Atualizado em: 02/03/2023

O monitoramento ambiental visa fornecer segurança para produção dos alimentos. A chegada da COVID-19, por exemplo, fez os cuidados com higienização redobrarem, devido seu papel no bloqueio da disseminação do novo coronavírus. Garantir que este processo seja efetivo é essencial, para isso, a validação e o monitoramento periódico se fazem necessários.

A detecção do vírus SARS-CoV-2 em uma embalagem de frango congelado importado pela China de um frigorífico brasileiros trouxe impactos. E entre suspensões e retiradas de vetos, novas exigências vêm surgindo.

 

Importações e exigências do mercado externo

Em meados de agosto de 2020, após o governo da cidade de Shenzhen, na China, ter anunciado a detecção do vírus SARS-CoV-2, responsável pela COVID-19, em uma embalagem de asas de frango congeladas, importadas pelo país asiático de um frigorífico brasileiro, diversos impactos foram sentidos. Entre eles, as Filipinas anunciaram a suspensão da importação de carne de frango do Brasil. 

Quase um mês deste episódio, as Filipinas retomaram as importações, após garantias de medidas contra a COVID-19 tomadas pelo Brasil. Apesar da retirada desta suspensão, o Departamento de Agricultura das Filipinas apresentou uma nova exigência. Ele requisita que as embalagens de frango provenientes do Brasil possuam um selo, que garanta o manuseio correto e a aplicação de medidas de higiene rígidas. 

Recentemente, o mercado frigorífico se deparou com um desafio que novamente fechou as portas do mercado externo: o mal da vaca louca. O Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) confirmou em Fevereiro de 2023 um caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) (mal da “vaca louca”) em um animal macho de 9 anos de uma pequena propriedade no município de Marabá (PA).

As amostras estão sendo analisadas pelo laboratório de referência da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), para confirmar se o caso é atípico. Enquanto os resultados saem, investigações epidemiológicas já estão sendo realizadas no local. 

O caso vem repercutindo devido ao protocolo oficial que SUSPENDEU temporariamente as exportações para a China desde a quinta-feira (23/02/2023). 

Tanto o caso de COVID-19 como o mal da vaca louca envolvem fatores ambientais, que precisam ser monitorados para evitar contaminação de produtos ou de outros animais.

 

Monitoramento ambiental: Como a Neoprospecta pode atuar?

A higienização é um procedimento essencial para evitar a disseminação de contaminantes microbiológicos. A validação e o monitoramento deste procedimento garante que o mesmo está sendo de fato efetivo.

Entre as soluções desenvolvidas pela Neoprospecta, está o monitoramento ambiental. Além das análises realizadas nos high touch points, utilizando como metodologia o RT-PCR, o monitoramento ambiental realizado pela Neoprospecta envolve uma solução completa. Disponibilizamos uma consultoria especializada dos nossos pesquisadores, que estudam o fluxo da empresa e definem o plano amostral necessário. Esta solução também garante análises periódicas para o monitoramento dos pontos definidos e visualização dos resultados por meio de um software, com a ferramenta mapa de risco.

A partir de uma avaliação técnica feita por um pesquisador da Neoprospecta, é possível comprovar a eficácia das medidas já tomadas pela empresa no combate a contaminante microbianos em ambientes. Com os resultados das análises de RT-PCR para detecção de bactérias, vírus e fungos no ambiente e o mapeamento da origem do problema,  o pesquisador consegue propor medidas de biosegurança específicas para cada unidade ou processo. Assim, ações que garantam a segurança do ambiente de produção e a qualidade dos processos podem ser tomadas.

Segurança e qualidade industrial

Com esta solução, a Neoprospecta emite um selo próprio, garantindo que a empresa possui monitoramento ambiental para micro-organismos, como o vírus SARS-CoV-2. Com isso, conseguimos fornecer segurança tanto para as indústrias de alimentos como para os consumidores. Todo este suporte é realizado com base nas recomendações das agências internacionais e nacionais. Com isso, garantimos as melhores práticas para o gerenciamento de riscos.

Além do monitoramento ambiental, uma outra solução também garante a segurança para exportação. A metodologia de RT-PCR também é aplicada para detecção do vírus SARS-CoV-2 nas embalagens e nos alimentos. Estas soluções são uma garantia para as indústrias de alimentos neste momento de incertezas.

 

Quer falar diretamente com os nossos especialistas e entender como podemos auxiliar você? Clique aqui !

Você já acessou o nosso Microbook sobre Higienização e Sanitização? Clique aqui e acesse este material gratuito e exclusivo.