O controle da qualidade através de análises microbiológicas em alimentos, de uma forma geral, é uma ferramenta que auxilia desde a melhoria e manutenção da qualidade dos alimentos, quer seja de segurança ou sensorial, e que podem explicitar a forma de como as matérias-primas são armazenadas, bem como, os alimentos são processados, armazenados e distribuídos.

Quando pensamos em fazer análises microbiológicas em alimentos, a primeira dúvida que nos vem à cabeça é sobre a qualidade sanitária dos alimentos que consumimos.

Então, fizemos análises microbiológicas em alimentos porque…

As análises são necessárias para que possamos obter informações sobre as condições higiênicas e sanitárias durante os processos de fabricação, armazenamento, distribuição, além da determinação do seu shelf life, bem como, levantar todos os perigos relacionados à segurança dos alimentos e integridade dos consumidores.

Os resultados das análises microbiológicas são capazes de nos dar informações como, por exemplo, se há contaminações nos alimentos, qual o microrganismo envolvido e a quantidade, para que possamos ter subsídios para a eliminação e/ou controle dos mesmos, ainda mais se foram patológicos, que causam doenças transmitidas por alimentos (DTAs).

As análises microbiológicas também atendem a legislações específicas, que são utilizadas para a comprovação da inocuidade dos alimentos, como é o caso da RDC n°12, de 02 de janeiro de 2002, REGULAMENTO TÉCNICO SOBRE PADRÕES MICROBIOLÓGICOS PARA ALIMENTOS, que traz diversos tipos de alimentos e o padrão microbiológico a ser seguido pelos fabricantes de alimentos.

As análises de alimentos são serviços ou produtos realizados por terceiros, e por se tratar de comprovação dos padrões microbiológicos e de qualidade de alimentos, é importante selecionar um prestador de serviço que tenha qualidade nos serviços oferecidos, até porque em alguns casos, as análises são obrigatórias por lei, tanto para o processamento como para a comercialização de alimentos.

Como podem ser feitas as análises?

As análises microscópicas de alimentos podem ser feitas através de análises por microbiologia clássica, ou por identificação de microrganismos por sequenciamento de DNA, em que é possível detectar a presença, em todo tipo de alimento, de bactérias patogênicas ou deteriorantes, ou outros microrganismos, que causem danos à saúde e integridade do consumidor ou do alimento. Para as análises feitas pelo sequenciamento de DNA, é possível também a identificação de fraudes em alimentos.

As análises microbiológicas podem ser feitas durante todo o processo de fabricação, como forma de prevenção e controle de contaminações.

O controle de qualidade de alimentos através de análises microbiológicas, vem sendo uma constante para a busca de aprimoramento e novas tecnologias que possam ser oferecidas aos fornecedores de matérias-primas, produtores de alimentos e distribuidores, com o intuito oferecer produtos de qualidade e seguros aos consumidores finais.

Quer saber mais sobre a importância do controle microbiológico na fabricação e processamento de alimentos? Esse e-book vai te ajudar!


 ebook identificação de micro-organismos