Detecção e identificação de micro-organismos em qualquer ambiente é essencial para controle de qualidade, controle de processos de fabricação e manipulação. Além de ser essencial para a garantia da segurança e qualidade microbiológica de alimentos e medicamentos. 

 

As limitações dos métodos tradicionalmente utilizados para o isolamento e cultivo de micro-organismos em laboratório, contribuem para a falta de conhecimento sobre a diversidade microbiana em amostras laboratoriais e industriais. 

 

Caracterização de micro-organismos: precisão e eficiência das técnicas moleculares 

 

O uso de análises moleculares é capaz de gerar o conhecimento necessário para que ações mais assertivas sejam tomadas, tanto diante de desafios microbiológicos, como de forma preventiva a contaminação dos micro-organismos. 

 

Essas técnicas são mais precisas e oferecem uma “imagem” de toda a comunidade microbiana da amostra. Apesar de mais precisas, as análises moleculares têm um desafio na fase pós analítica, o tratamento e a interpretação dos dados.

 

Para auxiliar na interpretação desses resultados, a Neoprospecta criou um Banco de Informações de Micro-organismos para auxiliar na identificação e na detecção desses seres microscópicos. 

 

Banco de Informações de Micro-organismos (BIM)

 

O BIM ajuda a compreender características das espécies de micro-organismos identificadas, e que tipo de riscos e consequências elas trazem para o alimento.

 

O banco de informações de micro-organismos (BIM) consiste em uma base de dados com diferentes informações relacionadas às características gerais dos micro-organismos. O BIM é composto por bactérias, bolores e leveduras. 

 

Além das características gerais dos micro-organismos, o banco contém informações dos impactos que estes seres microscópicos podem gerar nas matrizes onde foram identificados. 

 

O BIM promove acesso, em  larga escala, a  dados microbiológicos robustos, dos quais permitem gerar inteligência para a tomada de decisão envolvendo controle, gerenciamento e até mesmo predição de riscos microbiológicos nas plantas industriais. 

 

Essas informações podem ser acessadas diretamente da plataforma Neobiome ou utilizado como banco de informações para gerar os riscos.

 

O banco de informações de micro-organismo está em constante desenvolvimento. Atualmente o BIM contempla 1905 taxonomias  e 4047 correlações de micro-organismos com matrizes específicas. Informações estas que são atualizadas pelo nosso time de pesquisadores, com base em dados científicos. 

 

Quais informações podem ser encontradas no BIM?

 

Informações gerais sobre as espécies e gêneros:

  • Característica gram; 
  • Forma estrutural do micro-organismo;
  • Faixa de pH e condições de temperatura em que o microrganismo se desenvolve; 
  • Desenvolvimento em soluções concentradas;
  • Avaliação se o microrganismo é esporulante ou formador de biofilme; 
  • Patogenicidade e produção de toxinas; 
  • Habitat natural; 
  • Avaliação da capacidade de crescimento em condições aeróbicas e anaeróbicas; 
  • Sanitizantes indicados para remoção e resistência dos microrganismos as substâncias; 
  • Avaliar ação metabólica do microrganismo. 

 

O BIM conta ainda com informações relevantes sobre a relação do micro-organismo com a matriz analisada, como verificação se o micro-organismo é deteriorante ou benéfico na matriz, bem como alterações ocasionadas na matriz, como:

 

↣Mudança de cor ou formação de slime;

↣Alteração de odor, textura e sabor;

↣Alteração de pH;

↣Formação de gás.

 

O BIM é mais do que um banco de dados, é uma ferramenta que possui informações relevantes sobre o comportamento dos micro-organismos que norteiam a indústria. Essas informações são cruciais para que o time de controle de qualidade tome decisões a respeito das práticas e das ações de controle, segurança, higienização e produção de alimentos.

 

Já imaginou quanto tempo você e sua equipe demoram para identificar os micro-organismos que podem estar contaminando o seu processo?

 

O BIM traz o conhecimento necessário para esta identificação de forma precisa e com base científica. Quer saber mais sobre o BIM e ver como ele funciona na prática?

Clique AQUI e fale com um dos nossos especialistas. 

AUTORES

Amanda Dionizio

Engenharia de Alimentos e mestre em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. Atualmente é Analista de produtos na Neoprospecta.

Danilo Dias

Biólogo, pós-graduando em Data Science e Analytics pela USP-ESALQ,  atualmente é Analista de produtos na Neoprospecta.