A higienização das mãos é um assunto sempre abordado e que está presente nos meios de discussão sobre saúde, contaminação e transmissão de doenças na área de alimentos. 

Você sabia que falhas na higienização das mãos dos colaboradores também podem estar associadas a desvios de produção?

Assim como também podem ser um indicador da eficácia de procedimentos da indústria. Para exemplificar melhor, confira este caso de Rastreabilidade e Mapeamento de pontos críticos em uma linha de produção de ovos pasteurizados.

*O caso que será apresentado é real, porém, os dados de identificação do cliente foram preservados, visto que estas informações são confidenciais.

 

Desafio da Indústria de ovos

 

A indústria avícola, que realizava o processamento dos ovos e os vendia pasteurizados, tinha como objetivo:

 

↠Mapeamento de três fluxos de produção para identificar o perfil microbiológico dos fluxos;

↠Evidenciar as possíveis falhas de processo

↠Mapear os principais pontos críticos

↠Auxiliar na melhoria das Boas Práticas de Fabricação.

 

Como utilizamos Biologia molecular neste caso?

 

Nesta solução, utilizamos o Diagnóstico microbiológico Digital, contendo análise de sequenciamento de DNA e verificação dos dados nos software Neobiome.

 

O número de amostras foi definido pelo tamanho da fábrica, número de linhas a serem analisadas, fluxograma de cada linha, quantidade de matérias-primas utilizadas em cada produto e número de colaboradores por linha

 

Realizamos uma ampla rastreabilidade em todas as etapas de uma linha de produção. Assim, conseguiríamos identificar pontos de riscos e posteriormente monitorar sistematicamente essas áreas. E para o monitoramento analisamos amostras mensais e acompanhamento das áreas mais críticas.

 

O que encontramos nos resultados?

 

Alguns micro-organismos de grande relevância foram encontrados em matérias-primas, nas linhas de produção e nos produtos finais, como: Pseudomonas, Acinetobacter, Enterococcus, Aeromonas, Escherichia, Salmonella e Klebsiella, como mostra o Perfil Microbiológico da imagem abaixo. 

falha de higienização das mãos

Em uma das linhas de produção foi identificada contaminação por micro-organismos antes do processo de pasteurização e a ausência dos mesmos após a pasteurização. Esse resultado nos permitiu validar o processo de pasteurização.

Falha de higienização das mãos está associada a presença de Enterococcus.

Porém, nas outras duas linhas o processo de pasteurização não pôde ser validado por identificarmos cinco espécies de Enterococcus antes e depois do processo, indicando também uma possível contaminação fecal, já que este micro-organismo está presente no trato gastrointestinal e fezes de animais.

 

Também encontramos Bacillus na linha de produção

Em duas linhas de produção foram realizadas a rastreabilidade do Bacillus cereus que, ao ser selecionado pelo Perfil Genético, provamos que o micro-organismo da matéria-prima era geneticamente idêntico ao encontrado no produto final.

falha de higienização das mãos

Pela característica do B. cereus esporular, ele não é eliminado com a pasteurização, gerando preocupação pois a presença dele não é permitida pela legislação.

 

Como transformamos esses resultados em conhecimento? 

 

Através do projeto de rastreabilidade de microrganismos feito pelo DMD, pôde-se concluir que houve falhas nos processos de higienização de matéria-prima, das mãos de colaboradores e de equipamentos.

 

Por fim, foi também sugerida a reavaliação do CIP para eliminação de biofilme de Pseudomonas e E.coli.

 

O que este caso nos mostra é que um ato simples de higienização das mãos pode ocasionar desafios maiores na indústria de alimentos. Podendo inclusive estar associado a doenças transmitidas por alimentos. 

 

Gostou de ver como nossas ferramentas auxiliam nas boas práticas de fabricação e em diferentes etapas da indústria de alimentos? 

Ficou com dúvidas? Fale agora com um dos nossos especialistas!

Saiba mais aqui!