A chegada da COVID-19 trouxe uma série de mudanças para diversos setores, entre eles, o da qualidade. E neste cenário de transformações, muito tem se falado em Qualidade 4.0.
Mas afinal, o que é Qualidade 4.0?
Antes de começar a falar sobre Qualidade 4.0, precisamos falar sobre Indústria 4.0. O termo Indústria 4.0 foi citado pela primeira vez em 2011 e refere-se a Quarta Revolução Industrial. Esta revolução traz uma série de melhorias de produtividade, aumento da qualidade de processo e o uso de ferramentas que permitem a análise de dados para a tomada de decisões.
O conceito de Qualidade 4.0 está aliado ao conceito de Indústria 4.0 e abrange uma série de transformações e evoluções tecnológicas. Esta definição envolve uma gestão com foco em excelência. A Indústria 4.0 já é uma realidade e é preciso que a qualidade caminhe lado a lado nesta evolução. Sendo assim, podemos definir a Qualidade 4.0 como a gestão da qualidade em tempos de Indústria 4.0.
A gestão da qualidade na Indústria 4.0 busca impedir erros de produção que prejudicam o processo como um todo. Desta forma, é possível reduzir custos, aumentar a qualidade e produtividade, além de facilitar a tomada de decisões.
Algumas mudanças são percebidas no setor de Qualidade com a chegada da Qualidade 4.0, entre elas podemos citar um dos grandes desafios da Qualidade 4.0, que está relacionado com a satisfação dos clientes, que encontram-se cada vez mais exigentes. Além disso, podemos citar mudanças relacionadas a um maior monitoramento do processo produtivo e maior compartilhamento de dados entre os diferentes setores da empresa.
Os benefícios da Qualidade 4.0
A Qualidade 4.0 traz uma série de benefícios para a indústria, entre eles podemos citar:
- Diminuição de retrabalho: Uma cadeia integrada e automatizada, permite que possíveis erros sejam contornados de maneira mais eficaz. A otimização da gestão de falhas está diretamente relacionada à Qualidade 4.0.
- Decisões baseadas em dados: Transformar informações em decisões é um outro conceito da Qualidade 4.0. Erros de processo podem ser evitados através da tomada de decisões baseada em dados. O controle sobre os dados da produção industrial permite que decisões sejam tomadas de forma rápida e assertiva, sendo mais fácil planejar e executar estratégias. O controle sobre estes permite que decisões sejam tomadas de forma rápida e assertiva, sendo mais fácil planejar e executar estratégias.
- Maior qualidade dos serviços e produtos: Analisar e monitorar dados permite que as empresas visualizem os problemas e tomem ações de forma mais eficaz. Além disso, o monitoramento dos processos permite maior qualidade da mercadoria entregue ao cliente.
- Maior facilidade para descobrir a causa raiz dos problemas: A falta de informações que permitam a análise do processo dificulta a descoberta da causa raiz de determinados problemas. Com uma maior gestão dos dados este processo torna-se mais fácil e rápido.
- Redução de custos: Agir preventivamente e confiar nos sistemas utilizados garante redução de problemas nos processos, e como consequência, redução de perdas e custos.
- Melhoria de produtividade: Agir preventivamente é a chave da questão. Um sistema que permite a gestão das falhas nos processos permite que os gestores antecipem suas ações.
A COVID-19 e as transformações no mundo da Qualidade
Os benefícios da Qualidade 4.0 anteriormente mencionados podem ser evidenciados no atual cenário em que vivemos: a pandemia da COVID-19. Diversos conceitos citados estão sendo aplicados e sendo cruciais para o enfrentamento desta crise.
O profissional da qualidade mostrou-se ainda mais essencial diante deste cenário, relacionando-se diretamente com a contenção do avanço da COVID-19 dentro das empresas.
O momento em que vivemos exigiu que as empresas agissem de forma rápida e eficaz. Além disso, as empresas passaram a buscar agir preventivamente, para evitar uma piora da situação. Foi momento de utilizar as tecnologias disponíveis e tomar decisões estratégicas.
Referências
3 benefícios da Qualidade 4.0 para a indústria. Atlântico, 23 de ago de 2019. Disponível em: <https://www.atlantico.com.br/blog/plataformas-tecnologicas/3-beneficios-da-qualidade-4-0-para-a-industria/#:~:text=A%20aplica%C3%A7%C3%A3o%20da%20qualidade%204.0,ser%C3%A1%20a%20satisfa%C3%A7%C3%A3o%20dos%20clientes.>. Acesso em: 17 de jul de 2020.
Avanços da qualidade 4.0 na indústria. Blog da Qualidade, 21 de fev de 2019. Disponível em: <https://blogdaqualidade.com.br/qualidade-4-0-na-industria/>. Acesso em: 17 de jul de 2020.
Gestão da qualidade na indústria 4.0: o que vai mudar? TOTVS, 5 de abr de 2019. Disponível em: <https://www.totvs.com/blog/gestao-industrial/gestao-da-qualidade-na-industria-4-0/>. Acesso em: 17 de jul de 2020.
Qualidade 4.0 – Os desafios da nova era. Novidá. Disponível em: <https://www.novida.com.br/blog/qualidade-4-0/>. Acesso em: 17 de jul de 2020.