Resumos apresentados em congressos e parcerias estratégicas.

Utilizando biologia molecular, genômica e bioinformática a Neoprospecta foi pioneira em análise de microbioma ambiental para controle de surtos e IRAS (infecções relacionadas a assistência à saúde).
Com o objetivo de validar e aprimorar nossas ferramentas, desenvolvemos diversos trabalhos com hospitais e universidades no Brasil.
Neste texto, trouxemos alguns dos trabalhos derivados dessas parcerias. Abaixo, disponibilizamos um breve resumo de cada projeto e o link onde o material pode ser encontrado na íntegra.

Análise de microbioma ambiental como uma ferramenta para controle de surtos.

Esse trabalho foi realizado a partir de um case prático, no qual um hospital passava por um surto com KPC (Klebsiella pneumoniae Carbapenemase) com uma taxa de 1,7 paciente a cada 1000 paciente dia. Após implementar a análise de microbioma ambiental, reduziu essa taxa para 0.2 pacientes a cada 1000 pacientes dia e, sobretudo, permaneceram seis meses sem ter nenhum caso de infecção com KPC. Esse foi um dos trabalhos pioneiros na linha de microbioma hospitalar no Brasil e foi realizado em parceria com o Hospital HCOR de São Paulo. Em 2016 ganhou o prêmio de melhor resumo oral no 10° congresso paulista de infectologia.
Participaram como coordenadores do trabalho Dr. Pedro Mathiasi, infectologista e coordenador da CCIH do HCOR, e Dr. Roberto Muniz Jr., infectologista do Instituto de infectologia Emílio Ribas.
Também participaram do projeto como coautores Dra. Ana Cristina Gales, professora e pesquisadora da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), e a coordenadora técnica em saúde da Neoprospecta, Aline Fernanda Sereia.
O trabalho pode ser conferido na integra no link abaixo (pág.20):

http://www.infectologiapaulista.org.br/congresso2016/RESUMOS.pdf

Bloodstream infection outbreak caused by burkholderia cepacia complex: the role of genetic sequencing in the investigation.

Para rastrear a origem de um surto hospitalar causado pela bactéria Burkholderia cepacia foi realizado uma varredura ambiental em diversos pontos do ambiente utilizando sequenciamento de DNA de nova geração. Com este método foi possível identificar a presença da espécie Burkholderia cepacia no refrigerador da farmácia, no isopor e nos pacotes de gelos reutilizáveis. Com estas informações foi possível identificar que a contaminação estava acontecendo via a cadeia de transporte de medicamentos intravenosos e, com isso, tomar diversas medidas de controle como intensificação das rotinas de higiene, aquisição de refrigeradores facilmente laváveis e implementação de gelo reutilizável de uso único.

O trabalho foi realizado em parceria com o hospital Alemão Oswaldo Cruz/SP e apresentado no Congress Of The International Federation Of Infection Control.

O material na íntegra está disponível no pubmed e você pode acessar pelo link abaixo.

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4475059/

Sequenciamento e quantificação de 16s ribossomal como ferramenta de avaliação de limpeza hospitalar.

Este projeto foi pioneiro em utilizar o sequenciamento de DNA em larga escala como uma ferramenta de validação de procedimentos de limpeza. O projeto foi uma parceria entre a Neoprospecta e o Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias do Hospital das Clínicas de São Paulo (HCFMUSP)

Os resultados das análises mostraram que as áreas de circulação de profissionais de saúde tinham maior carga bacteriana do que as enfermarias. Nesse contexto, destaca-se que é fundamental dar um novo direcionamento das ações de limpeza e desinfecção dos espaços assistenciais.

A pesquisa foi realizada no hospital de clínicas de São Paulo e o resumo oral do projeto foi apresentado no XIX congresso brasileiro de infectologia.

Você pode fazer o download do resumo na íntegra nesse link:

http://marketing.neoprospecta.com/utilizando-genomica-para-controle-de-infeccoes-relacionadas-a-assistencia-a-saude-iras

Molecular tools for early detection and control of spread of multidrug resistant organisms in the healhcare setting.

Esse trabalho está disponível no site da European Society of Clinical Microbiology and Infectious Diseases e faz parte de um projeto mais amplo que tem o objetivo de avaliar a eficácia de métodos moleculares como ferramenta de vigilância de Klebsiella pneumoniae resistente a carbapenêmicos.

O projeto é uma parceria entre HC-FMUSP e Neoprospecta. O resumo dos resultados preliminares podem ser acessados neste link:

ESCMD

Patógenos em unidade de transplante de medula óssea: nichos ecológicos e clonalidade.

O sequenciamento em larga escala é considerado uma ferramenta útil não apenas para a taxonomia, mas também para o estudo de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS).
Este trabalho buscou evidenciar como a análise de microbioma, utilizando sequenciamento de DNA de nova geração, pode ser uma ferramenta valioso em investigações de surtos de IRAS, podendo ser aplicado a isolados clínicos e a amostras ambientais.
O projeto foi realizado na Unidade de Transplante de Medula Óssea (UTMO) do Hospital das Clínicas da USP. Os resultados foram apresentados no XIX congresso brasileiro de infectologia.

http://marketing.neoprospecta.com/patogenos-em-unidade-de-transplante

Controle de surto de infecção por klebsiela pneumoniae e pseudomonas aeruginosa em unidade de transplante de medula óssea.

O Objetivo desse projeto foi avaliar o impacto da contaminação ambiental nas taxas de infecção da UTMO (Transplante de Medula Óssea). O Método de estudo comparou colonização e infecção por P. aeruginosa e K. pneumoniae resistentes a carbapênemicos e limpeza ambiental na UTMO pré e pós-intervenção.
O trabalho foi apresentado pelos pesquisadores da FMUSP no XV Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar, a Neoprospecta é coautora do trabalho.
O resumo está disponível nos anais do congresso ( pág.16):

http://jic.abih.net.br/index.php/jic/article/view/171/206

Avaliação da higiene e limpeza hospitalar pelo método de diagnóstico microbiológico digital.

Esse trabalho visou avaliar o Diagnóstico Microbiológico Digital (método desenvolvido pela Neoprospecta para avaliação do microbioma hospitalar) como possível método de nível 2 do programa de monitoramento ambiental proposto pelo CDC.

http://marketing.neoprospecta.com/poster_congresso_brasileiro_cih-2876a7964390bbf61592

Avaliação da disseminação de microrganismos no ambiente hospitalar utilizando a técnica de análise microbiológica molecular para a identificação dos microrganismos.

A análise de microbioma ambiental pelo sequenciamento de DNA é notadamente uma poderosa ferramenta para identificação de microrganismos em ambientes hospitalares.

No XI Sul encontro do controle de infecção, foi apresentado resultados preliminares acerca de uma pesquisa maior que tem o objetivo de comparar o sequenciamento de DNA de nova geração com o ATP para avaliação da limpeza terminal de leitos previamente utilizados por pacientes portadores de microrganismos multirresistentes.

 

O projeto foi financiado pela Neoprospecta e conduzido pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital das Clínicas de Porto Alegre (HCPOA).

O trabalho pode ser conferido na íntegra no link abaixo:

http://marketing.neoprospecta.com/microbiologica-molecular-para-a-identificacao-dos-microrganismos

Microbioma e IRAS: uma nova abordagem a partir do uso da genômica.

Uma das aplicações do sequenciamento de DNA no controle de infecções relacionadas a assistência à saúde é na identificação e monitoramento de áreas de riscos.
Em parceria com o Instituto Neurológico de Curitiba, realizamos um projeto para rastrear as principais áreas de contaminações relacionadas às IRAS (infecções relacionadas com assistência à saúde).
O download do whitepaper pode ser feito no link abaixo:

http://marketing.neoprospecta.com/utilizando-genomica-para-controle-de-infeccoes-relacionadas-a-assistencia-a-saude-iras

Estudo comparativo para rastreamento e identificação de bactérias
multirresistentes em amostras clínicas, profissionais da saúde e ambiente hospitalar: contribuição das técnicas de biologia molecular.

O objetivo desse projeto foi realizar um rastreamento e identificação de bactérias gram-negativas multirresistentes, comparando a contribuição de técnicas fenotípicas e moleculares na prática clínica laboratorial.

Você pode acessar o artigo comentado fazendo o download neste link:

http://marketing.neoprospecta.com/artigo-comentado-bacterias-multirresistentes

A Neoprospecta financiou um ambicioso projeto chamado HAIMP (Health-care Associated Microbime Project). Este projeto foi realizado no Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago (HU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, Florianópolis/SC).

Alguns resultados preliminares derivados desse projeto são compartilhados a seguir.

Screening and identification of multresistant bacteria in patients, health care workers and hospital environment comparative study using molecular biology techniques.

http://marketing.neoprospecta.com/afrs_postercbm2015

Screening of Multi-Drug Resistant Entrrobacteriaceae in Patients, Health Care Workers and Hospital Environment Using Phenotypic and Molecular Techniques.

http://marketing.neoprospecta.com/poster-enterobacterias_cbm-2015

Genotypic and phenotypic idennfication of Acinetobacter baumanni from hospital samples (patients, health care workers and environment).

http://marketing.neoprospecta.com/acinetobacter

Os três trabalham abaixo, podem ser encontrados nos anais do congresso brasileiro de controle de infecção e epidemiologia hospitalar de 2016, realizado em Belo Horizonte/MG.

HAIMP (Healthcare-associated Infections Microbiome Project): Determining the antimicrobial resistance profile of HAI-related Gram-negative bacteria from patients, healthcare workers and hospital facilities.

 

HAIMP (Healthcare-associated Infections Microbiome Project): Prevalence of Gram-negative bacteria in patients, healthcare workers and hospital facilities.

 

HAIMP (Healthcare-associated Infections Microbiome Project): Mapping the hot spots of HAI-related Gram negative bacteria in patients, healthcare workers and in the hospital facilities.

Link para os anais:

http://jic.abih.net.br/index.php/jic/article/view/171/206