As medidas preventivas são a melhor forma de se evitar maiores perdas. Estudos mostram a capacidade do novo coronavírus permanecer ativo por dias em determinadas superfícies, tornando-se um problema para as indústrias. 

 

As ações preventivas mostram-se essenciais em diversos cenários. Atualmente lidamos com um agente biológico, o que remete a importância de outros microrganismos que estão no nosso cotidiano e no da indústria.

 

MEDIDAS PREVENTIVAS NA DETECÇÃO DO VÍRUS SARS-CoV-2 EM SUPERFÍCIES

Como citado no texto COVID-19: Portadores assintomáticos e transmissão via superfícies, o novo coronavírus tem a capacidade de se manter ativo em determinadas superfícies, como plástico, aço inoxidável e papelão, por horas e até dias. Este fato faz com que o vírus torne-se um problema dentro da indústria de alimentos. Alguns destes materiais são frequentemente utilizados e podem ser potenciais fontes de disseminação do vírus.

Análises de biologia molecular nos permitem a identificação ambiental deste vírus, possibilitando agir preventivamente. A análise RT-PCR tem sido considerada a análise mais indicada para a detecção da COVID-19, podendo ser utilizada na identificação do vírus em superfícies.

O teste molecular RT-PCR permite analisar diretamente o material genético do vírus, o seu RNA. Dessa forma, possui alta sensibilidade e é considerado padrão-ouro no diagnóstico da COVID-19. 

Estes testes podem ser utilizados nas indústrias como parte de uma plano de gerenciamento preventivo, para verificar se as superfícies da planta de processamento se encontram contaminadas ou livres do vírus. No caso de superfícies contaminadas, para manter a operação segura, ações corretivas e preventivas podem ser direcionadas por meio de um plano de ação. 

 

MEDIDAS PREVENTIVAS E SUA IMPORTÂNCIA

Ações preventivas possuem o objetivo de eliminar causas potenciais de um possível problema, evitando que ele ocorra. Hoje em dia é comum observarmos várias empresas agindo desta maneira em relação aos problemas microbiológicos. Agir de maneira corretiva pode gerar grandes perdas financeiras para sua empresa. 

As empresas já estão correndo atrás de estratégias e procurando validar suas soluções, para lidar com problemas microbiológicos. E atualmente existem no mercado opções de testes ambientais, para agir de forma preventiva e evitar maiores problemas.

Vamos mostrar um outro exemplo? Alguns países não tomaram de imediato as medidas indicadas pelas autoridade de saúde e mantiveram suas atividades, os reflexos chegaram. 

Na Itália, por exemplo, ao final do mês de fevereiro, haviam poucos casos confirmados do novo coronavírus, a maioria registrado no norte do país. Governos regionais passaram a tomar medidas preventivas para proteger a população, porém alguns tiveram seus decretos anulados. Dias depois a COVID-19 se espalhou de forma desastrosa pelo país, forçando o isolamento social. O primeiro-ministro do país se pronunciou enfatizando a importância da atenção preventiva com a COVID-19.

Em contrapartida, a Coréia do Sul tomou atitudes preventivas que conseguiram “achatar a curva” e impedir a piora da situação. Foram realizados testes em massa na população e as pessoas positivas para o vírus foram rastreadas, para saber com quem haviam tido contato. Assim, diversas pessoas possivelmente contaminadas foram testadas e colocadas em quarentena, evitando que contaminassem outras pessoas. 

A forma preventiva e assertiva com que a Coréia do Sul lidou com a situação, fez com que o país atingisse uma taxa de mortalidade consideravelmente menor que a média mundial, se tornando um exemplo no controle da pandemia.

Locais onde a COVID-19 evoluiu tiveram custos onerosos com o controle da doença. Países que agiram de forma preventiva e evitaram uma piora da situação, agora conseguem utilizar seus recursos de outra maneira.

 

MEDIDAS PREVENTIVAS: SERÁ QUE ESTE É UM PROBLEMA APENAS DA COVID-19?

A COVID-19 pontuou assuntos que repetem-se há anos na indústria e não recebem a atenção devida, ocasionando grandes perdas financeiras. Podemos citar os biofilmes como exemplo. E a relação entre este dois assuntos está exatamente na forma de lidar com o problema.

Biofilme é um conjunto de microrganismos que aderem-se a uma superfície e ocasionam enormes problemas dentro da indústria de alimentos. Eles podem resistir a agentes antimicrobianos, e podem contaminar os alimentos, acarretando em perdas financeiras. Apesar disso, por falta de metodologias para prever este problema, ele acaba ocasionando perdas e sendo resolvido com medidas corretivas.

O que queremos dizer com isso? Que hoje o assunto em pauta é a COVID-19, mas diversos outros problemas microbiológicos dentro da indústria de alimentos podem ser evitados de uma mesma forma: através de medidas preventivas!

 

 

REFERÊNCIAS

As lições contra o coronavírus que Coreia do Sul e China podem dar ao mundo, incluindo o Brasil. EL PAÍS, 30 de mar de 2020. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/internacional/2020-03-30/as-licoes-contra-o-coronavirus-que-coreia-do-sul-e-china-podem-dar-ao-mundo-incluindo-o-brasil.html>. Acesso em: 4 de mai de 2020.

Entenda por que a Coréia do Sul é exemplo mundial no combate ao coronavírus. Setor Saúde, 3 de abr de 2020. Disponível em: <https://setorsaude.com.br/entenda-por-que-a-coreia-do-sul-e-exemplo-mundial-no-combate-ao-coronavirus/>. Acesso em: 4 de mai de 2020.

FLACH, J., KARNOPP, C., CORÇÃO, G. Biofilmes formados em matéria-prima em contato com leite: fatores de virulência envolvidos. Acta Scientiae Veterinariae, v. 33(3), p. 291-296, 2005.

Itália muda estratégia contra o coronavírus para combater o alarmismo e proteger a economia. EL PAÍS, 28 de fev de 2020. Disponível em: <https://www.osul.com.br/italia-ainda-nao-atingiu-o-pico-do-contagio-do-coronavirus-diz-o-chefe-de-saude-nacional-do-pais/>. Acesso em: 4 de mai de 2020.

Itália pagou preço alto ao resistir a medidas de isolamento social para conter coronavírus. EL PAÍS, 25 de mar de 2020. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/internacional/2020-03-25/italia-pagou-preco-alto-ao-resistir-a-medidas-de-isolamento-social-para-conter-coronavirus.html>. Acesso em: 4 de mai de 2020.

Ministério da Saúde. Boletim COE COVID-19. Doença pelo Coronavírus 2019: Especial Vigilância Epidemiológica Laboratorial. 2020. Disponível em: https://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2020/April/19/BE12-Boletim-do-COE.pdf