Gerenciar e avaliar os dados gerados diariamente no processo industrial é essencial para melhorar a eficiência do processo. Todo processo produtivo, seja da área de alimentos, fármaco, cosmético, químico, entre outros, gera diariamente uma infinidade de dados. 

Quais dados precisam ser gerenciados industrialmente?

Quando falamos de dados nos referimos a resultados de análises físico-químicas, microbiológicas e análises internas para validação de processos ou de produtos. De todo e qualquer resultado que precise ser monitorado na cadeia de produção.

Por exemplo, uma empresa que possui certificação ISO 9001, necessita acompanhar e gerenciar diariamente os resultados obtidos. Esses resultados vão garantir o padrão de qualidade exigido pela norma técnica. 

Diante do volume de dados que são gerados e da necessidade de interpretar esses resultados de forma prática e rápida, o uso de softwares de gestão é uma ferramenta tecnológica eficaz.

Listamos a seguir cinco bons motivos para você utilizar softwares de gestão para o gerenciamento de dados. E assim, garantir uma maior padronização do processo, bem como a qualidade do produto final.

Gerenciamento e gestão da qualidade: Softwares são o caminho para ter sucesso na operação

1.Rastreabilidade do problema 

A rastreabilidade envolve documentar e vincular toda a cadeia de produção. Incluindo também o processamento e a distribuição de produtos e ingredientes alimentícios, químicos e farmacológicos.

Em casos de riscos microbiológicos, por exemplo, a rastreabilidade possibilita identificar os pontos críticos de contaminação dos micro-organismos e detectar a causa raiz do problema.

A partir da rastreabilidade, uma quantidade considerável de resultados são gerados. O uso de softwares de gerenciamento de dados possibilita identificar em tempo hábil a contaminação e rapidamente implementar medidas de controle.

 

2.Otimização de tempo 

Industrialmente, empresas de diferentes segmentos utilizam planilhas, como as de Excel, para tabular os dados coletados diariamente.

Se pararmos para pensar, uma empresa de médio porte que tem diferentes produtos e linhas de produção pode gerar mais de mil dados por dia. Demandando assim, um tempo considerável para tratar e avaliar se o processo está atendendo às normas técnicas de qualidade a que a empresa segue.

O gerenciamento dos resultados a partir de softwares possibilita otimizar o tempo de interpretação dos dados. Assim, os resultados podem ser acompanhados de forma simultânea e contínua, identificando não conformidades que poderiam demorar meses para serem detectadas. 

 

3.Visão estratégica

Dados devidamente organizados e apresentados na forma de gráficos, por exemplo, possibilitam uma melhor visualização de possíveis problemas.  Uma vez que, diferentes problemas podem ocorrer em cada etapa da cadeia de suprimentos.

De forma preventiva, os resultados gráficos obtidos em softwares de gerenciamento de dados permitem que as empresas tenham uma visão estratégica do processo. Identificando assim, possíveis pontos críticos antes mesmo que os problemas ocorram. 

A visão do processo produtivo como um todo, permite identificar em qual etapa realizar modificações de melhoria. Além de auxiliar na tomada de decisões, bem como na otimização dos processos produtivos.

 

4.Redução de custos

A rápida e eficaz interpretação dos resultados gerados no processo produtivo estão diretamente relacionadas à minimização dos índices de erro.

O uso de um sanitizante inadequado para a limpeza das linhas, é um erro que pode ocasionar graves problemas. Como por exemplo, a presença dessa substância química no produto final. Se os resultados obtidos na validação do processo de limpeza forem rapidamente analisados, o problema pode ser percebido previamente, evitando erros que custam caro futuramente.

 

5.Aumento da produtividade

Diante de todos os benefícios citados anteriormente, fechamos este artigo com um dos principais objetivos das indústrias: aumentar a produtividade

E para aumentar a produtividade sem perder a qualidade, o uso de gerenciamento de dados permite que o controle de qualidade realize as análises e simultaneamente já interprete esses resultados.

A indústria que usa softwares de gerenciamento de dados tem conhecimento estratégico. Os resultados tratados, facilitam o processo de tomada de decisão. Além de melhorar a qualidade e a confiabilidade dos dados, minimizando riscos que podem causar prejuízos financeiros à empresa.

Essas empresas detêm maior controle do processo e conseguem alavancar suas vendas sem perder a qualidade do produto final. 

 

Quer saber como softwares de gerenciamento de dados podem levar a gestão da qualidade da sua empresa a um novo patamar?

 Clique aqui e fale com o nosso especialista!

Saiba mais

 

Autoras

Mariane Carolina Proner
Doutora em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é especialista em produtos da Neoprospecta.

Camila M. M. Ferro
Doutora em Engenharia de Alimentos e especialista em vigilância sanitária. Atualmente é conteudista da Neoprospecta