O novo Coronavírus espalhou-se rapidamente pelo mundo, forçando empresas a paralisarem suas atividades para atravessar esse momento com segurança. Apenas serviços considerados essenciais foram mantidos em funcionamento e entre eles, a indústria de alimentos, com a finalidade de garantir o abastecimento da população. 

 

CORONAVÍRUS NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS

Sabemos que o novo Coronavírus pode ser transmitido por pessoas assintomáticas e através de superfícies, o que o torna fácil de ser disseminado. Dessa forma, os contágios refletem em uma ameaça na oferta de alimentos, uma vez que é comum nessas indústrias os funcionários exercerem funções lado a lado, o que aumenta consideravelmente a taxa de transmissão desse vírus, caso não sejam tomados os devidos cuidados

Diversas indústrias de alimentos pelo mundo estão tendo que paralisar suas atividades devido a pandemia do SARS-CoV-2. Na América do Norte, muitas empresas se enquadram neste cenário e se viram tendo que reduzir ou paralisar suas fábricas. Em frigoríficos, por exemplo, onde certas atividades envolvem diversas pessoas trabalhando juntas, os riscos de contaminação aumentam, o que pode acabar limitando a produção dos alimentos.

Cuidados relacionados a limpeza nas indústrias redobraram nesse período, para tentar evitar a disseminação do vírus. Porém, caso contaminados, os funcionários só são de fato afastados no momento que apresentam sintomas da doença. Isso significa um grande problema na indústria, pois sabe-se que o contágio pode acontecer antes dos sintomas se manifestarem.

Além dos impactos financeiros causados pela paralisação das atividades, indústrias de alimentos são responsáveis pelo abastecimento de milhões de pessoas. Como disse Dave MacLennan, CEO da Cargill, “Um de nossos frigoríficos de carne bovina alimenta 22 milhões de pessoas por dia, por isso é vital que permaneçam abertos”.

 

COMO A BIOLOGIA MOLECULAR PODE AJUDAR A INDÚSTRIA DE ALIMENTOS DURANTE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS?

A análise de PCR em tempo real é a metodologia padrão-ouro para diagnóstico da COVID-19. Nos ambientes, a detecção do vírus pode ser feita em superfícies de muito contato, através de análise de PCR em tempo real ou por sequenciamento de DNA.

Métodos de análise modernos e acessíveis são capazes de testar todos os funcionários da sua empresa, permitindo o funcionamento da mesma neste período de pandemia. Dessa forma, pode-se evitar enormes perdas financeiras ocasionadas por um surto de Coronavírus dentro da sua indústria.

Neste momento, se faz necessário encontrar um equilíbrio. Deve-se manter a indústria funcionando e garantindo o abastecimento da população, porém sem colocar em risco a saúde dos colaboradores. 

Dessa forma, é possível elaborar um plano de gerenciamento preventivo e periódico para empresas. O intuito é auxiliar na redução dos riscos de dispersão do vírus, nos colaboradores e ambientes, mantendo a operação segura. Assim, evitamos que um funcionário contaminado infecte os demais, forçando uma eventual paralisação das atividades.

Pensando nisso, estaremos disponibilizando materiais sobre a COVID-19, que serão enviados semanalmente. Caso você tenha interesse em receber conteúdos atualizados sobre este tema, clique aqui e faça o seu cadastro. 

Vamos compartilhar conhecimento?