Saúde
Disbiose e esclerose múltipla
A esclerose múltipla é uma doença inflamatória autoimune do sistema nervoso central (SNC), que causa deficiência neurológica. Diversos estudos apontam que há uma alteração na composição da microbiota intestinal (disbiose) de pacientes com a doença, o que pode contribuir para a patogenicidade. Este artigo busca descobrir os mecanismos envolvidos nesse processo através de dois estudos independentes que combinam sistemas experimentais in vitro e in vivo.
A gut feeling about multiple sclerosis
PNAS – Proceedings of the National Academy of Sciences
http://www.pnas.org/content/114/40/10528.extract
Entendendo o papel da microbiota no risco de aquisição de HIV
O HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) é transmitido por via sexual e mulheres que apresentam inflamações genitais correm risco cerca de três vezes maior de aquisição do vírus. Os fatores que levam à inflamação genital ainda não são bem compreendidos, porém há uma relação entre a Vaginose Bacteriana (síndrome originada pelo desequilíbrio da composição microbiana vaginal) e uma maior susceptibilidade a infecções transmitidas sexualmente e HIV. Nesta pesquisa, a microbiota e sua relação com inflamação vaginal é estudada em 168 adolescentes sul-africanas sem HIV de 16-22 anos.
Microbial composition predicts genital tract inflammation and persistent bacterial vaginosis in adolescent South African women.
Infection and Immunity
http://iai.asm.org/content/early/2017/10/11/IAI.00410-17.abstract
Microbiota: uma questão financeira
Muitos estudos apontam a importância da dieta na composição da microbiota intestinal, além dos fatores genéticos do hospedeiro. Condições de disbiose, na qual a constituição da microbiota está alterada, relacionam-se com a ocorrência de diversas doenças, tais como a Doença Inflamatória Intestinal, Diabetes e até mesmo Esclerose Múltipla, como no artigo citado acima. Tendo em vista que há diferenças entre o estilo de alimentação entre grupos socioeconômicos e consequente variação nutricional, este artigo de opinião sugere que a desigualdade econômica é um fator que contribui para a disparidade de saúde entre populações de baixa e alta renda em países de alta renda.
How poverty affects diet to shape the microbiota and chronic disease
Nature Reviews Immunology
https://www.nature.com/articles/nri.2017.121
Alimentos
Next Generation Sequencing para a indústria de alimentos
Os microrganismos apresentam um papel fundamental na indústria alimentícia, por realizar diversos processos de transformação dos compostos químicos dos alimentos. Por tal razão, os cientistas de alimentos buscam descrever as espécies presentes em vários substratos, alimentos e bebidas e as variações da microbiota durante processos como fermentação e maturação dos alimentos. Atualmente, com as novas tecnologias de sequenciamento de DNA de Nova Geração (NGS), é possível caracterizar essas comunidades e identificar genes funcionalmente importantes. O presente trabalho descreve as aplicações da tecnologia NGS e a importância da bioinformática para a indústria de alimentos.
Next Generation Sequencing: problems and opportunities for next generation studies of microbial communities in food and food industry
Current Opinion in Food Science
http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2214799317300243
De olho na segurança dos alimentos
A microbiota de produtos alimentícios, em especial de carnes, tem um papel importante na vida útil dos produtos e na sua segurança dos alimentos. É muito importante compreender a dinâmica das populações bacterianas neste produtos para encontrar melhores métodos de preservação e prolongar a vida útil. Os pesquisadores deste trabalho utilizaram métodos tradicionais de cultura, qPCR e sequenciamento do marcador de DNA 16S para caracterizar a microbiota de coxas de frango armazenadas em embalagens com atmosfera modificada e compreender a influência deste método de preservação.
Diversity of bacterial communities in French chicken cuts stored under modified atmosphere packaging
Food Microbiology
http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0740002017301107
Ambiental
Solução que vem do mar
A biotecnologia é uma área do conhecimento que utiliza a natureza como matéria-prima para o desenvolvimento de novos produtos e processos. O ambiente marinho, em especial o microbioma, é uma importante fonte de recursos genéticos e já permitiu a descoberta de diversos produtos farmacêuticos, biopolímeros e enzimas. No entanto, o microbioma marinho é muito menos estudado e compreendido que o de ambientes terrestre, por sua dificuldade de obtenção de amostra e manutenção dos microrganismos em laboratório. Este artigo discute o potencial dos microrganismos marinhos na busca de moléculas naturais de importância industrial e algumas ferramentas moleculares fundamentais neste tipo de pesquisa.
Marine microbiome as source of natural products
Microbial Biotechnology
http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/1751-7915.12882/pdf