A prevenção ao coronavírus requer que sejamos ainda mais rígidos e atentos às práticas de higienização pessoal e limpeza do ambiente. Mas e se o ambiente já estiver contaminado? Preparamos algumas dicas rápidas que podem ajudar a sua equipe:

 

Recomendações

 

Recomenda-se fechar o acesso às áreas utilizadas pelas pessoas doentes ou com suspeita, e esperar o máximo possível antes de iniciar a limpeza e desinfecção para minimizar o potencial de exposição a gotículas respiratórias. Aumente a circulação de ar das áreas abrindo portas e janelas externas ou com exaustor. Se possível, aguarde até 24 horas antes de iniciar a limpeza e desinfecção. 

A equipe de limpeza deverá limpar e desinfetar todas as áreas utilizadas pelas pessoas doentes (por exemplo, escritórios, banheiros e áreas comuns), concentrando-se especialmente em superfícies tocadas com frequência.

 

Procedimento

 

  • Use luvas e aventais descartáveis ​​para todas as tarefas do processo de limpeza e desinfecção, incluindo o manuseio de lixo. 
  • Luvas e aventais devem ser removidos e descartados após cada uso para evitar contaminação.
  • Lave as mãos imediatamente após remover as luvas.
  • Se as superfícies estiverem sujas, elas devem ser limpas com detergente ou sabão e água antes da desinfecção.
  • Para desinfecção, utilize soluções diluídas de alvejante, soluções alcoólicas com 70% de álcool e os demais desinfetantes indicados pela ANVISA (lista de produtos regularizados). A lista de sanitizantes regularizados pelo EPA (Estados Unidos), indicada especialmente para combater COVID-19, também pode ser útil para a escolha dos produtos: lista EPA.
  • Sempre consulte as instruções do fabricante para os produtos que serão utilizados.
  • Lembrete: tanto as luvas como aventais devem ser compatíveis com os produtos desinfetantes em uso. EPIs adicionais podem ser necessários ​​caso haja risco de respingos.

Qualquer contaminação potencial de indivíduos ou do ambiente durante o processo de limpeza e desinfecção deve ser relatada ao supervisor.

Fontes consultadas:
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
The Food Industry Association 
Centers for Disease Control and Prevention