Os micro-organismos estão diretamente relacionados com as nossas vidas, desenvolvendo diversos papéis de importâncias, podendo ser benéficos ou maléficos. Um dos principais problemas que encontramos hoje são as contaminações microbiológicas em alimentos causadas por esses seres microscópicos. Essas contaminações geram uma grande variedade de doenças que são transmitidas por alimentos (DTAs).

Diversos fatores influenciam na contaminação e multiplicação microbiológica alimentícia. Para evitarmos que essas contaminações continuem ocorrendo, a cadeia de produção industrial deve criar uma cultura de segurança dos alimentos, em que a mudança de comportamento, a cultura da organização e o sistema de gestão de segurança de alimentos são repensados para diminuir drasticamente as contaminações microbiológicas nos alimentos.

Fontes de contaminação nos alimentos

Pode-se classificar as contaminações em três principais tipos, as químicas, as físicas e as biológicas – também causadas por micro-organismos. Existem diversas formas de ocorrer contaminações por micro-organismos, uma das principais é a contaminação cruzada. O uso de materiais para preparação de diversos alimentos na indústria, quando mal higienizados, pode gerar a transferência de micro-organismos de um tipo de alimento para outro propício para o desenvolvimento de patógenos.

Sabe-se que é impossível eliminar 100% dos micro-organismos dos alimentos. Existem ainda alguns casos em que não é necessário alcançar esse objetivo, pois eles também são utilizados para modificar características e gerar novos tipos de alimentos. Contudo, o que sempre se prioriza é ter a menor contaminação de patógenos possível.

Risco de contaminações microbiológicas: como reduzir

Para reduzir as chances de contaminação é fundamental aprimorar e validar os processos de higienização, sanitização e desinfecção na indústria. As indústrias devem ter, portanto, especial atenção no assunto, já que alguns erros relacionados à sanitização podem causar vários problemas para a população, além de grandes custos financeiros para o setor.

As técnicas de sanitização envolvem aspectos como limpeza, desinfecção e esterilização de materiais e superfícies. A abordagem utilizada virá de acordo com o ambiente em que se está manipulando os alimentos e também vai depender das classes de micro-organismos potenciais a causar algum tipo de contaminação microbiológica nos produtos alimentícios.

Acontece que o cuidado não vem apenas da área empresarial. Os consumidores também podem ter seus alimentos contaminados de diversas formas em suas próprias casas. As contaminações microbiológicas residenciais são frequentes e podem causar tantos danos quanto as industriais.

Esse tipo de contaminação pode alterar os alimentos, levando tanto a modificações das características do alimento e sua deterioração – causando assim a perda do alimento -, quanto a geração de um ambiente propício ao desenvolvimento de micro-organismos patogénicos, gerando quadros, muitas vezes, de intoxicação alimentar. Essas contaminações podem ser evitadas facilmente se o consumidor tomar alguns cuidados na hora de preparar e armazenar o seu alimento.

Felizmente, diversas técnicas vêm sendo desenvolvidas para aprimorar a detecção de contaminações e assim, auxiliar a indústria de alimentos na tomada de decisões sobre possíveis focos de contaminações alimentares, evitando maiores danos. Um desses exemplos é a ferramenta Neobiome Food, uma plataforma que utiliza informações do microbioma para gerar conhecimento que permitam aos profissionais do controle de qualidade de indústrias, tomarem decisões de forma mais rápida e assertiva. Essas informações são geradas a partir do sequenciamento do DNA das amostras associadas a análises biocomputacionais.

Essas técnicas permitem que a fábrica possa otimizar seus processos e identifique precocemente áreas de riscos, garantindo que áreas essenciais de controle de contaminações possam precisamente avaliadas e as devidas medidas possam ser tomadas para evitar maiores riscos.

Conter contaminações microbiológicas para dominar o setor

Além do cumprimento das boas práticas de fabricação, uma indústria alimentícia tem que constantemente avaliar o seu espaço de produção, para garantir que toda a legislação referente a segurança dos alimentos esteja sendo cumprida e não existam possibilidades de contaminações microbiológicas.

É notável que existam diversos fatores relacionados às contaminações microbiológicas em alimentos. O ideal é sempre tomar medidas para minimizar os riscos e contaminação e constantemente verificar aspectos que possam indicar contaminação, como a presença de biofilmes microbianos, por exemplo.

Etapas da formação de biofilmes microbianos

 

Essa série de cuidados é extremamente necessária no meio industrial. Seguir todas as normas e verificar frequentemente os ambientes de produção garantem não apenas a seguridade do produto, como também a consolidação da empresa no mercado competitivo.

Além da questão da qualidade dos produtos, as boas práticas favorecem uma relação de transparência e fidelidade do cliente, em um ambiente onde existem muitas informações, intensa concorrência e constante interação do cliente final com demais clientes e também com a fábrica.

Leu o texto e permanece curioso sobre como definitivamente evitar a contaminação em alimentos? Baixe nosso e-book sobre Higienização e Sanificação na Indústria de Alimentos!