Primeiro, o que é o microbioma ?

É o conjunto dos genes dos microrganismos quando consideramos o habitat e as condições ambientais de onde eles estão e/ou foram produzidos.

Sabemos que a relação entre os alimentos e seu microbioma é fundamental para a qualidade e segurança dos alimentos.

Na última década, as técnicas de sequenciamento genético se consolidaram nos laboratórios de microbiologia de alimentos pois ampliaram o estudo das comunidades microbianas alimentares.

Por exemplo, comunidades microbianas benéficas podem ser responsáveis por características biológicas e organolépticas de alimentos fermentados.

Enquanto, podemos ter microrganismos indesejáveis presentes que se desenvolvem e podem afetar a qualidade dos alimentos, causando deterioração ou ser um risco para a saúde do consumidor.

 

O que torna o estudo do microbioma um diferencial ?

A microbiologia de alimentos tradicional é dependente de técnicas baseadas na cultura. E por isso, há limites de sensibilidade de detecção, não se consegue reproduzir fatores e condições de crescimento do habitat natural e podemos subestimar a diversidade microbiológica da amostra.

Técnicas independentes de cultura, baseadas na análise do material genético extraído diretamente da matriz alimentar, podem ajudar a superar essas limitações.

 

Por que devo entender o microbioma do alimento produzido ?

Com o sequenciamento de alto rendimento, como o que utilizamos na Neoprospecta, podemos caracterizar comunidades bacterianas em diferentes matrizes alimentares (como queijos, carnes e produtos fermentados de uma forma geral) e conferindo a variedade de complexidade dessas comunidades microbianas  e que são altamente específicas para cada produto.

O uso da matéria-prima, as práticas de fabricação e as características ambientais de uma região são alguns dos fatores que determinam a diversidade e a dinâmica das comunidades microbianas, bem como propriedades sensoriais e a qualidade do produto final.

 

Exemplos de aplicações dos estudos de microbioma de alimentos:

  • Caracterização da microbiota envolvida na fabricação e maturação de vários alimentos tradicionais fermentados.
  • Rastreabilidade de rotas e da difusão de contaminação.
  • Comparação de genoma: identificação de sorotipos  e genes de resistência a antibióticos.
  • Genomas de microorganismos importantes para fontes de pesquisa de origem geográfica.
  • Monitoramento do perfil microbiológico com foco no entendimento da deterioração alimentar.

 

Referência bibliográfica

Recent Past, Present, and Future of the Food Microbiome – Francesca De Filippis, Eugenio Parente and Danilo Ercolini.