Hoje iniciamos uma edição especial do NeoCast, onde compartilharemos informações sobre a COVID-19 pela visão dos nossos convidados. Estes podcasts terão a participação de diferentes profissionais, da área da saúde, indústria e pesquisadores.

Neste primeiro episódio, a nossa especialista de produto, Angélica da Rosa, conversou com o Dr. Luiz Henrique Melo, médico infectologista e atual coordenador do centro de triagem de Joinville. Também tivemos a participação especial do Dr. Thiago Braz Novaes, médico do trabalho a serviço de algumas empresas de Joinville e região.

Nesta conversa contextualizamos a doença, falamos sobre o atual cenário da pandemia no Brasil e em Santa Catarina e tivemos relatos das experiências e contribuições dos convidados em relação a COVID-19, como por exemplo, a implantação do núcleo de COVID-19 em Joinville.

A seguir daremos alguns spoilers dos destaques deste NeoCast e ao final deste texto você tem acesso a conversa na íntegra.

 

Contextualizando a pandemia a partir da análise da estratégia de contenção em Joinville (SC)

O Dr. Luiz Henrique Melo contou nesta conversa sobre como foi a criação do núcleo de COVID-19 em Joinville, que hoje conta com um centro de triagem, um de testagem e outro de logística.

Além disso, falou sobre o sucesso das medidas de contenção tomadas pelo município e o “preço pago por este sucesso”. E também sobre as pesquisas que estão sendo realizadas em parceria com os acadêmicos da Univille e da Unisociesc.

 

Formas de transmissão

A transmissão da COVID-19 pode ser respiratória, por gotículas produzidas quando a pessoa espirra, tosse ou fala. Outra via de transmissão é através das superfícies.

Foi destacado durante a conversa algumas importantes medidas de controle. Além do correto uso das máscaras, a falsa segurança passada por este item e a importância do uso das máscaras pela população em geral, relacionando com os portadores assintomáticos.

 

Testes disponíveis e suas aplicações

Cada teste possui suas vantagens e momentos de aplicação, é importante entender primeiramente o ciclo da doença para saber qual teste é adequado em qual momento da mesma. Os testes disponíveis são por RT-PCR, onde se detecta o vírus, e os testes rápidos, onde se detecta o anticorpo.

O Dr. Luiz Henrique chama atenção para a importância da testagem dos indivíduos assintomáticos com base na estratégia de: Testar, Rastrear e Isolar. Além disso, falou sobre as 3 formas da pessoa ser considerada assintomática, e a necessidade de entender o por quê do teste RT-PCR nestes casos e uso do teste rápido.

 

O Brasil como novo epicentro da doença

Uma pandemia se estrutura basicamente nos hábitos populacionais. Além disso, a estrutura do sistema de saúde é de grande importância. Porém, mesmo países com uma excelente estrutura de saúde tiveram grandes problemas com a COVID-19.

Um comentário interessante foi sobre os hábitos populacionais brasileiros e a facilidade de disseminação do vírus, e a relação com o sufocamento do sistema de saúde.

 

Ações estratégicas para empresas

Como médico do trabalho, o Dr. Thiago Braz Novaes, nos apresentou algumas recomendações que tem dado às empresas diante do cenário atual e falou sobre os desafios no enfrentamento da COVID-19.

O médico dividiu as ações estratégicas em 5 tópicos que permitem um trabalho mais seguro e saudável, sendo eles:

  1. Comunicação
  2. Isolamento e distanciamento social
  3. Higienização
  4. Monitoramento da saúde dos colaboradores
  5. Protocolo de testes

 

Para monitoramento e pesquisa da pandemia, parâmetros como as especificações do local e sua estratégia de enfrentamento, devem ser criteriosamente analisados.

Aperte no play e escute o primeiro NeoCast da edição especial COVID-19.

Saiba também a opinião do Dr. Luiz Henrique sobre os próximos dias, como lidar com o atual cenário e os estudos sobre tratamentos da COVID-19. Não perca!