Saúde

Obesidade: culpa das bactérias?

A microecologia intestinal é considerada um dos principais fatores ambientais que provocam alteração do estado metabólico do hospedeiro humano, influenciando a taxa de processamento de nutrientes e armazenamento de energia. A composição das bactérias intestinais é alterada pela dieta, pois os nutrientes presentes são utilizados como fonte de energia e podem favorecer algumas espécies em relação a outras, e consequentemente, a produção de metabólitos bacterianos. Este estudo de revisão discute a relação entre microbioma, dieta e obesidade e traz insights sobre possíveis maneiras de prevenir e remediar a obesidade.

Is there a relationship between intestinal microbiota, dietary compounds, and obesity?

Trends in Food Science & Technology

http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0924224417304727

De olho nos biomarcadores

A ocorrência de doenças intestinais, tais como a Colite Ulcerativa e a Doenças de Crohn, apresenta forte correlação com a alteração da microbiota intestinal, observada em diversos estudos. No entanto, ainda não estão bem claros quais são os biomarcadores microbianos universais para estas condições. A presente pesquisa analisou mais de 3000 amostras de composição microbiana intestinal (marcador de rDNA 16S), obtidas de bancos de dados públicos, e realizou uma meta-análise visando identificar biomarcadores para doenças intestinais.

Identification of universal gut microbial biomarkers of common human intestinal diseases by meta-analysis

FEMS Microbiology Ecology

https://academic.oup.com/femsec/advance-article/doi/10.1093/femsec/fix153/4604777

A vez dos fungos

Embora utilize-se comumente o termo “microbioma”, a maior parte dos estudos costuma analisar apenas o componente bacteriano. Recentemente o “micobioma”, ou seja, microbioma fúngico, tem começado a ter sua importância reconhecida, principalmente em estudos que analisam microbioma intestinal de indivíduos doentes. O trabalho indicado neste item apresenta uma análise da composição fúngica de 317 amostras do Projeto Microbioma Humano (HMP), contribuindo significativamente para a compreensão da microecologia intestinal.

The gut mycobiome of the Human Microbiome Project healthy cohort

Microbiome

https://microbiomejournal.biomedcentral.com/articles/10.1186/s40168-017-0373-4

 

Food

Salmoura bacteriana

A salmoura é o método mais utilizado para aumentar o teor de sal do queijo e é realizada através da imersão do produto por um período de tempo, que pode variar entre alguns minutos até vários dias. Este é um passo fundamental da produção da maioria dos tipos de queijo. A salmoura, no entanto, é raramente trocada, portanto é importante conhecer sua carga microbiana. A utilização de sequenciamento de DNA de Nova Geração (Next Generation Sequencing) para identificação de microrganismos mostra-se como uma ferramenta importante, que permite a identificação de gêneros e a observação de bactérias não-cultiváveis. Esta pesquisa apresenta uma análise da composição bacteriana de 19 salmouras de plantas industriais italianas e sua correlação com propriedades físico-químicas, como teor de NaCl e pH.

Diversity within Italian Cheesemaking Brine-Associated Bacterial Communities Evidenced by Massive Parallel 16S rRNA Gene Tag Sequencing

Frontiers in Microbiology

https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fmicb.2017.02119/full

Segurança alimentar rastreada pelo DNA

O sequenciamento do genoma completo de patógenos alimentares, tais como Salmonella, Escherichia coli, Listeria, Campylobacter e Vibrio, fornece informação sobre a composição genética destes indivíduos. Tais dados auxiliam na caracterização de surtos, determinação da causa raiz de uma contaminação, identificação de atributos relacionados a virulência e patogenicidade, entre outras aplicações. Esta revisão discute um pouco da importância de conhecer os arcabouços genéticos dos patógenos alimentares e discute a aplicação do sequenciamento genômico completo na garantia da segurança alimentar.

Genomics of foodborne pathogens for microbial food safety

Current Opinion in Biotechnology

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0958166917301398

Ambiental

Microbioma & plantas: uma relação ganha-ganha

O recente desenvolvimento de novos métodos de sequenciamento de DNA permitiu uma análise mais acuradada composição do microbioma associado às plantas. Tais perfis microbiológicos são componentes-chave na saúde das plantas, o que ressalta a importância da utilização de bioinoculantes como solução para um melhor desenvolvimento vegetal. Este artigo discute a interação planta-microbioma e suas possíveis aplicações biotecnológicas.

Understanding the holobiont: the interdependence of plants and their microbiome

Current Opinion in Microbiology

http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1369527417300425

 

Caroline Salvati é Biotecnologista Molecular formada pela UFRGS e atua como Assistente de Laboratório na Neoprospecta e Líder de Produção de Vídeos no Profissão Biotec.