Pseudomonas aeruginosa são uma ameaça à indústria farmacêutica?

Pseudomonas aeruginosa é uma bactéria Gram-negativa comumente encontrada em água, solo e outras fontes ambientais. Na indústria farmacêutica, o risco de contaminação com Pseudomonas aeruginosa é uma preocupação séria, pois pode comprometer a segurança e eficácia dos medicamentos. Embora seja tipicamente inofensiva para pessoas saudáveis, ela pode representar um risco significativo para populações vulneráveis. Particularmente pacientes com sistemas imunológicos enfraquecidos ou condições médicas subjacentes são mais frágeis a esse tipo de contaminação. 

Se um medicamento contendo essa bactéria for administrado a um paciente vulnerável, ele pode resultar em infecções graves. Os sintomas da infecção por Pseudomonas aeruginosa podem incluir febre, calafrios, tosse, dificuldade para respirar e infecções de pele ou tecidos moles. Em casos graves, a infecção pode levar à sepse, uma condição em que a resposta imunológica do corpo fica sobrecarregada.

 

Impacto na indústria farmacêutica

A contaminação de produtos farmacêuticos com Pseudomonas aeruginosa pode ocorrer em várias etapas do processo de fabricação. Etapas como obtenção de matérias-primas, formulação, embalagem e armazenamento podem ser preocupantes. Além disso, essa bactéria é particularmente problemática porque é resistente a muitos antibióticos comumente usados, o que dificulta o tratamento de infecções que surgem como resultado da exposição.

No ano de 2019 foram levantados os dados globais de mortes provocadas por infecções bacterianas, e, entre as espécies descritas, Pseudomonas aeruginosa ficou no ranking entre as 5 bactérias mais letais, respondendo por cerca de 559 mil mortes. Recentemente, nos Estados Unidos, foram registradas 3 mortes até o momento e inúmeros casos de cegueira devido a presença de uma cepa super resistente à antibióticos de Pseudomonas aeruginosa em colírios.

 

Como prevenir riscos de Pseudomonas aeruginosa?

Para minimizar o risco de contaminação com Pseudomonas aeruginosa, os fabricantes de medicamentos devem implementar medidas rigorosas de controle de qualidade durante todo o processo de fabricação. Isso inclui testes regulares de matérias-primas, água e produtos acabados para garantir que estejam livres de contaminação. Além disso, as instalações devem ser projetadas e mantidas de maneira a minimizar o risco de contaminação ambiental. Protocolos rigorosos para limpeza e higienização devem ser seguidos para minimizar esses riscos.

Os métodos tradicionais de detecção de contaminação bacteriana envolvem a cultura de amostras em laboratório, o que pode levar vários dias para produzir resultados. No entanto, com o advento da tecnologia de sequenciamento de nova geração (NGS), agora é possível identificar rapidamente contaminantes microbianos em produtos farmacêuticos.

A tecnologia NGS envolve o sequenciamento do DNA ou RNA de uma amostra, permitindo a detecção de todas as espécies microbianas presentes na amostra, incluindo aquelas que podem ser difíceis de cultivar. Este conhecimento pode fornecer informações valiosas sobre a diversidade e as quantidades de bactérias presentes, bem como suas fontes potenciais.

O sequenciamento de nova geração também pode ser usado para monitorar as comunidades microbianas das instalações de produção farmacêutica, ajudando a identificar fontes potenciais de formação de biofilme antes que se tornem um problema. Fato importante na identificação da causa raiz de contaminações, que podem ser difíceis de detectar usando métodos tradicionais.

 

Como a Neoprospecta identifica Pseudomonas aeruginosa?

Para fazer a identificação precisa de Pseudomonas aeruginosa e diversos outros microrganismos presentes nos ambientes farmacêuticos, contamos com um método de leitura de cadeias longas de DNA. Devido a isso, conseguimos identificar com robustez e precisão – a nível de espécie – tanto isolados bacterianos quanto isolados fúngicos. 

A precisão desse método o elegeu como o método do ano de 2022, de acordo com a revista Nature. Confira em detalhes em nosso artigo “Sequenciamento de leitura longa é a tecnologia do futuro

Quer saber mais como os ensaios da Neoprospecta geram o conhecimento necessário para o monitoramento microbiológico de Pseudomonas aeruginosa em produtos e processos?

Deixe o seu melhor e-mail AQUI, que um dos nossos especialistas entrará em contato. 

 

Referências

CDC (Centers of Disease Control and Prevention), 2023. Outbreak of Extensively Drug-resistant Pseudomonas aeruginosa Associated with Artificial Tears. Acesso em: https://www.cdc.gov/hai/outbreaks/crpa-artificial-tears.html

CDC(Centers of Disease Control and Prevention), 2029. Pseudomonas aeruginosa (P. aeruginosa) causes many types of healthcare-associated infections, including pneumonia, bloodstream infections, urinary tract infections, and surgical site infections. Acesso em: https://www.cdc.gov/drugresistance/pdf/threats-report/pseudomonas-aeruginosa-508.pdf


GBD 2019 Antimicrobial Resistance Collaborators. Global mortality associated with 33 bacterial pathogens in 2019: a systematic analysis for the Global Burden of Disease Study 2019. Vol. 400, Pg. 2221-2248, 2022. DOI:https://doi.org/10.1016/S0140-6736(22)02185-7

Reynolds, D., Kollef, M. The Epidemiology and Pathogenesis and Treatment of Pseudomonas aeruginosa Infections: An Update. Drugs 81, 2117–2131 (2021). https://doi.org/10.1007/s40265-021-01635-6

 

Autor

Junior Romeo Deoti

Mestre em bioquímica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência nas áreas de Microbiologia, Biologia Molecular e Bioquímica de Processos Fermentativos. Atualmente é Especialista em produtos na Neoprospecta.