A pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2 reacendeu o alerta sobre a importância do controle microbiológico. É necessário um olhar atento para os microrganismos e para as contaminações por eles causadas. A importância das Boas Práticas de Fabricação (BPFs) mostrou-se ainda maior nesse período. 

 

Controle microbiológico na indústria de alimentos

A pandemia da COVID-19 fez com que o mundo voltasse a sua atenção para uma só direção: o novo coronavírus. Porém, é necessário ter em mente que bactérias e fungos seguem causando diversos problemas dentro das indústrias de alimentos. Sendo assim, as empresas não devem fechar os olhos para estes microrganismos, uma vez que eles sempre existiram e sempre vão existir dentro das indústrias de alimentos. As contaminações por eles causadas colocam em risco a segurança do consumidor e a imagem das marcas, além de gerarem enormes perdas financeiras para as empresas.

Lidar com perigos biológicos é uma situação comum para os profissionais das indústrias de alimentos, prevenir e rastrear estes perigos é a chave da questão. O controle microbiológico é essencial dentro de uma indústria de alimentos, garantindo a qualidade e segurança do produto final.

Sendo assim, as empresas precisam estar atentas para outros riscos durante a pandemia da COVID-19. É necessário garantir a segurança do consumidor, principalmente no atual cenário de preocupações e incertezas.

 

Como garantir controle microbiológico na indústria de alimentos?

Além de todo cuidado com as Boas Práticas de Fabricação (BPFs), com os Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) e com Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), soluções inovadoras e acessíveis permitem a prevenção de contaminações.

Ferramentas modernas, baseadas no sequenciamento de DNA, fornecem segurança para as indústrias de alimentos. Elas possibilitam a identificação de todos os microrganismos presentes tanto nos produtos, como nas instalações. Desta forma, é possível fazer o rastreamento do processo e agir de forma assertiva. 

Estas análises fornecem dados que baseiam o controle de qualidade, com elas, é possível acompanhar a qualidade do processo desde a matéria-prima até o produto final, garantindo a segurança do produto entregue ao consumidor.

Os resultados destas análises nos fornecem informações que possibilitam a tomada de ação. Com elas é possível saber se existe contaminação no produto e se sim, quais microrganismos estão envolvidos. Estas análises podem ser feitas ao longo de todo processo, permitindo o controle do mesmo e a prevenção de contaminações.

Estas ferramentas acompanham as necessidades das indústrias de alimentos. Afinal, lidar com riscos microbiológicos é lidar com desafios diários, uma vez que os problemas relacionados a segurança dos alimentos mudam constantemente. Sendo assim, ferramentas que auxiliam as empresas a solucionarem estes problemas de maneira assertiva mostram grande vantagem.

 

Referências

A relevância da Segurança de Alimentos no período pós pandemia. SENAI. Disponível em: <https://www.senai-ce.org.br/blog/a-relevancia-da-seguranca-de-alimentos-no-periodo-pos-pandemia/>. Acesso em: 23 de jul de 2020.

Análise de alimentos e controle de qualidade. Kasvi, 14 de set de 2018. Disponível em: <https://kasvi.com.br/analise-de-alimentos-controle-qualidade/>. Acesso em: 23 de jul de 2020.

Conheça o controle microbiológico na indústria. Fispal Tecnologia, 27 de jan de 2017. Disponível em: <https://digital.fispaltecnologia.com.br/gest-o/conhe-o-controle-microbiol-gico-na-ind-stria>. Acesso em: 23 de jul de 2020.

Coronavírus x segurança dos alimentos: saiba quais os comportamentos da indústria de alimentos em tempos de pandemia. CIDASC, 27 de abr de 2020. Disponível em: <http://www.cidasc.sc.gov.br/blog/2020/04/27/coronavirus-x-seguranca-dos-alimentos-saiba-quais-os-comportamentos-da-industria-de-alimentos-em-tempos-de-pandemia/>. Acesso em: 23 de jul de 2020.