O novo coronavírus, SARS-CoV-2, surgiu no final de 2019, em Wuhan, na China e espalhou-se rapidamente pelo mundo. Desde então, pesquisadores buscam descobrir a origem deste vírus e entender como ocorreu sua transmissão para humanos.

 

Os coronavírus

Os coronavírus pertencem a subfamília Coronavirinae, a família Coronaviridae e são da ordem Nidovirales. Esta subfamília é dividia em: alfacoronavírus, betacoronavírus, gamacoronavírus e deltacoronavírus. Quando relacionamos ao hospedeiro, geralmente alfa e betacoronavírus são os responsáveis por infectar mamíferos.

O novo coronavírus (SARS-CoV-2) é o sétimo conhecido por infectar humanos e causar doenças respiratórias. Destes, quatro são responsáveis por afetar o trato respiratório superior e causar sintomas leves (HCoV-229E, HCoV-OC43, HCoV-NL63 e HKU1). Já os outros três (SARS-CoV-1, MERS-CoV e o atual coronavírus, SARS-CoV-2) afetam o trato respiratório inferior e causam a Síndrome Respiratória Grave. O novo coronavírus é um betacoronavírus distinto do SARS-CoV-1 e do MERS-CoV.

O SARS-CoV-1 surgiu na China em 2003 e apresentou um índice de mortalidade de 9,5%, já o MERS-CoV surgiu em 2012, na Arábia Saudita e seu índice de mortalidade foi de 34%. No final de 2019 emergiu na China o SARS-CoV-2, este vírus, responsável pela COVID-19, espalhou-se rapidamente pelo mundo, sendo declarado em meados de março de 2020 uma pandemia, pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O novo coronavírus apresenta cerca de 80% de similaridade com o primeiro SARS.

É importante entender a origem deste vírus, bem como compreender de que forma o mesmo passou de animais para humanos e começou a ser transmitido de humanos para humanos. Sendo assim, diversos estudos buscam descobrir a origem do vírus SARS-CoV-2.

 

A origem do vírus SARS-CoV-2

Até o momento, os dados mostram a similaridade do genoma deste vírus com o encontrado em morcegos e pangolins. Com relação aos pangolins, um estudo mostra uma similaridade genética de 85,5 e 92,4% do atual coronavírus com o encontrado nestes animais. Já em relação aos morcegos, os dados são relativamente maiores, onde a similaridade genética encontrada foi de cerca de 96%.

Como no caso do SARS-CoV-1 e do MERS-CoV, o morcego é considerado a possível origem do novo coronavírus. Quando comparamos o genoma completo do SARS-CoV-2 e do vírus RaTG13, encontrado nos morcegos Rhinolophus affinis, existe uma similaridade de 96%. 

Depois do morcego, o coronavírus do pangolim foi o que se mostrou mais relacionado com o SARS-CoV-2. Em um estudo recente foi observado que quando compara-se a região RBD da proteína spike, o SARS-CoV-2 mostra-se muito semelhante ao coronavírus do pangolim.

Ou seja, apesar do vírus SARS-CoV-2 apresentar maior semelhança com o coronavírus encontrado em morcegos, RaTG13, quando comparamos o genoma completo de ambos, ao observar o domínio de ligação ao receptor (RBD) da proteína spike, notamos uma similaridade muito grande com o coronavírus de pangolins. Além disso, cinco principais resíduos de aminoácidos responsáveis pela ligação com a enzima conversora de angiotensina II (ACE2) são iguais entre o coronavírus de pangolins e o SARS-CoV-2.

 

Para saber mais sobre o vírus SARS-CoV-2, você pode escutar o segundo NeoCast da edição especial COVID-19. Nele, a Prof. Dra. Gislaine Fongaro, especialista em virologia e o Coordenador de PDI e Coordenador Técnico da Neoprospecta, Dr. Rafael Rodrigues de Oliveira, falaram mais sobre o novo coronavírus e discutiram sobre as suas possíveis origens. 

Você pode acessar o NeoCast clicando aqui.

 

Referências:

CHEN, Y. Emerging coronaviruses: Genome structure, replication, and pathogenesis. Journal of Medical Virology, p. 418-423, 2020.

LAM, T. Identifying SARS-CoV-2 related coronaviruses in Malayan pangolins. Nature, 2020.

LIMA, L. et al. As descobertas genômicas do SARS-CoV-2 e suas implicações na pandemia de COVID-19. Journal of Health & Biological Sciences, v. 8, p. 1-9.

ZHANG, T. et al. Probable Pangolin Origin of SARS-CoV-2 Associated with the COVID-19 Outbreak. Current Biology, p. 1346-1351, 2020.

ZHOU, H., et al. A Novel Bat Coronavirus Closely Related to SARS-CoV-2 Contains Natural Insertions at the S1/S2 Cleavage Site of the Spike Protein. Current Biology, p. 2196-2203, 2020.

ZHOU, P. et al. A pneumonia outbreak associated with a new coronavirus of probable bat origin. Nature, p. 270-275, 2020.