No terceiro episódio da edição especial de NeoCasts sobre a COVID-19, continuamos conversando sobre o protagonista desta pandemia: o vírus SARS-CoV-2. Para falar sobre o assunto, convidamos novamente com a Prof. Dra. Gislaine Fongaro, especialista em virologia e o Dr. Rafael Rodrigues de Oliveira, coordenador de PDI e Coordenador Técnico da Neoprospecta. Desta vez, também tivemos a participação da Dra. Joseane Biso de Carvalho, que compõe a equipe de PDI da Neoprospecta.

Neste episódio, a nossa especialista de produto, Angélica da Rosa, intermediou uma conversa entre estes três profissionais, sobre a presença do vírus SARS-CoV-2 em superfícies e ambientes

Separamos alguns tópicos principais sobre esta conversa, e ao final do texto, você pode escutar na íntegra este NeoCast. 

 

Tempo de permanência do vírus em diferentes materiais

Estudos que envolvem o tempo de permanência do vírus SARS-CoV-2 em diferentes materiais, baseiam-se em alguns modelos virais. 

O tempo de sobrevivência de um vírus depende de diversos fatores, entre eles, o material da superfície em que ele se encontra, a estrutura viral e condições ambientais. A estabilidade do vírus em uma superfície está relacionada a probabilidade da sua transmissão por contato.

Os convidados falaram sobre os estudos envolvendo o tempo de permanência do vírus e discutiram sobre os diversos fatores que podem influenciar na sua estabilidade.

 

Desenvolvimento da metodologia de detecção do vírus em superfícies

Os convidados falaram sobre as etapas envolvidas no desenvolvimento da metodologia utilizada pela Neoprospecta para detecção do vírus em superfícies. Também contaram sobre os resultados alcançados e como foi o processo de validação da metodologia.

Outro ponto importante da conversa, foi sobre o momento em que perceberam que deveriam desenvolver este método, quais foram as dificuldades encontradas durante este processo e os desafios envolvidos quando falamos de recuperar vírus de ambientes.

 

Os efluentes como forma de controle populacional

Os convidados falaram sobre o uso dos efluentes como forma de monitoramento da população como um todo. Eles comentaram sobre as análises de pools de fezes/esgoto para um biomonitoramento populacional, como forma de descobrir os tipos virais que estão circulando na população.

 

Se você ainda não assistiu os outros NeoCasts desta edição, clique e confira:

NeoCast #1: A visão dos especialistas no enfrentamento da pandemia, com o Dr Luiz Henrique Melo e participação especial do Dr Thiago Braz Novaes.

NeoCast #2: O grande protagonista de pandemia de COVID-19, com a Prof. Dra. Gislaine Fongaro e o Dr. Rafael Rodrigues de Oliveira 

 

Aperte no play e escute o terceiro NeoCast desta edição especial sobre a COVID-19.

Saiba mais sobre a permanência do vírus SARS-CoV-2 em superfícies e ambientes.

Não perca!