funcionário infectado e evitar a disseminação da doença entre os demais. Na Neoprospecta/BiomeHub disponibilizamos uma solução de testagem em pool. A solução utiliza a metodologia de triagem molecular, permitindo a testagem em massa de todos os colaboradores da empresa, de forma rápida, eficiente e com um valor abaixo do mercado.

 

Para saber mais sobre as estratégias oferecidas pela Neoprospecta para o enfrentamento da pandemia, clique aqui e entre em contato com os nossos especialistas de produto.