Coronavírus é uma família de vírus que causa infecções respiratórias, e seus sintomas podem variar de leves a graves. O MERS (Síndrome Respiratória do Oriente Médio) e o SARS (Síndrome Respiratória Aguda Grave) são formas graves desse vírus. 

O atual coronavírus, identificado pela primeira vez em dezembro de 2019 em Wuhan, na China, é um SARS-CoV-2. Este vírus espalhou-se pelo mundo, sendo declarado uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em março de 2020. O primeiro SARS (SARS-CoV-1) emergiu na China em 2002, contaminando cerca de 8.098 pessoas, com uma taxa de mortalidade de 9,6% (HUI et al., 2020).

COMO ACONTECE A TRANSMISSÃO?

Sabe-se que o SARS-CoV-1 infecta humanos através da proteína spike, localizada na sua superfície e responsável por mediar a entrada do mesmo na célula hospedeira. Esta proteína possui um domínio de ligação ao receptor (RBD) que reconhece especificamente a enzima conversora de angiotensina II (ACE2). Estudos demonstram que devido a similaridade, o SARS-CoV-2 também utiliza a ACE2 humana (hACE2) como receptor (SHANG et al., 2020).

A ligação do SARS-CoV-2 com a hACE2 mostra-se mais estável quando comparada com a SARS-CoV-1, devido a alterações estruturais. A proteína spike tornou-se mais compacta e consequentemente seu contato com a hACE2 melhorou (SHANG et al., 2020).

TRANSMISSÃO VIA PORTADORES ASSINTOMÁTICOS 

De acordo com dados do Center for Disease Control and Prevention (CDC), os sintomas podem levar de 2 a 14 dias para se manifestarem, baseando esse dado no período de incubação do MERS-CoV, que emergiu em 2012 na Arábia Saudita (HUI et al., 2020).

Na Islândia, testes têm sido feitos em larga escala, e a empresa deCODE Genetics foi responsável por auxiliar nestes testes, realizando-os na população em geral, aceitando pessoas sem sintomas e que não estavam em quarentena. A empresa apresentou dados de quando havia testado cerca de 9.000 pessoas e o resultado demonstrou que daqueles que foram positivos para o novo coronavírus, 50% eram assintomáticos. 

Os dados apresentados mostram a capacidade de portadores assintomáticos disseminarem o vírus, corroborando com outros estudos que apontam pacientes assintomáticos como fontes potenciais para transmissão da COVID-19 (ROTHE et al., 2020).

Na Alemanha um caso de transmissão do novo coronavírus por paciente assintomático foi reportado e publicado no The New England Journal of Medicine. O caso aconteceu em janeiro de 2020, em um encontro de trabalho, onde uma pessoa assintomática transmitiu o vírus para duas pessoas com quem teve contato direto. Uma das pessoas contaminadas, ainda assintomática, teve contato com outras duas, que posteriormente também testaram positivo para o novo coronavírus (ROTHE et al., 2020).

TRANSMISSÃO VIA SUPERFÍCIES DE CONTATO

O vírus pode contaminar humanos pelo contato direto com uma pessoa contaminada, por partículas produzidas quando a pessoa infectada tosse, espirra ou fala. Uma outra forma de transmissão é através das superfícies, quando se toca uma superfície contaminada e posteriormente entra-se em contato com a boca, o nariz ou os olhos.

Materiais comumente utilizados na indústria de alimentos, como aço inoxidável e plástico, podem manter o vírus ativo por 72 horas. O papelão também é considerado uma potencial fonte de contaminação, mantendo o vírus ativo por cerca de 24 horas. Este mesmo estudo mostrou que em aerossóis o vírus permanece ativo por até 3 horas (DOREMALEN et al., 2020). 

O estudo mostrou que o SARS-CoV-2 possui uma estabilidade em superfícies muito semelhante ao SARS-CoV-1. Possivelmente as diferenças epidemiológicas entre estes vírus devem-se a fatores como: a alta carga viral no trato respiratório superior e a capacidade de pessoas infectadas transmitirem o vírus enquanto ainda são assintomáticos (DOREMALEN et al., 2020).

 

REFERÊNCIAS

CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION. Doença de coronavírus 2019 (COVID-19). 2020. Disponível em: <https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/symptoms-testing/symptoms.html>. Acesso em: 16 abr. 2020.

DOREMALEN, N. et al. Aerosol and surface stability of SARS-CoV-2 as compared with SARS-CoV-1. The New England Journal of Medicine, 2020.

HUI D. S. et al. The continuing 2019-CoV epidemic threat of novel coronaviruses to global health – The latest 2019 novel coronavirus outbreak in Wuhan, China. International Journal of Infectious Diseases, v. 91, p. 264-266, 2020.

Iceland lab’s testing suggests 50% of coronavirus cases have no symptons. CNN, 3 de abr de 2020. Disponível em:<https://edition.cnn.com/2020/04/01/europe/iceland-testing-coronavirus-intl/index.html>. Acesso em: 16 de abr de 2020.

ROTHE, C. et al. Transmission of 2019-nCoV infection from as asymptomatic contact in Germany. The New England Journal of Medicine, 2020.

SHANG, J. et al. Structural basis of receptor recognition by SARS-CoV-2. Nature, 2020.