Você já deve ter escutado falar destes termos: shelf life, validade, vida de prateleira. Todas as vezes que você compra ou consume um alimento se preocupa com as datas de fabricação e de validade dos produtos, certo?

O que é Shelf life?

Shelf life é a “vida de prateleira” de um alimento, conhecida também por “prazo de validade” do produto. Ou seja: é o período no qual um alimento ou bebida se mantêm seguros, frescos e saudáveis para o consumidor, sem perder as características sensoriais, físicas, químicas e funcionais desejadas, além das características nutricionais descritas na rotulagem, dentro do proposto/finalidade deste alimento, desde que mantidos em armazenamento adequado conforme indicação do mesmo.

É possível precisar o tempo de shelf life de alimentos/bebidas através de estudos que determinam este prazo. Estes estudos podem ser realizados através de análises das características sensoriais, através de características físicas ou microbiológicas.

E a Neoprospecta oferece essa solução a seus clientes, através do estudo de shelf life para produtos acabados!

Muitos fatores influenciam o shelf life dos produtos, estes podem ser intrínsecos que são aqueles que fazem parte do alimento, tais como a atividade da água, valor de pH, acidez total, oxigênio disponível e nutrientes. Os fatores extrínsecos são aqueles fatores externos adquiridos ao longo da cadeia produtiva do alimento, tais como exposição à luz, ao tempo e à temperatura durante o processamento, pressão, manuseio do consumidor, tempo de armazenamento, entre outros.

Os fatores extrínsecos ou intrínsecos podem interagir com o alimento, restringindo ou possibilitando o desenvolvimento microbiano, e impactando diretamente na determinação do limite do shelf life de cada produto. [Leia nosso artigo sobre Alterações em alimentos]

Como a Neoprospecta realiza os estudos de determinação de shelf life?

A Neoprospecta realiza o estudo através da determinação dos microrganismos patogênicos e deteriorantes evidenciados nas análises do produto acabado (análise inicial), comparando-os com os resultados dos microrganismos encontrados no produto após exposição de tempo e temperaturas pré-determinadas (análise final).

A Neoprospecta realiza estas análises através do Diagnóstico Microbiológico Digital que permite identificar os microrganismos existentes na amostra por intermédio de sequenciamento de DNA em larga escala, além de determinar quantitativa e qualitativamente os mesmos.

O Diagnóstico Microbiológico Digital oferece soluções completas de identificação e rastreabilidade de microrganismos, controle de contaminações gestão de riscos e de pontos críticos de controle, além de entregar resultados das análises em uma plataforma de visualização simples e didática – a Plataforma Neobiome.

Você quer fazer estudos de shelf life de produtos acabados? Quer saber se os alimentos que sua empresa oferece apresentam as características adequadas de um alimento seguro? Agende uma conversa com nossos especialistas e veja como a Neoprospecta pode lhe ajudar.


Referências

Comunidade Europeia- Regulamento 2073/2005 de 15/11/0, relativo aos critérios microbiológicos aplicados ao gêneros alimentícios.

Comunidade Europeia -Regulamento 1169/2011UE de 25/10/2011, relativo a prestação de informação aos consumidores sobre gêneros alimentícios.

Revista Food Inteligence, n° 18, 2011, Shelf life, uma pequena introdução. Disponível em: http://www.revista-fi.com. Acesso em : 09/02/2017