Os frigoríficos são responsáveis pelo abastecimento de grande parte da população e pela geração de inúmeros empregos. Sendo assim, com o objetivo de evitar a disseminação da COVID-19 dentro destas empresas, o Governo Federal lançou um manual com diversas orientações para frigoríficos. 

 

FRIGORÍFICOS E ABASTECIMENTO

A partir de março de 2020, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a pandemia do novo coronavírus, responsável pela COVID-19, alguns setores considerados não essenciais tiveram que paralisar suas atividades. Porém, para garantir o abastecimento da população, as indústrias de alimentos permaneceram funcionando normalmente, entre elas, os frigoríficos.

Os frigoríficos são responsáveis por empregar inúmeras pessoas no Brasil e pela própria dinâmica e característica do trabalho, a disseminação da COVID-19 dentro dessas empresas se tornou uma grande preocupação.

Nessas indústrias, é comum uma mesma planta empregar centenas ou até milhares de pessoas, que executam atividades muito próximas fisicamente, o que propicia a disseminação do vírus. Além disso, devido as normas sanitárias para este setor, a circulação de ar é baixa, facilitando a propagação do vírus.

No Rio Grande do Sul, alguns frigoríficos estão tendo que paralisar suas atividades devido ao aparecimento de diversos casos de funcionários infectados pela COVID-19. Neste estado, mais de 20 mil pessoas se encontram expostas trabalhando neste setor, e entre elas, 240 foram positivas para o novo coronavírus.

Sendo assim, o Governo Federal viu a necessidade de desenvolver um documento com as mais diversas orientações para os frigoríficos, com o objetivo de prevenir e diminuir o contágio da COVID-19 dentro dos mesmos.

 

MANUAL DE ORIENTAÇÕES GERAIS PARA FRIGORÍFICOS 

O documento intitulado Orientações gerais para frigoríficos em razão da pandemia da COVID-19, desenvolvido pelos Ministérios da Economia, da Saúde e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, dispõe de uma série de orientações aos empregadores e trabalhadores, para evitar a disseminação da COVID-19 dentro do ambiente de trabalho. 

Este manual possui o objetivo de garantir a segurança do alimento fornecido à população, além de manter a normalidade do abastecimento, dos empregos e da atividade econômica. O documento possui mais de 70 orientações, que estão divididas nos seguintes tópicos:

  • Medidas de caráter geral
  • Práticas de boa higiene e conduta
  • Práticas quanto às refeições
  • Práticas referentes ao vestuário
  • Práticas referente ao transporte de trabalhadores fornecido pelo empregador
  • Práticas referentes às máscaras de proteção
  • Suspensão de exigências administrativas em SST
  • Procedimentos de contingência
  • Retomada das atividades de setores ou do estabelecimento

Para ter acesso ao documento completo disponibilizado pelo Governo Federal, clique aqui.

 

 

REFERÊNCIAS

BRASIL. GOVERNO FEDERAL. Orientações gerais para frigoríficos em razão da pandemia da COVID-19. Disponível em: <https://www.gov.br/agricultura/pt-br/mapacontracoronavirus/documentos/manual-orientacoes-gerais-para-frigorificos-em-razao-da-pandemia-da-covid-19/view>. Acesso em: 14 de mai de 2020.

Coronavírus: O avanço silencioso da COVID-19 em frigoríficos do Brasil. BBC, 13 de mai de 2020. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-52643096>. Acesso em: 14 de mai de 2020.

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Boletim epidemiológico – COVID-2019. Disponível em: <https://saude.rs.gov.br/upload/arquivos/202005/06095855-boletim-epidemiologico-covid-19-coers-se-18.pdf>. Acesso em: 14 de mai de 2020.