O caso que será contado envolveu a necessidade de uma empresa de pescados que buscou a Neoprospecta com o objetivo de  confirmar a(s) espécie(s) de peixe presente(s) nas amostras de seus fornecedores. Para atender esta demanda, foi utilizada uma solução da Neoprospecta: o DMD Food Defense – Carne de peixe.

 

Adulterações intencionais: Food defense e Food fraud

Segundo o Food Safety System Certification 22000 (FSSC 22000) as adulterações podem ser divididas em intencionais e não intencionais. Dentro das adulterações não intencionais podemos citar o conceito de Food Safety e Food Quality. Já as adulterações intencionais englobam os conceitos de Food Defense e Food Fraud

A diferença entre Food Defense e Food Fraud está na motivação da adulteração. Enquanto no Food Defense a motivação é causar prejuízos para os consumidores ou para as empresas de forma ideológica ou comportamental, no Food Fraud a adulteração é movida por ganhos econômicos

Apesar da motivação do Food Fraud estar relacionada a ganhos econômicos, ele pode resultar em riscos à saúde dos consumidores. Neste sentido, podemos citar como exemplo a ocultação da presença de substâncias alergênicas nas embalagens.

De acordo com o U.S. Food & Drug Administration (FDA), o conceito de Food Defense está ligado a todo esforço de proteção dos alimentos contra atos de adulteração intencional.

 

Estudo de caso: Amostra de peixe

Uma empresa de pescados procurou a Neoprospecta com o objetivo de confirmar a(s) espécie(s) de peixe presente(s) nas amostras de seus fornecedores. Para isso, foi utilizada uma solução da Neoprospecta, chamada DMD Food Defense – Carne de Peixe

Esta solução possibilita a avaliação da amostra e a identificação das espécies de peixe presentes na mesma, através da técnica de PCR Multiplex. Com ela, conseguimos confirmar a espécie de peixe presente na amostra, evitando possíveis adulterações intencionais.

O estudo de caso de hoje busca mostrar de que forma a Neoprospecta atuou neste projeto e apresentar a análise de DMD Food Defense – Carne de peixe, uma solução procurada por empresas de pescado para validação de fornecedores, a partir da confirmação da espécie de peixe entregue.

 

DMD Food Defense – Carne de peixe: A solução

O DMD Food Defense – Carne de Peixe é uma solução que permite a identificação das espécies de peixe presentes em uma amostra utilizando a técnica de PCR Multiplex.

A reação em cadeia da polimerase (PCR) é uma técnica de biologia molecular sensível e específica que permite a detecção do material genético. Esta técnica baseia-se em três etapas principais, sendo elas: a desnaturação da dupla fita de DNA, o anelamento dos primers (iniciadores) na fita simples de DNA e a extensão e polimerização da fita.

A PCR Multiplex, utilizada na análise de DMD Food Defense – Carne de Peixe, é uma modificação da reação em cadeia da polimerase. Devido a utilização simultânea de vários primers, regiões diferentes do DNA são amplificadas ao mesmo tempo. O objetivo desta técnica é a detecção de diferentes sequências de DNA em uma mesma reação. Ou seja, com esta técnica é possível realizar a diferenciação entre várias espécies de forma simultânea. Com isso, a entrega dos resultados se torna mais rápida.

Para a análise de DMD Food Defense – Carne de Peixe é realizado uma PCR Multiplex utilizando 3 pares de primers. O primeiro é um primer universal, que identifica a maior parte das espécies de peixes. O segundo é um primer para elasmobrânquios (exemplo: tubarões e arraias). Já o terceiro é um primer específico para espécies de atum

 

Infográfico DMD Food Defense – Carne de peixe

 

Outras aplicações

Assim como apresentado neste NeoScience, o uso de primers específicos permite que novos alvos sejam buscados por meio destas análises. Como exemplo, podemos citar a identificação de substâncias alergênicas, através do uso de primers específicos para essa finalidade.

Na Neoprospecta, contamos com uma equipe de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) de ponta, capacitada para atender demandas e desenvolver soluções.

Para conhecer mais sobre as nossas soluções, clique aqui e fale com nossos especialistas.

 

Referências

FOOD SAFETY SYSTEM CERTIFICATION 22000. Guidence document: Food fraud mitigation, 2019. Disponível em: <https://www.fssc22000.com/wp-content/uploads/19.0528-Guidance_Food-Fraud-Mitigation_Version-5.pdf>. Acesso em: 30 de jul de 2020.

HAAS, D. J. Aplicações das técnicas de PCR no diagnóstico de doenças infecciosas dos animais. Revista Científica de Medicina Veterinária, n. 26, 2016.

POROCA, D. R., et al. Diferenciação de micobactérias por PCR multiplex. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, v. 42, p. 716-722, 2009. 

  1. S. FOOD & DRUG ADMINISTRATION. Food Defense. Disponível em: <https://www.fda.gov/food/food-defense>. Acesso em: 30 de jul de 2020.