As técnicas moleculares baseadas análise de DNA avançaram muito nos últimos anos e são de grande importância na segurança dos alimentos, de forma que já foram incorporadas nos sistemas de vigilância para monitoramento bacteriano e segurança dos alimentos.

Esse destaque também se dá pela aplicação do sequenciamento de DNA, já que a relação de alto rendimento e baixo custo permitem obter informações mais completas e profundas, atraindo cada vez mais os olhares da indústria e ampliando o campo de aplicação.

A confiabilidade dos resultados das análises de DNA dependem do quão representativa é a amostra coletada, e, da precisão do método aplicado, justificando o uso da biologia molecular como um recurso essencial por ser uma tecnologia que disponibiliza métodos precisos e rápidos.

O uso de uma tecnologia tão eficiente como a biologia molecular contribui para que as indústrias evitem a proliferação rápida de microrganismos, bem como a formação de biofilmes em suas tubulações e superfícies e a contaminação do produto final, evitando assim recall dos produtos e garantindo a segurança dos consumidores finais.

 

Alguns exemplos de processos industriais onde a biologia molecular é eficiente:

Higienização: É importante que a validação microbiológica na higienização assegure, por exemplo, que os resíduos do processo produtivo e da etapa de higienização não se transformem em contaminantes ou adulterem de forma adversa a segurança e a qualidade do produto fabricado.

Identificação de patógenos e deteriorantes: É possível identificar de forma rápida os principais patógenos, deteriorantes e fungos, incluindo: Pseudomonas, Clostridium, Escherichia Coli, Listeria Monocytogenes, Salmonela, Staphylococcus aures, Vibrio Cholerae e outros.

Validação de fornecedores: A qualidade dos fornecedores da indústria, envolve os ingredientes primários e os auxiliares utilizados no processamento do produto final. Esses fornecedores devem atender aos requisitos básicos estabelecidos pela legislação e pela indústria, incluindo a qualidade físico-química e microbiológica, garantindo que sejam seguros e legais para o uso pretendido e que contribuam para a funcionalidade e a qualidade do produto final.

Análise de produto e desenvolvimento (P&D):desenvolvimento de um novo produto ou até mesmo a adequação ou inovação de algum já existente demandam muito tempo e custo com análises e estudos multidisciplinares. A biologia molecular é uma grande vantagem, devido ao tempo de resposta, custo e informações detalhadas sobre os microrganismos encontrados na amostra.

Análise de composição de produtos e composição de matéria-prima: A biologia molecular assegura que a aquisição realizada pelo comprador da matéria-prima foi efetivamente cumprida de acordo com as exigências especificadas no pedido da compra e consequentemente fornece ao consumidor final o produto em conformidade com a sua escolha.