A Neoprospecta Microbiome Technologies apresenta o seu teste de detecção do vírus SARS-CoV-2, responsável pela COVID-19, em superfícies. Atendendo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) com relação a coleta, transporte, armazenamento e processamento das amostras, a Neoprospecta desenvolveu um ensaio para a detecção do vírus em superfícies, utilizando a técnica    RT-PCR.

A técnica de RT-PCR é considerada padrão-ouro na detecção da COVID-19, devido a sua alta sensibilidade, uma vez que detecta diretamente o material genético do vírus, o seu RNA. Todos os experimentos realizados para a validação do ensaio foram baseados em protocolos e estudos recentes para detecção do novo coronavírus por RT-PCR, baseados na OMS, CDC, Charité Virology, Instituto Pasteur e Universidade de Hong Kong.

O ensaio desenvolvido tem o objetivo de auxiliar indústrias de alimentos, supermercados, farmácias e entre outros estabelecimentos, a testarem a eficácia de seus processos de sanitização, implementando melhorias e garantindo a saúde de seus colaboradores e ambientes. Através deste ensaio é possível realizar o monitoramento ambiental e o gerenciamento de riscos, agindo preventivamente e corretivamente, quando necessário, em relação ao vírus SARS-CoV-2.

Para um monitoramento ambiental eficaz, o ideal é que sejam feitas coletas periódicas nos “high touch points”, ou seja, nos locais que são tocados com maior frequência, maximizando as chances de detecção do vírus nos locais mais prováveis, caso o mesmo esteja presente. 

O ensaio elaborado pela Neoprospecta para detecção do vírus SARS-CoV-2 em superfícies possui como diferencial a possibilidade de tanto o material para coleta quanto o material já coletado, serem transportados em temperatura ambiente. Este processo se torna possível devido a solução de transporte de amostra (Neotralizer), desenvolvida e validada pela Neoprospecta, que permite a estabilidade do RNA viral.

Possuímos profissionais especializados disponíveis para orientar todo processo de coleta, além disso, contamos com um sistema de inteligência logística em todo Brasil, auxiliando no processo de envio de material para coleta e de retorno do material já coletado.

Tendo em vista que o ambiente empresarial ou fabril está suscetível a contaminação ou recontaminação no período pós coleta, devido ao próprio fluxo de pessoas, a Neoprospecta desenvolveu planos de gerenciamento periódicos, de acordo com as particularidades de cada caso. Desta forma, através de análises realizadas periodicamente, asseguramos que os procedimentos de sanitização do ambiente estejam validados e que o mesmo esteja livre do vírus. Através de um sistema integrado com o setor de logística, permitimos que estes resultados sejam entregues com mais agilidade.

Sendo assim, a Neoprospecta se coloca à disposição para eventuais dúvidas e esclarecimentos.

Clique aqui e entre em contato diretamente com os nossos especialistas de produto.