O Brasil é um dos mais importantes produtores de carne bovina no mundo, resultado de décadas de investimento em tecnologia que elevou não só a produtividade mas também a qualidade do produto brasileiro. Nesse cenário, é importante garantir a qualidade higiênico-sanitário da planta de processamento, uma vez que estudos mostram que produtos de origem animal são o vínculo mais frequente de casos de surtos de doenças transmitidas por alimentos.

Dentre as principais está a listeriose, infecção bacteriana provocada pela Listeria monocytogenes, microrganismo que difere da maioria dos patógenos alimentares devido a sua capacidade de sobreviver a condições ambientais adversas, crescer em uma ampla faixa de temperatura (1–45 ° C), sobreviver a uma ampla faixa de pH (4,5–9,6), alta concentração de sal (10 a 15 % NaCl) e atividade de água muito baixa (aw = 0,94), fatores que dificultam a sua eliminação.

 

Listeria monocytogenes em frigoríficos

Em frigoríficos, a L. monocytogenes pode ser encontradas no ambiente de processamento, em pisos, ralos, equipamentos, facas, mesas e paredes, bem como no produto final, por contaminação cruzada. Um estudo realizado em um frigorífico de Pelotas/RS, analisou amostras coletadas do ambiente e dos equipamentos e detectou a presença de Listeria monocytogenes em 21% e 20,8% das 19 amostras de ambientes e 24 amostras de equipamentos, respectivamente. A presença do microrganismo nesse ambiente pode ser um indicativo de deficiência no processo de limpeza e sanitização, de uma etapa ou do processo como um todo. Devido a isso, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou a Instrução Normativa nº 09, de 8 de abril de 2009, onde estabelece critérios e procedimentos para a implementação dos Procedimentos de Controle para o microrganismo, a fim de auxiliar no monitoramento e garantia da segurança desses produtos.

A falha no processo de higienização do ambiente produtivo juntamente com a capacidade de adesão do microrganismo, pode se tornar uma fonte potencial de contaminação e levar à formação de biofilmes. Isso implica em prejuízos industriais, pois os biofilmes são de difícil remoção, conduzindo a sérios problemas de higiene e perdas econômicas. Como consequência, podem-se destacar a contaminação do produto final, estragos em equipamentos devido a biocorrosão, perda de pressão em tubulações, e ainda a resistência do microrganismo aos sanitizantes empregados.

 

Prevenção da Listeria monocytogenes

Como estratégia importante para a prevenção de L. monocytogenes no processamento, deve-se adotar um conjunto de procedimentos que abrangem as Boas Práticas de Fabricação (BPF), os Procedimentos Padrão de Higiene Operacional (PPHO) e o Programa de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC).  Assim, o monitoramento através de análises para detecção devem ser feitas rotineiramente, para garantir que os processos de higienização adotados estão sendo eficazes para a eliminação do microrganismo.

Um ponto importante a ser levado em consideração no momento da escolha do método para a análise é a agilidade na obtenção dos resultados. Quanto mais rápido o resultado, mais rápida será a tomada de decisão para a eliminação da contaminação, além de ser possível fazer a retirada de lotes contaminados do mercado, por exemplo. Como alternativa à microbiologia convencional, que demanda mais tempo para a apresentação dos resultados, os métodos envolvendo microbiologia molecular, como a metodologia de detecção por PCR, apresenta diversas vantagens por ser um método rápido e objetivo. Métodos desenvolvidos recentemente para a detecção de Listeria monocytogenes são rápidos, pois não necessitam de etapa de cultivo em laboratório e apresentam sensibilidade para detectar a presença do patógeno mesmo quando a bactéria ou o DNA estão em baixas concentrações, tonando-se um ótimo aliado a indústria frigorífica.

 

Referências

BRASIL. MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO. Instrução Normativa n°. 09 de abril de 2009.  Dispões sobre Procedimentos de controle da Listeria monocytogenes em produtos de origem animal prontos para o consumo. 2009.

MONTEIRO, F.C.; SAMULAK, R. L.; MONTANHINI, M. T. M.; BITTENCOURT, J. V. M. Ocorrência de Listeria monocytogenes em abatedouro-frigorifico de suínos da região dos campos gerais. Revista GEINTEC, vol. 4, n.5, p.1583 -1593, 2014.

MOURA, G. F.; TOMBORELLI, P. M.; CARVALHO, P. M. R.; SIGARINI, C. O.; CARVALHO, F. T.; VIEIRA. B.; FIGUEIREDO, E. E. S. Listeria monocytogenes and Other Species as Persistent Contaminants in the Processing of Chicken Meat. Journal of Applied Poultry Research, v. 28, ed. 2, 1, p.  470-478, 2019.

PIZZOLITTO, E. L.; PISSOLITTO, A. C.; POSETTI, G. L. Chemical and microbiological evaluation of the internal surfaces of aluminium tubes both unline and lined with epoxy resin by means of the stereoscope and scanning electron microscope. Brazilian Journal of Microbiology, v. 32, p. 340-344, 2001.

VALLIM, D.C.; HOFER, C. B.; LISBÔA, R. C.; BARBOSA, C.A.;  RUSAK,  L A.; REIS, C. M. F.; HOFER, E. Twenty years of Listeria in Brazil: occurrence of Listeria species and Listeria monocytogenes serovars in food samples in Brazil between 1990 and 2012. BioMed Res. Int., pp. 1-8, 2015.

VON LAER, A., Mapeamento da contaminação por Listeria monocytogenes em uma planta de processamento de lingüiça mista frescal através de sorologia e PFGE. Pelotas, 2004.79f. Dissertação de mestrado (Mestrado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2004.

 

Sobre a autora

Priscila Policarpi é graduada em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e mestre em Ciência dos Alimentos também pela UFSC.