Entregar o maior valor possível para seus clientes é um dos principais objetivos de qualquer negócio. É isso que garante uma excelente entrega de produto final e a melhor reputação do negócio no mercado. Para garantir que essas demandas sejam atendidas, o trabalho de um profissional de qualidade faz toda a diferença.

A função desse colaborador se divide em vários segmentos da indústria e pode variar em alguns casos, mas, em linhas gerais, ele acompanha os processos de produção, atendimento e entrega do produto/serviço final da indústria. A partir de suas análises, ele atua para melhorar a qualidade total que é entregue no fim do processo, propondo mudanças e ajustes ao longo do caminho.

 

 

Algumas habilidades do profissional da qualidade

Seguindo uma tendência, cada vez mais, o setor de qualidade se aproximará do setor estratégico e comercial da indústria. A cada dia, a indústria busca por profissionais com nível estratégico para tomada de decisões, e decisões alinhadas a uma estratégia comercial.

Além de perfil análitico para tomada de decisão, o profissional da qualidade, na maior parte do tempo, se dedica a corrigir diversos aspectos dos processos da empresa, incluindo a atuação de outros colaboradores. Porém, como você já deve saber, sua atuação se torna irrelevante quando não há cooperação por parte dos demais envolvidos. Nessas horas, um perfil de liderança é muito útil.

A capacidade de guiar um grupo, fazê-los entender seu argumento e coordenar diferentes pontos de vista é primordial para lidar com grupos. Considerando que você nem sempre será um rosto familiar para muitos colegas, ter habilidades de liderança pode o ajudar a se inserir melhor em uma equipe e promover mudanças positivas.

Como você já deve saber, a liderança não precisa ser apenas exercida por quem possui um cargo de chefia dentro de uma empresa. Aliás, esse talento pode (e deve!) ser desenvolvido pelos profissionais da qualidade, principalmente porque eles lidam de maneira direta com outros colaboradores.

 

Melhoria contínua, inovação e gestão de mudanças

A qualidade de um produto/serviço não é uma característica unidimensional, muito menos algo estático. Se o seu público está satisfeito com o que recebe agora, pode ser que seu produto tenha perdido relevância de mercado.

É imprescindível ter em mente que há sempre espaço para melhorar um pouco a cada dia, apresentando um trabalho uma entrega de produto continuamente melhor.

Se recusar a mudar é um erro grave, mas fazer mudanças caóticas em linha de produção e se baseando em dados inconsistentes, também pode ser fatal para qualquer gestor.

Diariamente, o analista ou gestor de qualidade lida com inovação tecnológica, métodos de coleta de dados, análises avançadas e com as entregas de todos os setores. Logo, ele precisa ser estratégico para saber separar aquilo que realmente fará diferença positiva no negócio do que é apenas ‘mais um dado’.

 

Quer inovar na gestão de risco microbiológico?
Clique aqui e saiba mais 😉