Em abril, a Neoprospecta irá promover um evento com foco nos resultados e experiências, obtidos de clientes e parceiros, com a utilização de novas tecnologias aplicadas à prevenção e vigilância de IRAS.
O evento será realizado em São Paulo e contará com a presença de convidados de alta relevância em infectologia e controle de infecções relacionadas à IRAS.
A iniciativa tem por objetivo compartilhar conhecimento e informações sobre as tecnologias de biologia molecular, como sequenciamento de nova geração e qPCR, para estudos do microbioma, que têm revolucionado a compreensão sobre como os microrganismos colonizam, se disseminam e evoluem nos ambientes das instituições de saúde.
Os ambientes hospitalares são especialmente importantes por sua conexão óbvia com o bem-estar humano. Com um conjunto definido de fontes microbianas, como pacientes, profissionais da saúde, água e ar, é possível elucidar padrões de transferência microbiana dentro dos hospitais e determinar como os membros dessas comunidades microbianas persistem e crescem em resposta a regimes de limpeza e escolhas arquitetônicas.
Por exemplo, estudos de metagenômica com a utilização de sequenciamento do gene 16S rRNA permitem a caracterização de microrganismos mesmo quando estes estão em baixa abundância ou não são cultiváveis, podendo ajudar a rastrear a disseminação de um táxon específico de bactérias através do ambiente hospitalar, uma informação crítica quando se quer determinar o papel das superfícies e equipamentos hospitalares na disseminação de IRAS.
O rastreamento ativo, baseado nessas novas tecnologias, e medidas como a administração racional de antimicrobianos, aumento na adesão à higienização das mãos, utilização consciente da precaução de contato e isolamento, podem permitir o controle eficaz e limitar a disseminação de bactérias multirresistentes, propiciando o controle de IRAS, melhoria dos desfechos para os pacientes e redução de custos para as instituições de saúde.
Tópicos que serão abordados:

Determinação de fontes e reservatórios de microrganismos associados às IRAS no ambiente, através do sequenciamento NGS;
Escolha de melhores estratégias de limpeza e protocolos de descontaminação;
Determinação da origem e disseminação de surtos.
Em breve divulgaremos mais informações sobre o evento. Fique ligado!

Paloma Menezes Rubin. Doutora e mestre em Biodiversidade Animal pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/PPGBA). É bióloga licenciada pela Universidade Federal de Santa Maria.