Apesar do nome, a Megabacteriose é uma doença causada por um fungo em formato de bacilo chamado Macrorhabdus ornithogaster – habitualmente encontrado na flora normal do estômago das aves (pro-ventrículo). Esse fungo é um agente patogênico oportunista, o que significa que ele se aproveita da fragilidade do sistema imunológico para se desenvolver.

De acordo com suas características, foi classificado como um fungo ascomiceto anamórfico, que habita principalmente o proventrículo e ventrículo de diversas aves, mas que também pode ser encontrado em glândulas superficiais (uropigiais e anexas) das aves (Cubas et al., 2014). É uma doença oportunista de distribuição mundial em aves, tanto doméstica quanto selvagens (Goossens, 2015).

Situações que causem o rompimento do equilíbrio hospedeiro-fungo podem favorecer a instalação da doença. São elas: muda de penas, produção de ovos, mudanças climáticas e/ou ambientais e condições sanitárias inadequadas.

A causa principal de transmissão da megabacteriose são as aves portadoras assintomáticas que contaminam o ambiente através da expulsão do fungo em suas fezes. Outro modo de transmissão é a alimentação dos filhotes através da regurgitação.

 

Qualidade microbiológica da água: evitando o contágio.

Baseado no prolongado tempo de sobrevivência de alguns microrganismos patogênicos na água e o grande número de aves que têm acesso à mesma fonte de água, a transmissão hídrica assume um fundamental papel na epidemiologia de várias enfermidades aviárias, inclusive a megabacteriose

A contaminação da água por agentes patogênicos pode ocorrer na fonte de captação da água (nascentes, poços artesianos, poços rasos), na tubulação que conduz a água ao galpão e/ou nos bebedouros (através de secreções ou excreções das aves).

Doenças bacterianas, fúngicas, virais e por protozoários podem ser veiculadas pela água das aves.

 

Desinfecção e isolamento

A desinfecção na portaria de acesso à granja tem que ser respeitada também. As opções para a instalação de um sistema podem variar desde um arco de desinfecção, bomba de aspersão motorizada ou outro método capaz de garantir a higienização e desinfecção de veículos.

Todos esses métodos de desinfecção e sanitização podem ser validados e testados por várias metodologias.

 

Métodos tradicionais de detecção e suas limitações

Muitos laboratórios de análises utilizam métodos tradicionais de cultivo para mostrar a contaminação de bactérias em alimentos. Esses métodos, porém, são extremamente trabalhosos, requerendo um tempo considerável para a entrega dos resultados.