A Neoprospecta Microbiome Technologies apresenta o seu teste de detecção do vírus SARS-CoV-2, responsável pela COVID-19, em superfícies. Atendendo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) com relação a coleta, transporte, armazenamento e processamento das amostras, a Neoprospecta desenvolveu um ensaio para a detecção do vírus em superfícies, utilizando a técnica RT-PCR.

Entendendo a técnica

A técnica de RT-PCR é considerada padrão-ouro na detecção da COVID-19. Devido a sua alta sensibilidade, pode detectar diretamente o material genético do vírus, o seu RNA.

Todos os experimentos realizados para a validação do ensaio foram baseados em protocolos e estudos recentes para a detecção do novo coronavírus por RT-PCR, baseados na OMS, CDC, Charité Virology, Instituto Pasteur e Universidade de Hong Kong.

Qual o objetivo do teste?

O ensaio desenvolvido tem o objetivo de auxiliar indústrias de alimentos, supermercados, farmácias e entre outros estabelecimentos, a testarem a eficácia de seus processos de sanitização. A partir dos resultados, implementar melhorias e garantir a saúde de seus colaboradores e ambientes.

Além de realizar o monitoramento ambiental e o gerenciamento de riscos na planta industrial, agindo preventivamente e corretivamente, quando necessário, em relação ao vírus SARS-CoV-2.

Para um monitoramento ambiental eficaz, o ideal é que sejam feitas coletas periódicas nos “high touch points”, ou seja, nos locais que são tocados com maior frequência. Essa estratégia permite maximizar as chances de detecção do vírus nos locais mais prováveis, caso o mesmo esteja presente. 

Qual o diferencial do nosso teste?

O ensaio elaborado pela Neoprospecta para detecção do vírus SARS-CoV-2 em superfícies possui como diferencial a possibilidade de tanto o material para coleta quanto o material já coletado, serem transportados em temperatura ambiente. Este processo se torna possível devido a solução de transporte de amostra (Neotralizer), desenvolvida e validada pela Neoprospecta, que permite a estabilidade do RNA viral.

Possuímos profissionais especializados disponíveis para orientar todo o processo de coleta. Contamos também com um sistema de inteligência logística em todo Brasil, auxiliando no processo de envio do material para coleta e de retorno do material já coletado.

A Neoprospecta desenvolveu planos de gerenciamento periódicos, de acordo com as particularidades de cada caso. Tendo em vista que o ambiente empresarial ou fabril está suscetível a contaminação ou recontaminação no período pós coleta, devido ao próprio fluxo de pessoas,

Desta forma, por meio de análises realizadas periodicamente, asseguramos que os procedimentos de sanitização do ambiente estejam validados e que o mesmo esteja livre do vírus.

Através de um sistema integrado com o setor de logística, permitimos que estes resultados sejam entregues com maior agilidade.

Diferentes indústrias alimentícias vêm utilizando o teste de detecção de SARS-CoV-2. A exemplo, as indústrias frigoríficas que necessitam dos resultados desse teste para exportação de carne do Brasil para a China.

Ficou com dúvida? A Neoprospecta se coloca à disposição para eventuais dúvidas e esclarecimentos.

Clique aqui e entre em contato diretamente com os nossos especialistas de produto.

Atualizado em: 27.04.22