O que são ferramentas da qualidade?

As ferramentas da qualidade são um conjunto de metodologias utilizado para definir, medir, analisar e resolver problemas que impactam nos resultados das organizações. Estas ferramentas colaboram para que os problemas sejam solucionados de forma assertiva, direcionando corretamente os esforços.

As ferramentas da qualidade possuem significativa importância para os gestores, uma vez que possibilitam uma melhor organização dos processos. Com a aplicação destas ferramentas objetiva-se alcançar a qualidade, com melhoria contínua e foco nas  necessidades dos clientes.

 

Qualidade

A ISO 9000:2015 define como qualidade o “grau em que um conjunto de características inerentes de um objeto satisfaz requisitos”. A qualidade do produto ou serviço está diretamente relacionada com a satisfação do cliente.

Segundo Ishikawa, o termo qualidade pode ser definido como a “rápida percepção e satisfação das necessidades do mercado, adequação ao uso dos produtos e homogeneidade dos resultados do processo”.

A qualidade está relacionada com todas as etapas do processo, e não apenas com o produto final. No mercado de alimentos, onde a competitividade é cada vez maior, a preocupação com a qualidade do produto e do processo de produção é crescente.

 

Gestão da qualidade

Segundo a ISO 9000:2015, define-se Gestão da qualidade como a “gestão que diz respeito à qualidade”. O objetivo principal da Gestão da qualidade é buscar por contínuas melhorias do processo produtivo, a fim de atender as necessidades e expectativas dos clientes.

A ISO 9001:2015 pontua os 8 princípios da Gestão da qualidade, sendo eles: 

  • Foco no cliente
  • Liderança
  • Engajamento das pessoas
  • Abordagem de processo
  • Melhoria contínua
  • Tomada de decisão baseada em evidências
  • Gestão de relacionamento

 

Uma Gestão da qualidade eficiente conta com estratégias baseadas nos objetivos que se deseja alcançar. Com isso, aumentar a produtividade se torna possível. Vale ressaltar que o principal objetivo da Gestão da qualidade é entregar ao cliente a melhor experiência, e para isso, deve-se promover melhorias contínuas no processo de produção.

As Ferramentas da qualidade são aliadas da Gestão da qualidade, uma vez que promovem melhorias de processo. Estas ferramentas permitem a avaliação do processo, a identificação de gargalos, a análise de dados e busca pela causa-raiz do problema, o planejamento e implementação de ações corretivas e a análise dos resultados obtidos.

Estas ferramentas permitem que processos sejam controlados e que ações assertivas sejam tomadas, aumentando a qualidade das organizações. Quando falamos sobre Ferramentas da qualidade, 7 metodologias se destacam, sendo ferramentas básicas da qualidade.

 

As 7 ferramentas da qualidade

As 7 Ferramentas da qualidade são um conjunto de metodologias reunidas por Kaoru Ishikawa. Estas ferramentas buscam melhorar os processos das organizações e tornar os planos de ação mais efetivos.

As 7 Ferramentas da qualidade são:

 

1. Histograma 

O Histograma é uma ferramenta estatística que permite a distribuição da frequência de determinados dados obtidos através de um gráfico de barras

Com esta ferramenta é possível ter visão geral do comportamento dos dados coletados em determinado período de tempo. Com a facilidade da análise de dados esta ferramenta auxilia na tomada de decisões

A ferramenta possui a vantagem de ser de fácil interpretação e elaboração. Apesar disso, sua utilização se torna difícil quando necessário a comparação de diversas variáveis.

 

2. Diagrama de Pareto

O Diagrama de Pareto ou Gráfico de Pareto é uma ferramenta que permite a organização das causas de um determinado problema de forma ordenada. Esta organização é feita através de um gráfico de barras. A ferramenta possibilita a priorização dos problemas mais relevantes e suas causas.

O Diagrama de Pareto é uma das ferramentas mais utilizadas quando o objetivo é buscar problemas. O gráfico é montado com dados de frequência absoluta, frequência acumulada e causas dos problemas. Desta forma é possível visualizar o impacto de cada causa em relação ao total.

O princípio de Pareto é conhecido pela proporção 80/20. Essa proporção indica que 80% dos problemas são provenientes de 20% das causas.

 

3. Diagrama de Ishikawa

O Diagrama de Ishikawa é também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou Espinha de peixe. Esta ferramenta tem como objetivo relacionar, em uma representação gráfica, as causas e o efeito (problema).

Esta ferramenta foi utilizada pela primeira vez em 1953, por Kaoru Ishikawa. Ela possibilita  a identificação das não conformidades e a relação delas com o processo em questão.

A montagem deste Diagrama é feita inicialmente colocando na “cabeça do peixe” o efeito. Em seguida, nas “espinhas do peixe” são colocadas as causas que podem estar relacionadas ao efeito. As causas são organizadas de acordo com o 6M: máquina, mão de obra, material, método, meio ambiente e medida.

 

4. Carta de controle

A Carta de controle é também conhecida como Gráfico de controle ou Controle Estatístico de Processo (CEP). Esta ferramenta é muito utilizada para acompanhamento dos processos. Com ela, é possível analisar o processo e avaliar se o mesmo está seguindo conforme o esperado ou está apresentando desvios.

Esta ferramenta é estruturada em três linhas de referência, sendo elas: inferior, superior e média. Estes limites devem ser estatisticamente determinados e são utilizados para avaliar se o processo está sob controle, analisar a variabilidade do mesmo e controlar as não conformidades.

 

5. Fluxograma de processos

O Fluxograma é um ferramenta que permite a visualização das etapas que compõem determinado processo. Para isso, são utilizados diferentes símbolos, que representam as operações.

Esta ferramenta permite a análise do processo, possibilitando tanto o planejamento do mesmo como o seu aperfeiçoamento. O Fluxograma é uma ferramenta muito visual, sendo um resumo ilustrativo das operações que envolvem um processo,

 

6. Diagrama de dispersão

O Diagrama de dispersão é uma ferramenta utilizada para fazer associações entre variáveis. Ele possibilita a correlação entre dois fatores, sendo essencial na compreensão dessa relação.

Esta ferramenta é apresentada na forma de um gráfico, onde cada variável fica em um eixo. Assim, é possível observar as mudanças em uma variável quando a outra sofre uma alteração.

 

7. Folha de verificação

A Folha de verificação é também conhecida como Checklist. Esta ferramenta é muito utilizada na coleta, organização e análise de dados. Ela baseia-se em um formulário destinado a coletar informações relevantes do processo.

Os dados coletados são previamente estabelecidos e marcados quando concluídos. Esta ferramenta é utilizada para acompanhar estes dados, estando eles cumpridos ou em processo.

 

Outras ferramentas da qualidade

Além das 7 ferramentas básicas da qualidade, citadas do tópico anterior, outras ferramentas também são utilizadas. Entre elas podemos destacar o Ciclo PDCA e o Programa 5S.

O Ciclo PDCA é uma ferramenta utilizada para promoção da melhoria contínua. Ela é constituída por 4 etapas, sendo estas realizadas de forma cíclica e sem interrupções, de modo que o processo esteja sempre em melhoria. 

As 4 etapas que constituem o Ciclo PDCA são:

  1. Plan (Planejar): Nesta etapa o processo é estudado e é planejado o seu aprimoramento, com a definição das metas a serem alcançadas e métodos que serão utilizados.
  2. Do (Executar): Nesta etapa o que foi planejado na etapa anterior é executado. É importante que dados sejam coletados para auxiliar na etapa seguinte.
  3. Check (Verificar): Nesta etapa analisa-se os resultados obtidos após a execução do planejamento. É o momento de avaliar se as metas traçadas foram alcançadas.
  4. Act (Agir): Nesta etapa os resultados são estudados, as ações corretivas são aplicadas e busca-se entender porque as metas não foram alcançadas.

 

Já o Programa 5S é uma outra ferramenta bastante utilizada. Este programa baseia-se na filosofia japonesa e seu principal objetivo é atingir a qualidade total através da melhoria contínua.

O programa é baseado em 5 sensos (5S), sendo eles:

  1. Seiri (Senso de utilização)
  2. Seiton (Senso de organização)
  3. Seiso (Senso de limpeza)
  4. Seiketsu (Senso de saúde, bem estar físico e mental e segurança)
  5. Shitsuke (Senso de disciplina)

 

Além das ferramentas já citadas, outras ferramentas da qualidade também são utilizadas pelas empresas, sempre com o objetivo de atingir a qualidade de seus processos e produtos.

 

Aplicando as ferramentas da qualidade na indústria de alimentos

O mercado de alimentos tem crescido cada vez mais e com tanta competitividade, a preocupação com a qualidade do processo e do produto final é crescente. Neste cenário, o setor da qualidade mostra-se de extrema importância e o sistema de gestão da qualidade cada vez mais estratégico.

As inovações tecnológicas fizeram com que as necessidades dos clientes se transformassem. Com essa mudança, as empresas viram a necessidade da evolução. A competição do mercado exigiu das organizações mudanças nos seus processos de produção e de gestão, para que assim as mesmas se mantivessem inseridas no mercado.

Novas estratégias e planos de ação foram necessários para acompanhar o desenvolvimento do mercado. Apesar da evolução tecnológica, o princípio da qualidade segue o mesmo: a busca pela melhoria contínua para atender as expectativas e necessidades dos clientes.

A Quarta Revolução Industrial foi marcada pelo desenvolvimento tecnológico. Entre as novas tecnologias por ela trazida podemos citar a Internet das Coisas e a Análise de Big Data.

Esta nova Era da indústria também trouxe impactos para o setor da qualidade, dando origem a Qualidade 4.0

Se nas Revoluções Industriais anteriores as 7 Ferramentas da qualidade bastavam, esta nova Era exige mais. A Qualidade 4.0 utiliza a tecnologia para otimização dos processos. Vale ressaltar, que os princípios que norteiam as 7 Ferramentas da qualidade continuam valendo. A busca sempre será pelo monitoramento de problemas, pela redução de custos e pelo aumento de produtividade.

Neste cenário de transformações envolvendo a qualidade, podemos citar o monitoramento dos processos em tempo real e a otimização da tomada de decisão como grandes mudanças trazidas por esta nova Era da qualidade.

 

GOSTOU DESSE POST? NÃO DEIXE DE COMPARTILHAR NAS SUAS REDES SOCIAIS 🙂

 

Referências

As sete ferramentas da qualidade. Blog da Qualidade. 16 de jul de 2018. Disponível em: <https://blogdaqualidade.com.br/as-sete-ferramentas-da-qualidade/>. Acesso em: 4 de nov de 2020.

CÔRREA, P. F.; OLIVEIRA, L. B. Aplicação das Ferramentas da Qualidade na Solução de Problemas de Contaminação em uma Fábrica de Chocolate. Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada, v. 2, n. 2, 2017.

DANIEL, E. A.; MURBACK, F. G. R. Levantamento bibliográfico do uso das ferramentas da qualidade. Revista do Curso de Administração. 2014.

ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 35, 2015, Fortaleza. Uso das ferramentas da qualidade em uma indústria de alimentos para redução das reclamações dos consumidores.

GOBIS, M. A.; CAMPANATTI, R. Os benefícios da aplicação de ferramentas de gestão de qualidade dentro das indústrias do setor alimentício. Revista Hórus, v. 7, n. 1, p. 26-40, 2012.

Modernização da Qualidade na Indústria 4.0. Doo. 20 de jan de 2020. Disponível em: <https://www.doo.com.br/modernizacao-da-qualidade-na-industria-40>. Acesso em: 4 de nov de 2020.

NOGUEIRA, M. O.; DAMASCENO, M. L. V. Importância do sistema de gestão da qualidade para indústria de alimentos. Caderno de Ciências Agrárias, v. 8, n. 3, p. 84-93, 2016.

7 ferramentas da qualidade. Portal ISO. Disponível em: <https://ferramentas-da-qualidade.portaliso.com/7-ferramentas-da-qualidade/>. Acesso em: 4 de nov de 2020.