Após a China anunciar a detecção do novo coronavírus em salmão e camarão importados, as autoridades do país asiático informaram que os testes para o vírus SARS-CoV-2 tiveram resultado positivo em uma amostra de frango brasileiro. O fato levou a China a pedir atenção à população em relação aos produtos congelados importados.
Coronavírus em frango brasileiro importado
Após a detecção do vírus SARS-CoV-2, responsável pela COVID-19, em salmão e camarão, ambos importados, foi a vez de uma amostra de frango congelado importado do Brasil testar positivo para o vírus.
Durante análises de controle rotineiras, um frango brasileiro importado teve resultado positivo para o vírus SARS-CoV-2. Além dele, novamente um pacote de camarão branco do Equador também testou positivo.
A amostra em que foi detectado o novo coronavírus era de asa de frango congelada e o comunicado foi feito pelo governo de Shenzhen, cidade localizada no Sul da China. Outros produtos do mesmo lote também foram testados, bem como pessoas que tiveram contato com o produto, todos foram negativos.
Com mais este resultado positivo em produtos importados, o governo chinês se pronunciou, solicitando atenção da população em relação aos produtos congelados importados, principalmente carnes e frutos do mar.
O Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo, sendo a China um dos principais destinos. A detecção do novo coronavírus no frango brasileiro pode acabar provocando uma nova queda nas exportações para o país asiático.
Como a Neoprospecta pode auxiliar os frigoríficos brasileiros neste período?
Desde o novo foco de COVID-19 na China, relacionado ao salmão importado, o país aumentou o controle das suas importações. Sendo assim, para auxiliar as empresas a enfrentarem este período, a Neoprospecta tem utilizado as suas modernas tecnologias e seu time de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI). E assim, desenvolvido soluções que possam tornar as exportações mais seguras.
Entre as soluções desenvolvidas estão os testes de detecção do vírus SARS-CoV-2 em superfícies e alimentos. Ambos os testes são realizados utilizando a metodologia de RT-PCR, que detecta diretamente o material genético do vírus.
As análises de superfícies, quando realizadas periodicamente, fornecem um monitoramento ambiental. Com o auxílio de um consultor, um desenho amostral é montado, e o monitoramento dos pontos definidos permite a emissão de um selo pela Neoprospecta, garantindo que o ambiente está sendo monitorado para SARS-CoV-2. As análises em alimentos, validadas interna e externamente, fornecem maior segurança para exportação dos produtos, evitando embargos e outros problemas relacionados a detecção do novo coronavírus nos produtos.
Para otimizar a recuperação viral tanto das superfícies como dos alimentos, são fornecidos dois swabs para cada ponto de coleta. Outro diferencial das soluções está relacionado ao transporte das amostras. O retorno do material é realizado em temperatura ambiente, utilizando um tampão desenvolvido pela Neoprospecta, que garante estabilidade do RNA viral.
Quer saber mais sobre as soluções da Neoprospecta e como podemos auxiliar a sua empresa?
Entre em contato com os nossos especialistas clicando aqui.
Referências
China detecta coronavírus em asas de frango congeladas oriundas do Brasil. Uol, 12 de ago de 2020. Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2020/08/12/cidade-chinesa-detecta-coronavirus-em-lote-de-congelados-vindo-do-brasil.htm>. Acesso em: 13 de ago de 2020.
China detecta coronavírus em frango importado do Brasil. G1, 13 de ago de 2020. Disponível em: <https://g1.globo.com/google/amp/economia/agronegocios/noticia/2020/08/13/china-detecta-coronavirus-em-frango-importado-do-brasil.ghtml?__twitter_impression=true&s=09>. Acesso em: 13 de ago de 2020.