00Alemanha, 2011

Começam a ser noticiados diversos casos de pessoas passando mal, com sérios problemas intestinais, em função da contaminação de alimentos. No fim do ano já tinham sido mais de 3 mil pessoas infectadas e mais de 50 mortes e a Europa em estado de alerta epidemiológico. A responsável por esse surto foi uma linhagem da comum Escherichia coli, bactéria comum do intestino, mas essa era uma versão patogênica e perigosa, depois chamada de E. coli O104:H4.

Um fato marcante é que esse caso foi um dos primeiros surtos bacterianos onde foi usado rapidamente o sequenciamento de DNA para esclarecer o que fazia essa versão de E. coli tão perigosa. Os pesquisadores viram que essa linhagem tinha adquirido genes responsáveis pela produção de uma toxina chamada Shiga e outros tantos genes de resistência a antibióticos.

Brasil, 2015

O que parecia ser apenas mais uma virose tropical, mostrou-se bem mais perigosa do que isso. O surto de Zika começou em 2015 e hoje já são mais de 400 casos confirmados de crianças com microcefalia associados ao vírus. No entanto esse número pode ser muito superior, só os casos já confirmados de microcefalia superam duas mil crianças e outros três mil ainda estão sob investigação.

O fato é que os números de casos de microcefalia no país disparam e potencialmente são decorrentes da infecção pelo vírus em gestantes. Nesse caso, a comunidade científica também rapidamente se mobilizou para estudar esse vírus e hoje já se encontram mais de uma sequência do genoma completo do vírus Zika. A partir disso, já se sabe de onde e quando esse vírus potencialmente chegou no Brasil, além de se conhecer todos os componentes que o genoma desse vírus carrega. Essas informações são essenciais para se entender e tomar medidas de prevenção e combate à doença, assim como, evitar novos surtos ou a criação de vacinas.

Como nesses casos, o sequenciamento de DNA serve para elucidar questões epidemiológicas importantes em todos os níveis, desde perguntas básicas até as mais complexas. E o seu papel só aumentará em importância com o aumento do poder das bactérias, por exemplo, que estão cada vez mais resistentes em função do uso indiscriminado de antibióticos. Assim, essa ferramenta que era restrita apenas à pesquisa, hoje pode auxiliar nos mais variados campos que vão da indústria à saúde. Hoje estamos cada vez mais próximos de uma vigilância epidemiológica em tempo real e de uma medicina personalizada graças a uma ferramenta básica, mas extremamente poderosa da biologia molecular.

Quer saber mais sobre Sequenciamento de DNA? Veja outros posts relacionados no blog da Neoprospecta.

 


  1. Faria NR et al. Zika virus in the Americas: Early epidemiological and genetic findings. Science, 352 (2016), pp. 345–349
  2. Informe Epidemiológico nº 50/2016 – Semana Epidemiológica 43/2016 (23/10 A 29/10/2016)
  3. Mellmann A et al. Prospective genomic characterization of the German enterohemorrhagic Escherichia coli O104:H4 outbreak by rapid next generation sequencing technology. PLOS ONE 6, e22751 (2011).
  4. Rohde H et al. Open-source genomic analysis of Shiga-toxin-producing E. coli O104:H4. N. Engl. J. Med. 365, 718–724 (2011).

Sobre o autor: Mauro Ortiz é biólogo, doutor em Genética (UFRGS), possui experiência em Biologia Molecular e Bioinformática. Atualmente é pós-doutorando no Laboratório Nacional de Computação Científica.