Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as infecções contraídas durante a assistência à saúde estão entre as maiores causas do aumento da morbidade e mortalidade em hospitais, sendo as mãos dos profissionais de saúde um dos principais transmissores de agentes patogênicos, como bactérias, fungos e vírus, podendo resultar na contaminação de pacientes debilitados. Estudos promovidos em diversos países têm evidenciado a associação entre infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) e a falta de higienização das mãos.

Apesar da importância do processo de higienizar as mãos, segundo dados divulgados por pesquisa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), apenas 30% dos hospitais apresentaram uma taxa de adesão à higienização das mãos, sendo que o índice considerado ideal por especialistas é superior a 70%. Nesse cenário, com a recorrente solicitação dos clientes e parceiros, a Neoprospecta desenvolveu uma abordagem revolucionária para resolver esse problema.

A tecnologia

Utilizando como premissas a precisão na identificação do indivíduo, a não interferência na rotina dos profissionais de saúde e a implementação com um baixo custo de investimento, a Neoprospecta, em parceria com o SENAI/SC, desenvolveu uma tecnologia que controla e rastreia a higienização das mãos dos profissionais de saúde utilizando dispensers inteligentes com sistema de reconhecimento do padrão de veias, aumentando assim a eficácia no procedimento e evitando as IRAS. Essa tecnologia poderá ser aplicada em hospitais, clínicas, indústrias de alimentos, serviços de alimentação e outras instituições onde a higienização das mãos é crítica para a qualidade de suas atividades.

Um sensor que capta apenas o espectro infravermelho, pode diferenciar o que é tecido muscular e o que são veias e capilares. Esse sensor, pode ser uma câmera com filtro de luz visível. A partir de uma série de algoritmos e de processamento da imagem captada, verificam-se os capilares e os pontos específicos, que serão utilizados para a identificação de uma pessoa.

leitor de veias das mãos

Veja nos vídeos como funciona o sensor:


São fatores fundamentais do protótipo:

  • Otimização e refinamento de um sistema de algoritmos para reconhecimento do padrão de veias das mãos;
  • Desenvolvimento e adaptação de um armazenador de sabonete e álcool gel com câmera;
  • Desenvolvimento de software para análise dos dados pelas instituições que solicitarem o sensor.

O projeto para controle de Higienização das Mãos

O projeto foi chamado de Hands Tracker e tem como meta aumentar o controle da higienização das mãos em instituições de saúde, reduzir os custos relacionados a doenças relacionadas à assistência à saúde (IRAS), que exigem que o paciente permaneça mais tempo internado, aumentando os gastos com a medicação, equipe e equipamentos, além do constante problema do bloqueio de leitos.

Responsável pelo projeto, cofundador e Chief Business Officer da Neoprospecta, Luiz Fernando explica a relevância:

“Temos trabalhado com diversos hospitais em todo o Brasil e nossos clientes estavam demandando inovações para aumentar o controle sobre a prática de higienização de mãos. Para se ter uma ideia sobre a relevância do tema, a Organização Mundial de Saúde estima que as Infecções Relacionadas a Assistência à Saúde (IRAS) estão entre as maiores causas de morte e aumento da morbidade em hospitais, levando a óbito mais pessoas do que acidente de carro, por exemplo”.

O projeto começou a ser executado em dezembro de 2014, com expectativa de lançamento do protótipo em Novembro de 2016 pelo Senai/SC.

Ficou interessado no projeto? Quer saber mais? Entre em contato com o coordenador do projeto e tire suas dúvidas.


Referências

  1. http://www.fujitsu.com/us/solutions/business-technology/security/palmsecure/ [Acessado em 23/09/2016].
  2. https://prodoctor.net/blog/2016/01/tecnologia-fiscaliza-higiene-das-maos-em-hospitais-e-laboratorios/ [Acessado em 23/09/2016].
  3. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. 2016. http://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/index.php/publicacoes/category/higienizacao-das-maos [Acessado em 23/09/2016].
  4. World Health Organization. Guia de autoavaliação para a Higiene das Mãos. 2011. Disponível em http://www.who.int/gpsc/5may/tools/HHSA_framework_2011-portuguese.pdf [Acesso em 23/09/016].