Você já ouviu falar da sigla NGS?

NGS é a sigla dada aos novos métodos de sequenciamento que foram comercializados efetivamente a partir do ano de 2005, com a finalidade de melhorar tanto o rendimento quanto o custo dos sequenciadores existentes, esta tecnologia foi chamada de próxima geração ou nova geração, mas conhecida mundialmente como NGS, do inglês Next-Generation Sequencing. 

 

Quando falamos em NGS devemos entender que…

…diferentes plataformas compõem esta categoria de métodos, mas todos são baseados no processamento massivo de fragmentos de DNA.

Um demonstrativo desta grande performance são os sequenciadores de nova geração conseguir sequenciar mais de 500 MILHÕES de fragmentos ao mesmo tempo e podendo atingir a ordem de BILHÕES, enquanto um sequenciador de eletroforese capilar processar no máximo 96.

 

Existem pesquisas utilizando o NGS na avaliação da dieta animal?

O Brasil é um dos grandes exportadores de carne, tal título exige um trabalho minucioso de pesquisa e desenvolvimento, eficiência na detecção de microbiota e informações assertivas que possam embasar os efeitos de determinada dieta animal, sabendo que a dieta influencia diretamente na qualidade final da carne.

Essa demanda gerada, chamou a atenção dos pesquisadores que buscaram o desenvolvimento de técnicas independentes de cultivo, abrindo as portas para a popularização do NGS

O sequenciamento NGS trouxe novas possibilidades, maior otimização de tempo e dados relevantes para tomada de decisão industrial. Os exemplos do sequenciamento NGS na avaliação de dieta animal são:  

  • As análises comparativas da comunidade microbiana de indivíduos sadios e doentes proveniente da dieta que o animal foi submetida;
  • O melhoramento das condições de produção dos alimentos visando o combate de microrganismos indesejados. A partir do NGS é possível obter informações acerca dos parâmetros ideais das condições em que os alimentos fornecidos aos animais devem ser armazenados;
  • A determinação do efeito da dieta dos animais através da análise de fezes ou conteúdo intestinal;
  • A avaliação da dieta animal visando manter ou aumentar a produtividade e o aproveitamento dos nutrientes;
  • O efeito da suplementação na dieta de animais;
  • A criação de banco de dados.

 

 

REFERÊNCIAS

ARAÚJO, B. C. Efeitos da suplementação da dieta com diferentes fontes de ácidos graxos no metabolismo lipídico de fêmeas de Epineplhelus marginatus. Universidade de São Paulo, São Paulo. 2016. 

LEON, C. M. C. G. Metataxonomia bacteriana do leite caprino por sequenciamento do gene 16S rRNA. Universidade Federal da Paraíba, Areia. 2018.

MEDEIROS, A. W. Análise da comunidade bacteriana de animais marinhos recolhidos do litoral do Rio Grande do Sul. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2016.

MOREIRA, D. R. Análise de viromas em Aloutta caraya e Saimiri collinsi mantidos em cativeiro no centro nacional de primatas, Ananindeua, Pará. Instituto Evandro Chagas. Ananinduea, 2016.

SALCEDO, Y. T. G. Métodos de armazenamento da amostra ruminal para estudos microbiológicos e metabolismo ruminal de novilhos nelore alimentados com glicerina associado ao óleo. Universidade Estadual Paulista, Jaboticabal. 2017.